Storytelling e produção de conteúdos audiovisuais na convergência das mídias

18 de outubro de 2024 | Atualidades Cultura Economia Universidade Campus Alphaville Destaque

Na Semana da Tecnologia & Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Alphaville, o consultor de mídia e tecnologia, Fernando Barbosa, discutiu a convergência das mídias, tecnologias e hábitos de consumo no mundo contemporâneo. A palestra, na noite de 15 de outubro, abordou como a produção de conteúdos audiovisuais tem se adaptado às mudanças tecnológicas e de comportamento do público, além de destacar os novos modelos de negócios para plataformas de streaming e televisão.

Barbosa, que também é professor universitário e produtor audiovisual, tem uma vasta experiência acadêmica e prática no setor. Doutorando em Design, mestre em TV Digital e especialista em Mídia, Informação e Cultura, ele tem trabalhado com grandes marcas como Nestlé, Danone, HBO e Disney+, além de ter produzido a websérie premiada "#E_VC?".

Em sua fala, o especialista destacou a importância de se trabalhar com equipes interdisciplinares para enfrentar os desafios da produção contemporânea, nos quais a TV tradicional, com seus 74 anos de existência, está competindo diretamente com as plataformas de streaming, que têm conquistado uma fatia significativa do mercado.

Ele apresentou dados relevantes sobre os investimentos em publicidade mostrando que, até 2022, apesar do avanço do digital, a TV aberta, paga e o merchandising ainda eram responsáveis por 48% dos investimentos publicitários, enquanto o digital correspondia a 39%. “No próximo levantamento, que deve sair ainda esse ano, o digital provavelmente já ultrapassou a TV aberta e tomou a frente de investimentos”, afirma.

Barbosa comentou sobre o uso de tecnologias como a IA na pré-produção de séries, filmes e documentários, o que tem reduzido em até 80% o tempo dedicado a pesquisas durante a produção de conteúdos.

Uma das questões centrais abordadas na palestra foi a tensão entre arte e produto no contexto da produção audiovisual. Segundo ele, a produção “pode ser produto, mas se não for pensada como arte, podemos perder a oportunidade de estabelecer uma conexão com as pessoas", enfatiza.

Ele pontua que, para evitar produções mecanizadas, é essencial sintetizar elementos artísticos que criem uma conexão emocional com o público.

Para ilustrar essa ideia, Barbosa mencionou casos práticos, como a série O Rei da TV, que conta a história do apresentador Silvio Santos. A estratégia de divulgação foi criativa, utilizando o estilo do próprio Silvio para criar tutoriais na internet com um dos atores da série, o que ajudou a estreitar a relação com o público. Um exemplo de como conteúdos advindos de um meio “de massa” podem se conectar emocionalmente com as pessoas.

A palestra também trouxe à tona a importância de entender os hábitos de consumo para se manter relevante. Barbosa citou o retorno do clássico seriado cômico Chaves à programação do SBT, após quatro anos fora do ar, como um exemplo de como conteúdos de décadas passadas ainda conseguem conectar-se emocionalmente com o público.

Ele argumentou que a TV aberta, em muitos aspectos, perdeu essa conexão emocional, tornando-se excessivamente técnica e distanciada das pessoas. “O que, em parte, pode explicar a inversão dos investimentos que falamos anteriormente”, propõe Barbosa.

O especialista finalizou sua apresentação falando sobre o futuro da comunicação e como o setor precisará se adaptar às novas demandas do público. Ele discutiu como as conexões entre marcas e consumidores podem ser moldadas por novas tecnologias, sem que os anúncios interfiram na experiência do usuário de uma maneira abrupta, por exemplo.

A Semana da Tecnologia & Inovação, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, campus Alphaville, ocorre entre os dias 15 e 17 de outubro, a partir das 19h, com alunos de diversas graduações participando de oficinas, palestras e workshops, com o objetivo de ampliar suas perspectivas profissionais e acadêmicas nas áreas de tecnologia e gestão. Para mais informações, clique aqui.

Notícias Relacionadas

Mackenzie no Outubro Rosa: participe da campanha "Lenços de Esperança"

Doações podem ser entregues nas várias portarias do campus Higienópolis até o final do mês

Atualidades

Semana da Tecnologia e Inovação: IA na prática para criar experiências únicas

Especialistas da IBM tratam das diversas aplicações da Inteligência Artificial aos negócios e dos diferentes modelos existentes

Atualidades

Inscrições abertas para a Visita Guiada Medicina Mackenzie

Alunos do Ensino Médio poderão conhecer instalações do novo curso no campus Alphaville

Universidade

Gestão de pessoas na Azul Linhas Aéreas: o impacto na operação e nos resultados

“No fim das contas, a empresa é feita por e para pessoas”, afirma Dibai, executivo da Azul

Atualidades

Mackenzie Alphaville promove Semana da Tecnologia & Inovação com imersão em tendências e soluções para o mercado

Durante três dias, alunos têm contato com profissionais renomados de diversas áreas de atuação

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades