Tradicional Cantata no Mackenzie Campinas inova em sua 11ª edição

29 de novembro de 2023 | Cultura Universidade Campus Campinas Destaque

Já é uma tradição em Campinas: quando o fim de novembro se aproxima, o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realiza a Cantata Um Grito de Paz, marcando o começo das comemorações do Natal na cidade paulista. A 11ª edição da Cantata, que aconteceu na noite da última terça-feira, 28 de novembro, foi diferente: em vez do tradicional coral, esse ano, a apresentação contou com a participação da Orquestra Locomotiva. 
 
Foi um momento emocionante, de anúncio da chegada do Natal. A orquestra, formada por crianças e adolescentes, embalou o público com tradicionais canções natalinas, como Ó Noite Santa, Noite Feliz e Oh! Vinde Fiéis, com direito a orquestra completa: violinos, contrabaixo, percussão, violoncelo e metais (instrumentos de sopro como trombone, trompete e trompa). Ao fim, os músicos deixaram de lado os instrumentos e formaram um pequeno coral, que encerrou a apresentação cantando Bate o Sino e Ó Vinde Adoremos. 
 
De acordo com o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos, destacou que a Cantata é um momento de gratidão pelo ano que se aproxima do fim, pelas vitórias e desafios. “É um evento tradicional e é muito importante porque uma Universidade precisa estar próxima da sociedade e ser relacional. Esse evento marca a expressão da nossa fé, um reforço da nossa identidade”, completou. 
 
O maestro Parcival Módolo, da Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da UPM, explicou o motivo da mudança na apresentação de 2023. “Ano passado, quando completou uma década do Grito de Paz, decidimos repensar, já que a fluência dos cantores já não era a mesma e notamos uma certa exaustão do público. Então pensamos em inovar e trazer a orquestra Locomotiva”, apontou, destacando ainda a relação com o trabalho social desenvolvido pela Locomotiva com a identidade confessional do Mackenzie. 
 
Por ser um evento oficial da cidade de Campinas, o prefeito Dário Saadi enviou o maestro da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Wanilton César Mahfuz, para representá-lo. “Fiz parte do primeiro Grito de Paz, em 2003. E Deus sempre nos permitiu, a cada ano, trazer essa celebração e marcar o início do Natal em Campinas, sempre com o foco no verdadeiro sentido dessa festividade. Que esse grito de paz seja reflexo de um desejo de que a paz do senhor inunde a todos nós”.
 
O diretor do CCT, Leopoldo Rocha Soares, apontou a música como um caminho para a paz, não apenas na sociedade, mas dentro de cada pessoa. “Sei que a música é um momento de interiorização dos nossos sentimentos e talvez seja algo mais apropriado para que tenhamos um grito de paz, não apenas para todos os povos, mas para nós mesmos”, disse. 
 
O capelão do campus Campinas da UPM, reverendo Jabis Ipólito de Campos Júnior, em sua palavra de abertura, destacou a importância de se anunciar a chegada do Natal, a principal celebração da fé cristã. “Natal é luz, pois a Luz do mundo chegou. Jesus é alegria e festa e, por isso, a data nos enche de felicidade. E Ele é libertação, pois toda opressão acaba com a vinda de Cristo. Jesus é justiça, paz e vida plena. Por isso Natal é um grito de paz, uma paz que apenas Cristo pode dar. Vamos celebrar o nascimento daquele que nos dá paz”, apontou. 
 
A Orquestra Locomotiva contou com a regência do maestro Rogério Schuindt. Além disso, estiveram presentes no evento: o diretor do Seminário Presbiteriano do Sul, reverendo Carlos Henrique Machado; o pró-reitor de Extensão e Cultura da UPM, Cleverson Pereira de Almeida; e dos pró-reitor de Planejamento e Administração, Luiz Carlos Lemos Júnior.
 

Notícias Relacionadas

Chancelaria do Mackenzie realiza Culto de Natal

Celebração marcou o 1º encontro de Corais das Capelas do Mackenzie

Chancelaria

Espetáculo celebra 40 anos do lançamento do álbum "O Grande Circo Místico"

Apresentação também marca celebração de 80 de Edu Lobo, grande nome da música brasileira

Cultura

FCI Mackenzie participa do maior evento de simulação de defesa cibernética do Hemisfério Sul

Evento foi organizado por órgão subordinado ao Exército Brasileiro*

Universidade

MackGraphe recebe pesquisadora de Masspec Pen

Livia Eberlin palestoru sobre como melhor a saúde humana com espectrometria de massas

Pesquisa e Inovação

CHCM lança exposição na Alesp

A exposição “Isto é Mackenzie” conta a história da instituição desde sua fundação, consolidação e expansão até o século XXI

Cultura

Mackenzie Campinas promove a tradicional Cantata: “Natal, um grito de paz”

11ª edição do evento conta com apoio da Prefeitura e da Secretaria de Cultura e Turismo do Município de Campinas

Campus Campinas

Batuque, obra de compositor brasileiro, é tema do Notas Musicais

Parte final da Série Brasileira foi entoada por orquestra sinfônica

Cultura

Antigo Coro Infantil se reúne e canta Milton Nascimento no Notas Musicais

Formado nos anos 1990, grupo se reuniu novamente para canção especial do cantor mineiro  

Cultura

Canção de Villa Lobos é interpretada em nova edição do Notas Musicais

Pianista do Mackenzie interpreta Valsa da Dor, música do compositor brasileiro 

Cultura

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades