Universidade Mackenzie participa da formação dos primeiros doutores de Timor-Leste
21 de junho de 2024 | Universidade Destaque
Na última terça-feira, 18 de junho, aconteceu a abertura do III Seminário Internacional DINTER do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), em parceria com a Universidade Nacional de Timor-Leste (UNTL). O programa visa formar doutores para atuarem no país, contribuindo com educação e desenvolvimento do Timor-Leste.
Localizado no Sudeste Asiático, o Timor-Leste é um pequeno e jovem país que teve sua independência conquistada apenas em 2002 e tem o Português como língua oficial. “A ação do Mackenzie junto ao Timor-Leste, especificamente com a UNTL, começou há 23 anos. Ao longo do tempo, trabalhamos com os timorenses e desenvolvemos uma série de ações e projetos”, contou a coordenadora geral do DINTER, professora Regina Pires de Brito.
Entre essas ações está o DINTER, doutorado interinstitucional internacional, que surgiu em 2021. “Logo que começou a pandemia, a professora Regina sinalizou a necessidade de realizar o DINTER com o Timor-Leste e a ideia foi acolhida junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A aprovação foi fantástica, não apontaram nenhum tipo de correção”, contou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM, Maria Cristina Trigueiro.
“Criamos um modelo diferente de DINTER porque, normalmente, é preciso ficar seis meses na instituição que acolhe, no caso, o Mackenzie. Nós, professores, fomos ao Timor-Leste duas vezes e ministramos as disciplinas em caráter intensivo, para que os alunos, que são docentes da UNTL, pudessem continuar dando aulas, pois a Universidade ficaria sem professores se fosse diferente”, detalhou a professora Brito.
O DINTER iniciou, efetivamente, no final de 2022 e terá a duração de 30 meses, com a defesa da tese prevista para agosto de 2025, no país asiático. O grupo, com 13 doutorandos, chegou ao Brasil no dia 04 de junho para um período de 20 dias com muitas atividades culturais e acadêmicas, entre elas, a qualificação, na qual todos foram aprovados.
“Vamos possibilitar que esses professores e futuro doutores possam formar a primeira pós-graduação da UNTL, exclusivamente com docentes timorenses. O impacto é dar autonomia a partir do doutoramento deles, na área de Letras”, completou Brito.
Os alunos timorenses
A doutoranda e docente da língua portuguesa na UNTL, Flávia Maria Augusta Martins, disse que “o Brasil é um país lindo e a Universidade Mackenzie é excelente e muito acolhedora, todos tiveram muita atenção conosco”.
Já o doutorando e docente da língua inglesa da UNTL, Marcos Antônio Amaral, também destacou que o grupo foi muito bem cuidado e que sente orgulho da oportunidade de cursar o doutorado a partir da parceria com uma instituição brasileira. “Estou aqui para aprender e, com os conhecimentos que adquiri, principalmente em línguas e literatura, pretendo continuar como docente na UNTL e contribuir com o meu país na área da educação”, declarou.
A professora Regina Brito compartilhou a vivência dos alunos durante os 20 dias no Brasil. “Muitos nunca saíram da Ásia, eles não conhecem o metrô, os ônibus, a vida em uma metrópole como São Paulo. Estão felizes e encantados pela experiência cultural, alguns até falam que preferiam que a defesa fosse feita aqui”.
Confira a fala de algumas autoridades presentes
“Agradeço a entrega da Universidade Mackenzie à imensa tarefa na formação de doutores. Ao falar em cooperação, devemos destacar o papel da construção do Estado com o apoio das universidades privadas, por isso parabenizo o Mackenzie por nos proporcionar a formação de doutores, pois, para um novo Timor, tem de se fazer de uma nova maneira”.
Maria Ângela Guterres, embaixadora de Timor-Leste no Brasil
“O relacionamento entre Brasil e Timor-Leste é algo muito especial para o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM). Só temos que celebrar o encontro e a participação conjunta dos dois países e das duas universidades que se complementam. Vocês, do Timor, são muito bem-vindos à nossa casa”.
Luiz Roberto Martins Rocha, diretor de Infraestrutura e Saúde e presidente em exercício do IPM
“É um momento de gratidão e reafirmação de compromisso. Desejo vida longa ao Timor-Leste e que possamos sempre ouvir boas notícias do desenvolvimento da Universidade Nacional de Timor-Leste”.
Marco Tullio de Castro Vasconcelos, reitor da UPM
“O Programa de Letras é uma formação de excelência que podemos oferecer para legitimar a língua portuguesa no Timor-Leste. Para nós, mackenzistas, é uma grande honra tê-los na nossa Universidade, e os títulos de doutores, que receberão em 2025, têm uma série fatores contextuais que enaltecem essa titulação”.
Maria Cristina Trigueiro, pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UPM
“Gostaria de agradecer o acolhimento que recebemos. O Programa com o Mackenzie é um passo muito importante para o presente e para o futuro da Universidade Nacional de Timor-Leste, quando chegar o momento de criar o nosso próprio curso de doutorado”.
João Soares Martins, reitor da UNTL
“É uma alegria e privilégio para o Centro de Comunicação e Letras (CCL) receber os nossos colegas do Timor-Leste. Precisamos agir conjuntamente para buscarmos soluções para as nossas mazelas e construir conjuntamente um mundo melhor, acredito que seja o desejo de todos nós que trabalhamos com educação”.
Rafael Fonseca Santos, diretor do CCL da UPM
Participaram, ainda, do evento o adido da educação da Embaixada de Timor-Leste no Brasil, Marcelino Ximenes Magno; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UNTL, Afonso de Almeida; pró-reitor de Extensão e Cultura da UPM, Cleverson Pereira de Almeida; o pró-reitor de Planejamento e Administração da UPM, Wallace Sabainni; o professor Vicente Paulino, representando o coordenador em Timor-Leste do DINTER, professor Benjamim Corte Real; e a assessora da coordenação em Timor-Leste do DINTER, professora Karin Indart.
Notícias Relacionadas
Professores do Mackenzie são finalistas do Prêmio Jabuti Acadêmico
Docentes da Engenharia e da Arquitetura têm livros indicados para concorrer à premiação
Nossos Talentos
Inscrições abertas para o Vestibular Mackenzie 2.0
Processo seletivo inclui transferência externa, portador ao diploma e exames internacionais
Universidade
'Precisamos responder ao ódio com um outro caminho' diz mestranda do Mackenzie no Conversa com Bial
Jacira Monteiro participou do programa na Rede Globo
Nossos Talentos
Ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação visita Mackenzie e defende aproximação com a Instituição
Chefe da pasta esteve no campus Higienópolis e participou de palestra com professores
Pesquisa e Inovação
Projeto Memória: Jornalismo da UPM realiza reencontro entre antigos mackenzistas
Evento reuniu alunos da 2ª turma do curso
Acontece no Mackenzie
Interdisciplinaridade nas ciências: PPGEAHC completa 25 anos
Programa de Pós-Graduação realiza palestra com membro da CAPES na celebração de aniversário
Instituto
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa