Atletas e comunicadores discutem cobertura jornalística de Olimpíadas e Paralimpíadas
22 de outubro de 2021 | Esportes Eventos Instituto Universidade Destaque
O I Fórum Internacional Mackenzie para o Esporte e Mídias Esportivas aconteceu na última quarta-feira, 20 de outubro, como parte da programação do Encontro do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Ao todo, foram seis sessões que discutiram diversos temas relacionados à comunicação e ao mundo esportivo.
A sessão, que teve como tema A cobertura das Olimpíadas e Paralimpíadas Tóquio 2020: balanço e perspectivas para o futuro do esporte, contou com a participação de atletas, jornalistas e empreendedores que atuaram ativamente nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Tóquio 2020. Na primeira parte da sessão, a conversa girou em torno da cobertura jornalística do mega evento esportivo, enquanto a segunda parte foi voltada para um bate-papo com dois atletas renomados: Hebert Conceição, do boxe, e Wendell Belarmino, paratleta da natação.
No encontro, o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Yohansson do Nascimento, ex-atleta paralímpico, contou sobre participar da sua primeira edição de Paralimpíada como gestor. “Fiquei feliz em contribuir com o esporte paralímpico como atleta. Eu pude ser inspiração para esses atletas que estão dando continuidade ao que eu fiz”, disse.
Os dois jornalistas presentes na conversa foram Fernando Gavini e Giovana Pinheiro, do Portal Olimpíada Todo Dia (OTD). De acordo com Pinheiro, com os jogos atípicos que ocorreram neste ano, além da ansiedade por cobrir o tão esperado evento, o veículo também teve de lidar com o medo e receio da covid-19.
“Nós falamos das Olimpíadas e das Paralimpíadas da mesma forma. Nós acreditamos em uma nova forma de comunicar. O esporte é uma ferramenta de transformação social. Nós trabalhamos de uma forma que fortaleça o esporte. Nosso objetivo é falar e trabalhar a educação esportiva”, afirmou Giovana Pinheiro, sobre a cobertura realizada em Tóquio.
Por serem de um portal considerado alternativo, os dois jornalistas foram questionados sobre como é empreender como um veículo de imprensa. “Um ponto importante é acreditar e outro, mais importante ainda, é ir atrás de conhecimento”, destacou Gavini.
Yohansson do Nascimento ainda deixou um conselho aos futuros profissionais de comunicação que desejam trabalhar com esportes paralímpicos. “Suem a camisa, vão em busca de conhecimento e sejam apaixonados pelo movimento porque o melhor prazer do mundo é trabalhar com o que ama”, declarou.
Atletas contam experiência olímpica
Após a conversa com os jornalistas, foi a vez dos atletas entrarem no bate-papo com os alunos da UPM para contar como foi o período de treinamentos e fazerem um balanço da participação em Tóquio.
“Consegui esse grande resultado, fico muito feliz com essa conquista e de poder representar o Brasil da melhor forma possível”, destacou o medalhista de ouro no boxe em Tóquio, Hebert Conceição.
A ausência de público também foi discutida no evento, já que a realização das Olimpíadas e Paralimpíadas ocorreu em meio à pandemia de covid-19. Apesar de sentir falta da torcida, Wendell Belarmino ressaltou que se adaptou bem com a ausência. “A falta da torcida veio para o bem. Todos que queriam estar lá, e não puderam ir, acompanharam e passaram para outras pessoas, o que resultou em algo gigante. A Paralimpíada teve um alcance muito grande, talvez por conta da ausência do público, e isso me deixa muito feliz”, afirmou o nadador, que é patrocinado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM).
Os atletas também comentaram sobre a proximidade dos jogos seguintes, que serão em 2024. Hebert e Wendell concordaram que será um ciclo olímpico bastante intenso para os atletas, mas que, para o público, será bom, pois a espera será menor. “O espectador que está ali querendo assistir será beneficiado porque terá que esperar menos um ano”, disse Wendell Belarmino, que conquistou três medalhas em Tóquio.
Ao final, Wendell e Herbert agradeceram a oportunidade de poder compartilhar seus pensamentos. “Se vocês tiverem a meta e a oportunidade de cobrir os jogos olímpicos, tenho certeza de que será incrível a experiência e que será algo que irá enriquecer muito. Não só por conhecer outras culturas, mas por vivenciar coisas incríveis”, destacou o pugilista.
Para assistir o evento na íntegra, clique aqui.
Notícias Relacionadas
Jady Malavazzi conquista título no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo 2021
Atleta vence pela 9ª vez a disputa da categoria WH3 pelo Campeonato Brasileiro 2021
Atualidades
Mobilidade Acadêmica: Inscrições abertas
Processo seletivo contempla para oportunidades de estudar no exterior
Mundo
MackEsporte incentiva práticas esportivas no Colégio Presbiteriano Mackenzie
Projetos mostram que atividade física faz a diferença na formação do aluno
Esportes
35ª edição do CONCIAM reúne acadêmicos em Medicina na FEMPAR
Inscrições para o evento já estão abertas
Eventos
Colégio Mackenzie promove Mostra do Conhecimento 2021
Edição deste ano instruiu alunos a buscar soluções para um mundo melhor
Eventos
Inscrições abertas para processo seletivo da graduação EaD Mackenzie
Processo será realizado forma totalmente on-line
Universidade
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa