Setor de restaurantes precisa se reinventar na pandemia

22 de maio de 2020 | Covid-19 Atualidades Esportes Gastronomia Universidade Destaque

A crise gerada pela pandemia do coronavírus pegou a todos de surpresa. Porém, as ações para evitar a contaminação generalizada acabaram por afetar mais evidentemente alguns setores específicos. O de restaurantes é um dos que mais sofrem atualmente, mas também permite uma reflexão sobre a inserção e utilização da tecnologia.

Esse choque se dá inicialmente por ser um tipo de serviço que possui algumas características que o tornam bastante sensível à redução repentina e substancial da demanda por seus produtos. De acordo com André Fernandes, professor de Economia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), “é um setor intensivo em uso de capital humano – por menor que seja a estrutura de um restaurante, são necessários cozinheiros, chefs de cozinha, garçons, nutricionista, bem como o pessoal administrativo –, e no uso de insumos que possuem validade curta (verduras, legumes, entre outros) que, se não consumidos em um curto intervalo de tempo, precisam ser descartados”.

Somado a isso, tem-se a estrutura de funcionamento usual dessas empresas que faz com que suas margens de lucro sejam pequenas, bem como sua necessidade de capital de giro seja elevada. “Desta forma, a redução repentina e abrupta da demanda pelos produtos dessas empresas geram impactos significativos em sua capacidade de sobreviver e, se nada for feito em ajuda ao setor, pode causar um nível de demissões que, segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), pode chegar a mil por hora”, complementa Fernandes.

Essa visão do cenário é compartilhada por Rodrigo Libbos, professor dos cursos de Tecnologia em Gastronomia e de Nutrição da UPM e chef-proprietário dos restaurantes Kebab Salonu e Firin Salonu, “quem não possui capital de giro, enfrentará muitas dificuldades para aguentar as contas nos próximos meses”. Libbos disse que teve de suspender as atividades das duas casas, “o custo seria maior ainda se estivessem em funcionamento. Além disso, se algum funcionário começa a ter os sintomas da doença, pode afetar a qualidade do trabalho da equipe” comentou.

Apesar do cenário momentaneamente desolador, o governo trabalha para auxiliar o setor, como a liberação do pacote de financiamento da folha de pagamento de empresas com faturamento entre R$ 360 mil e R$ 10 milhões para pagamento de salários, mais prazo para pagamentos de alguns impostos e suspensão de jornadas e salários.

Contudo, Alexandre Nabil, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo e Desenvolvimento Empresarial da UPM, ressalta que o empreendedor deve ficar atento aos gastos futuros, “mesmo que o estabelecimento tenha negociado o aluguel, estabelecido um acordo com os fornecedores e consiga esse empréstimo do governo, se não tiver receita no momento – e nenhuma chance de conseguir uma no momento –, fica difícil sustentar as despesas, mesmo no longo prazo, após a crise”.

Por isso, é fundamental que o empreendedor repense sua estratégia. Para Nabil é hora de aceitar que a digitalização do setor e o delivery, por meio dos aplicativos de entrega, são mudanças irreversíveis. “O que resta agora para o estabelecimento que está totalmente fechado é pensar em uma reestruturação do negócio, realizando treinamentos para a equipe e ir pensando em uma forma de instituir o negócio digital para voltar a ter receita o mais rápido possível”.

Delivery e a gastronomia

Em São Paulo, o chef Daniel Marcus Martins, também professor do curso de Tecnologia em Gastronomia da UPM, foi na contramão da história. Depois de um negócio de linguiças artesanais, partiu para o seu primeiro empreendimento familiar, iniciado em fevereiro de 2019: a Casa Parma – um estabelecimento especializado em parmegianas, no coração do bairro de Perdizes.

A Casa nasceu de uma vontade familiar em ter algo em comum, que gerasse uma segunda fonte de renda e pudesse proporcionar aos clientes um produto de qualidade. “Desde o início do projeto, tivemos como premissa desenvolver uma marca no setor de alimentação que atendesse o público dentro de uma demanda do mercado de produtos feitos com carinho, com bom atendimento e entrega padrão”, conta Martins.

A ideia do negócio foi projetar a marca como especialistas em delivery e take away, com direcionamento e esforços em um tipo de entrega que reduzisse os costumeiros custos fixos de restaurantes tradicionais. O chef destaca que, com o modelo de negócio, teve a oportunidade de transformar a redução de custos em preços mais competitivos para os clientes e melhores condições para os seus colaboradores.

Mas nem tudo são flores!

O delivery vem em uma crescente, mesmo antes da crise. Apresenta não só uma possibilidade de investimento menos custosa do que um restaurante tradicional, mas também uma oportunidade de aumentar o faturamento para os que trabalham com salão. Porém, muitas empresas precisam se adaptar ao novo cenário e encontrar soluções que atendam o seu negócio de uma maneira geral.

O economista André Fernandes ressalta, “esse método de entrega ajuda a reduzir o impacto no desaquecimento do setor, mas nem todos os consumidores estão dispostos a pagar pelas taxas de entrega, ou seja, embora amenizem o impacto, não o fazem com magnitude significativa – sendo necessário analisar caso a caso se o empreendimento vale a pena ser mantido aberto”.

Ademais, com a covid-19, as práticas adotadas em manuseio de alimentos, preparo e procedimentos de qualidade dos pratos são ainda mais essenciais para a segurança. Além disso, o serviço de entrega deve ser executado sem o contato físico, opção que já existe em alguns aplicativos, e a critério do cliente.

O chef Martins comenta que, mesmo tendo uma casa, há um enorme desafio. “Apesar da demanda ter aumentado consideravelmente desde o início da quarentena, temos encontrado problemas de fornecimento de insumos e afastamento de funcionários”. Ele considera que os negócios focados em alimentação estão com "vantagem" por ainda continuarem abertos, se seguida as regras impostas pelo governo.

“Sinto bastante pela exposição dos funcionários, porém, ainda temos a oportunidade desta forma de mantermos os salários e benefícios de todos. Continuamos girando o faturamento de nossos fornecedores e atendendo à demanda”, complementa ele.

O setor de restaurantes está tendo a oportunidade de aprender e tirar conclusões dessa situação. “Os empresários devem rever suas planilhas de custos, reduzir gastos supérfluos e aprender a trabalhar com o essencial. Isso certamente vai ajudar os negócios do mercado gastronômico. Além disso, devemos aumentar ainda mais a nossa preocupação com o controle sanitário de todos os processos. Estas são certamente atitudes que levaremos conosco depois que isso tudo passar”, finaliza Martins.

Notícias Relacionadas

Mack BSB Lives discute importância da pesquisa no enfrentamento da pandemia no país

Episódio debaterá a ciência e a inovação no combate ao coronavírus e aos contextos criados pela crise na saúde pública

Atualidades

homem segurando lâmpada acesa nas mãos
Como melhorar a criatividade 

Preparamos alguns conselhos para você pensar e fazer trabalhos diferenciados 

Cultura

mesa com caderno, tablet e pessoa escrevendo
Dicas para escrever bem

Separamos alguns conselhos para que você possa caprichar na hora de fazer aquele texto 

Atualidades

Matrículas abertas para pós-graduação presencial lato sensu Mackenzie

Cursos de especialização disponíveis nos campi Higienópolis, Campinas e Alphaville da Universidade

Economia

mulher segurando um guarda-chuva e pulando em um fundo de parede amarela
O outro lado da criatividade

Mais que viver no “mundo da lua”, a habilidade está ligada à resolução de problemas, inovações e originalidade 

Cotidiano

HUEM registra aumento nos partos e demanda por leite materno

Média de nascimentos passou de 42 para 66 bebês entre os dois primeiros bimestres do ano

Saúde e Bem-Estar

Profissionais do Hospital Evangélico Mackenzie são homenageados pelo Comitê Trânsito Seguro

Carreata chegou em frente ao hospital com faixas de agradecimento e muitos aplausos aos profissionais de saúde que combatem a pandemia do novo…

Atualidades

desenho 3d de uma lâmpada se conectando à tomada sozinha
Empreendedorismo: uma questão de sobrevivência

Cada vez mais, seja na vida pessoal ou nos negócios, o desenvolvimento de características empreendedoras faz com que as pessoas consigam enfrentar os…

Economia

mulher de luvas e máscara segurando um globo do planeta
Força-tarefa da Universidade e outras ações do Mackenzie no combate à covid-19

Professores e alunos se unem em pesquisa e projetos aplicados para mitigar impactos da pandemia

Covid-19

Empresa Júnior Engenharia Mackenzie e FAUUSPJr ganham desafio Brasil Júnior

Projeto vencedor busca combater a disseminação do novo Coronavírus no transporte público  

Nossos Talentos

Dicas para manter a organização financeira em meio à crise do coronavírus

Pandemia deve provocar grave crise econômica e agora é um bom momento para se resguardar

Covid-19

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades