Tem que ter fé para ser mãe

07 de maio de 2021 | Cotidiano Cultura Chancelaria Destaque

Há quem diga que a maternidade foi inventada pelo filósofo iluminista genebrino Jean Jacques Rousseau, em 1972, que no livro "Emílio, ou Da Educação" teria repudiado a instituição dominante das amas-de-leite, encorajando as mulheres a assumirem, em definitivo, a maternidade.

Desse movimento, a ideia do amor materno teria sido introduzida, pois o amor tornou-se "a razão principal para o casamento e para o filho ser considerado o fruto ou um dom desse amor".

O fato é que o pensamento bíblico antecede o de Rousseau no que diz respeito à maternidade. O ato de gerar uma vida é parte da centelha divina no ato de criar a humanidade e coube às mulheres esse privilégio.

Obviamente, nem toda maternidade acontece sob as condições ideais e nem toda mãe atinge o ideal do amor materno, visto que todas as relações entre seres humanos, inclusive a maternidade, sofrem as fissuras do pecado.

Maternar é dedicar tempo, força e vida a um futuro de um filho ou filha, sobre o qual não se tem garantias. É lutar para oferecer segurança ou, pelo menos, uma sensação parecida, diante de perigos reais e incontroláveis da existência. É tentar dosar o amor em forma de afeto e a instrução exigente que garantem a formação do caráter de um filho, com a única certeza de que se vai falhar em algum momento.

Por isso, é necessário ter fé para ser mãe.

Ter fé em quem? Em si mesma? Difícil ter o mínimo de autoconhecimento e acreditar que é possível ter a constância e a consistência para ser bem-sucedida na tarefa de formar pessoas. Ter fé na vida? A vida é feita de sobressaltos imprevisíveis e todos os dias nos ensina nosso tamanho e limitações. Ter fé no amor? O amor falha, tanto da mãe para com seus filhos, como vice-versa.  

Somente Deus pode ser o firme fundamento em que alguém pode se apoiar para desfrutar desse privilégio e encarar essa missão sem fazer dela um fardo insuportável. Por isso, é necessário ter fé no Pai para ser mãe.

Esta mãe suficientemente boa, para usar a expressão de Donald Winnicott, que além de prover as necessidades do indivíduo que vai se formando sujeito, também acaba por revelar suas limitações, jamais deixa de aperfeiçoar-se apesar delas, e até por causa delas, visto que “a comunicação do amor” assenta-se, justamente, nesta relação maternal, indicando uma mãe como um ser que se preocupa com o filho, como ninguém mais é capaz de fazê-lo.

A fé para ser mãe implica em uma dependência da mãe em Deus, à semelhança da dependência deste filho para com esta mãe, na provisão, proteção e direção de que se precisa. Depender, portanto, é criar uma autonomia, na qual os filhos passam a crer e se guiar pelos valores que os ensinamos, mas principalmente porque são crenças e valores deles e não mais apenas nossos.

Uma maternidade madura é ensinar o filho a depender do Pai, tanto quanto sua mãe conseguir expressar, por palavras e exemplos, a sua própria dependência de Deus.

Portanto, querida mãe, sinta-se privilegiada pelo dom da maternidade, seja aquela que se forma no útero, seja aquela que nasce e se carrega por toda a vida no coração. Tenha fé no Pai, que aperfeiçoará a sua maternidade por todo o tempo que seus filhos estiverem sob seus cuidados, e quando baterem asas e voarem, garanta apenas que apontou cada um deles na direção de Deus.

O voo pode ser turbulento, mas o destino será glorioso.

Notícias Relacionadas

Chancelaria Mackenzie lança Capelania Virtual Colaborativa

Nova plataforma amplia trabalho realizado pelas capelanias e aproxima, ainda mais, mackenzistas e comunidade da instituição 

Atualidades

Força, foco e fé

Chancelaria publica nota de pesar pelo falecimento do prefeito de São Paulo, Bruno Covas

Notas e Esclarecimentos

Pessoa sentada usando notebook
Mackenzie lança plataforma que conectará alunos e empresas

Evento contou com palestra, de forma remota, e apresentou mitos e verdades sobre carreira  

Atualidades

Baú da Memória Mackenzista preserva lembranças da Instituição

Baú só será aberto daqui a 50 anos

Atualidades

Mackenzie é melhor Universidade da cidade de São Paulo

Pesquisa da Folha de S.Paulo avaliou melhores marcas e serviços na visão dos paulistanos

Covid-19

Mackenzie lança coleção que celebra seus 150 anos e a cidade de São Paulo

Evento foi transmitido pelo YouTube e contou com a participação do reverendo Roberto Brasileiro e outras autoridades mackenzistas

Cultura

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades