Reunião do FONIF debate novos passos para a filantropia no país

05 de outubro de 2015 | ---- Rank

No dia 30 de setembro, no auditório do prédio João Calvino, representantes do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas – FONIF reuniram-se para discutir os novos passos a serem feitos em busca do reconhecimento da importância do setor Filantrópico para a sociedade, implantando uma política de estado para a Filantropia, uma política clara para o terceiro setor.

“Precisamos nos unir, andamos pouco e temos um longo caminho a percorrer”, constata o presidente do FONIF, Custódio Pereira. Ele ainda explicou que no Planejamento Estratégico de 2015 estão sendo analisados os projetos de lei que tramitam no Senado, sendo que 14 deles estão ligados à educação. “Com a ajuda do deputado Antônio Brito, estamos tramitando um documento chamado de 17 pontos, com reinvindicações. Em 24/03/15 criamos uma frente parlamentar da Saúde e Filantrópicas, discutindo a Lei 13.019. ”

O vice-presidente do FONIF e presidente do Mackenzie, Mauricio Melo de Meneses, explicou que o Fórum visa a união em torno do bem comum. “Juntos não quebraremos. O FONIF nasceu dentro do Mackenzie, em 2013, com 40 Instituições Filantrópicas sérias, algumas com mais de 300 anos, unindo esforços para lutar junto ao governo para uma mudança no olhar do trabalho filantrópico”. E prossegue: “Fazemos filantropia em todos os níveis, no Mackenzie, dos 45 mil alunos, 20 mil têm algum tipo de ajuda e, desses, apenas em sete mil temos retorno do governo. Quer dizer, 13 mil nós bancamos. Temos o DNA da filantropia, servindo ao próximo. Precisamos fazer com que tenhamos justiça junto aos representantes do governo. O FONIF prega a união de todas as instâncias. ”

Durante a reunião, a diretora de comunicação da FONIF, Liliane Pellegrini fez uma retrospectiva dos trabalhos iniciados há dois anos e, na sequência, foi apresentado um trabalho de pesquisa, feito para mapear as entidades filantrópicas e suas atividades no país.

Em maio aconteceu a visita de membros do FONIF a parlamentares em Brasília, com o objetivo de dialogar com o poder legislativo e executivo. O deputado Eduardo Barbosa (PSDB/MG) convidou o FONIF para uma audiência pública sobre a Lei 13.019, que estabelece um marco regulatório das parcerias entre a administração pública e as organizações da sociedade civil. O Fórum protocolou um documento pleiteando prorrogação da data de entrada em vigor, bem como modificações e/ou supressões no texto da Lei. “Lembramos que 70% das atividades de assistência social no Brasil são feitas por Instituições Filantrópicas”, destaca Custódio Pereira.

Todos os parlamentares de Brasília foram uníssonos em destacar que o FONIF deve estar mais presentes e levar propostas para uma representação. “Parlamentares não sabiam de nossos problemas, há um desconhecimento e desinteresse sobre a questão. Temos de mudar esse jogo e somente com a participação de todos conseguiremos alcançar nossos objetivos”, finaliza Custódio Pereira.

Notícias Relacionadas

Mãos segurando canetas com documentos sobre a mesa
Mackenzie inaugura núcleo de mediação e arbitragem em Campinas e região

Lançamento ocorre com abertura do I Congresso Internacional de Resolução de Disputas

Ética e Cidadania

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades