mesa com livros e giz apoiados sobre ela, atrás há um quadro negro

Uma mensagem especial para o Dia dos Professores

15 de outubro de 2020 | Atualidades Acadêmicos Colégios Universidade Destaque

Às vezes as palavras não são suficientes para abranger toda a importância e todos os significados de alguém em nossas vidas. Sem dúvida nenhuma, essa dificuldade existe quando falamos de nossos professores. É tamanha a responsabilidade e a relevância deles em nossa sociedade, que se torna necessário agregar vários termos para se ter uma ideia desse significado: inspiração, mestre, exemplo, orientador, instrutor e vários outros. Nesta quinta-feira, 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, um dia de reflexão e, sobretudo, de agradecimento.  

A data é celebrada neste dia, pois, em 1827, o então imperador brasileiro, Dom Pedro I, assinou um decreto que instituiu o Ensino Elementar no Brasil. O documento dizia que em cada cidade, vila e povoado deveria haver uma escola de “primeiras letras”. 

"A educação escolar é promotora, dentre outros aspectos, de estímulos às interações sociais, de construção de vínculos afetivos, morais e éticos, é ambiência presencial e/ou virtual que agrupa distintos sistemas humanos, pois articula a pessoa do professor ao aluno na perspectiva do desenvolvimento humano de troca de saberes, de proteção, de acolhida, amenizando dificuldades e criando soluções diante dos desafios", destaca a superintendente de Educação Técnica e Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), professora Márcia Braz.

Visão compartilhada com o professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). “O papel do professor na sociedade é de grande importância na qualificação das novas gerações. Além das discussões teóricas e práticas, é o professor que, muitas vezes, promove reflexões capazes de mudar a vida dos alunos em muitos contextos”, ressalta ele.

Tempos diferenciados 

Mais do que nunca, em 2020, por conta da pandemia de covid-19 e o distanciamento social imposto como medida de segurança sanitária, voltamos as atenções para os professores. Com escolas, colégios e faculdades sem a circulação de alunos, nosso cotidiano se alterou. Imediatamente, as salas de aula ficaram desocupadas e as salas de videoconferências passaram a ser nosso centro de estudo, dentro de nossas casas. 

Neste cenário, os professores tiveram de se adaptar. Deixar de lado os quadros para utilizarem apresentações virtuais. Deixar de acompanhar presencialmente os alunos para se posicionarem diante das câmeras. Além de lidarem com toda a ansiedade, medo e insegurança que a pandemia impôs a toda a sociedade, os educadores ainda tiveram que passar por um processo de adaptação para o ensino remoto, híbrido, com a utilização mais extensa de recursos on-line.

Para se ter uma ideia, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), atestou que a crise causada pela Covid-19 afetou mais de 90% dos professores e alunos no cenário mundial. As consequências de ordem física, psicológica, emocional, decorrentes do confinamento prolongado, da falta de contato pessoal, o temor da infecção, mas, primordialmente, a insegurança em face ao desconhecido, sinalizou que as práticas profissionais deveriam ser ressignificadas, dentre elas, as relacionadas à docência.

Como destaca a superintendente Márcia, "indubitavelmente, o processo de adaptação dos professores ao novo momento está consubstancialmente ligado a resiliência, isto porque estar resiliente remete à capacidade de responder positivamente a situações adversas. Foi exatamente o que ocorreu com o professor. A docência, no cenário de pandemia mundial, foi uma das profissões que mais demandou tal capacidade, ao mesmo tempo em que o professor precisou desenvolver refinadas habilidades tecnopedagógicas em curtíssimo espaço de tempo".

Além disso, o reitor da UPM aponta para a agilidade em isso ocorreu. “A pandemia acelerou o processo de transformação e requereu de todos muitos esforços para implantar e utilizar eficazmente novas tecnologias num curto espaço de tempo”, ele cita, inclusive a utilização de ferramentas como o Microsoft Teams e o Moodle foram essenciais para que o ensino fosse continuado.

"Será que conseguimos compreender tamanho desprendimento de energia psicológica, cognitiva, emocional dos nossos professores? Modificando-se e transformando-se a ponto de reinventarem-se? Será que conseguiremos aquilatar o desprendimento, a humildade, a espera, o respeito, o desapego, ao fazerem de suas salas, quartos, cozinhas, ambientes de ensino com transmissão remota? Avaliar o momento pelo qual passaram e passam, traduziria com as seguintes palavras: a preocupação pela qualidade das aulas e a responsabilidade com a aprendizagem dos alunos", afirma Márcia sobre o trabalho e empenho dos professores.

Trabalho de excelência

Tanto a UPM quanto os Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM), bem como as Faculdades Presbiterianas Mackenzie (FPM), buscaram formas de auxiliar os educadores neste momento de tantas novidades e que requisitou diversas adequações. De acordo com Vasconcelos, os professores foram sensacionais, com engajamento visível e produtivo. "Eles se organizaram em grupos colaborativos, em uma comunidade propícia à reflexão, experimentação e compartilhamento de experiencias. O resultado deste esforço pode ser visto no aumento dos níveis de satisfação dos alunos. Sou muito grato a todos eles por isso", agradece ele.

O reitor conta que os professores se envolveram em ações que ajudaram também a comunidade e o entorno. "Foi criada uma força-tarefa de enfrentamento à Covid-19, em que foram articulados pelos coordenadores das Unidades Acadêmicas diversos projetos e ações alinhados à temática, resultando na criação de rede de pesquisadores", adiciona.

Certamente, não foi fácil, mas os nossos professores se empenharam como nunca. “Buscar a superação em meio às adversidades, ao estresse, ao luto, recuperando-se, reconstituindo-se positivamente, construindo soluções criativas por novos resultados pessoais e profissionais, merece destaque”, declara Márcia.

Por isso, mais do que nunca, este 15 de outubro merece ser celebrado. Nunca ficou tão evidente a importância de nossos mestres em nossas vidas. Sentimos saudades, mas sabemos que venceremos mais esse desafio. E precisamos agradecer aos professores, que mais uma vez nos ajudaram. Não só a continuar crescendo, mas nos auxiliaram a manter a esperança, a seguir na busca do conhecimento e a superar as adversidades. 

Agradecimento e carinho

Como lembra o reitor, ao longo de seus 150 anos de história, o Mackenzie sempre demonstrou respeito, carinho e admiração pelos professores. Afinal, são eles os responsáveis por mediar o conhecimento. "A eles, o respeito e reconhecimento da Universidade. Deixo o respeito da UPM para com o trabalho de cada um dos professores, sem os quais não poderíamos exercer nossas funções e cumprir nosso propósito como Instituição. Nos orgulhamos do trabalho de todos, especialmente neste momento tão difícil para a humanidade, em que todos colaboram com seu empenho para que tenhamos um futuro melhor", complementa ele.

A professora Márcia também é enfática e traz à tona a saudade da própria experiência para a celebração. "Como professora eternamente saudosa da sala de aula, dos alunos, estou vinculada a vocês, professores Mackenzistas. Principalmente nesta data comemorativa em alusão ao nosso dia. Parabéns! Continuem sendo, professores! Professores Mackenzistas!", finaliza com amor e alegria.

O Mackenzie presta essa pequena homenagem a todos os seus professores, mesmo sabendo que nem todas as palavras podem ser suficientes para agradecer. Abaixo, você pode conferir um vídeo especial que também foi feito para comemorar. Professores, um feliz dia a todos vocês!

Notícias Relacionadas

Celebração do Dia dos Professores no Mackenzie

Universidade celebrou a data com homenagens e exibição de minidocumentário 

Eventos

Homenagem aos 40 anos do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré

40 mackenzistas - professores, funcionários e alunos - se reúnem a distância para entoar o hino oficial do Colégio

Cultura

Dia Nacional da Filantropia

Mackenzie é uma instituição sem fins lucrativos e atua em prol da sociedade  

Covid-19

Mackenzie Brasília entrega mais de 200 brinquedos à Associação Viver e número poderá ser maior

Projeto 'Mãos à Obra', do Mackenzie Voluntário e da Educação Infantil, vai até o dia 30 de novembro 

Responsabilidade Social

FAU Mackenzie realiza workshop em parceria com Universidade de Ohio

Evento propicia debate acerca de soluções para conflitos contemporâneos gerados pela pandemia 

Covid-19

Contribuição da arte na formação de professores é tema de evento online do Mackenzie

Encontro faz parte das comemorações do Dia do Professor

Cultura

Dia das crianças: qual a importância desta fase da vida?

Mais que festas, a data traz reflexões sobre as influências do ‘ser criança’ no mundo atual

Atualidades

Música na Infância: por que é tão importante?

Conhecimentos musicais trazem diversas vantagens para sociabilidade e cognição das crianças

Cultura

Em ranking latino, Mackenzie é a melhor universidade privada em São Paulo

Ao todo, foram avaliadas 166 Instituições de ensino em toda América Latina

Acadêmicos

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades