A imagem de capa é um imagem ilustrativa, com o logo da universidade presbiteriana mackenzie do lado direito e um prédio histórico do mackenzie ao lado esquerdo.

Universidade Presbiteriana Mackenzie completa 69 anos de história

14 de abril de 2021 | Cultura Chancelaria Instituto Universidade Campus Alphaville Campus Campinas Campus Higienópolis Destaque

No dia 16 de abril, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) comemora seu sexagésimo nono aniversário, mas sua história começou bem antes. Em 1896, o Mackenzie inaugurou a Escola de Engenharia, a mais antiga do país, de natureza privada, comunitária e confessional, com diplomas emitidos pela Universidade de Nova Iorque. Depois de seis décadas implementando novos cursos e unidades no ensino superior, em 1952, o presidente Getúlio Vargas assinou o decreto elevando a instituição à condição de Universidade.

Atualmente, a Universidade está presente em diversas áreas do conhecimento e oferece cursos na graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado. Com base no tripé: ensino, pesquisa e extensão, a UPM incentiva o protagonismo estudantil, empreendedorismo, internacionalização, programas de extensão, prática esportiva, responsabilidade social e outros.

Ao longo desses 69 anos, a instituição de educação mantém seu prestígio nacional e internacional. De acordo com o reitor da UPM, professor Marco Tullio de Castro Vasconcelos, existem muitas razões às quais podemos atribuir essa reputação, como: os altos índices de empregabilidade dos egressos; estágios oferecidos pela própria Universidade, que ajudam os estudantes a vivenciar o ambiente empresarial; o desenvolvimento de pesquisas básicas e aplicadas; parcerias com universidades estrangeiras e uma equipe de profissionais renomados, reconhecidos em suas áreas do saber. 

Para o reitor, os docentes, dedicados ao processo de ensino e à produção de resultados importantes com suas próprias pesquisas, trazem prestígio à UPM, por atender às demandas da sociedade e beneficiar a população. “Recentemente, a UPM realizou importantes atividades de extensão direcionadas para combater ou mitigar os impactos da covid-19”, comenta. A criação de respiradores e a produção de protetores faciais, ambos desenvolvidos pela Escola de Engenharia (EE), é um exemplo. Confira mais ações aqui.   

Durante seus 69 anos de vida, a UPM acompanhou o progresso do estado de São Paulo e o crescimento da capital, como pontua o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos. “Nossa Universidade tem fornecido, ao longo de sua existência, tanto à cidade, quanto ao estado e ao país, profissionais dos mais competentes em várias áreas do conhecimento, que honram o nome do Mackenzie com denodo e elevado comprometimento” completa.

Além disso, o presidente aproveitou para prestigiar os colaboradores, dedicados e comprometidos e o corpo docente, reconhecido, qualificado e respeitado. “O salto na inovação, na pesquisa e aprimoramento dos métodos de ensino colocam nossa Universidade como uma das mais importantes no cenário da educação do Brasil”, afirma.

O chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro Monteiro, parabenizou a UPM por quase sete décadas de atuação no meio educacional, com repercussões mundiais, por meio dos educadores e alunos, que oferecem seus serviços a órgãos públicos, empresas privadas e instituições em todo o mundo.

“Nós queremos agradecer porque, 150 anos depois daquele humilde começo do casal Chamberlain fundando a Escola Americana aqui em São Paulo, podemos ver como o Mackenzie cresceu. Hoje, são escolas, faculdades, hospitais e principalmente a Universidade Presbiteriana Mackenzie, a joia da coroa do IPM, seu mantenedor”, diz o chanceler.

O espírito mackenzista

O Mackenzie tem um significado emocional muito especial para todas as pessoas que passam por ele. Para Rônix Lima, aluno de Publicidade e Propaganda do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM, por exemplo, o espírito mackenzista é feliz, determinado e cheio de objetivos, “e nos leva a fazer tudo o que fazemos da melhor forma possível”, diz.

Já para Joana Pereira Gomes, aluna do curso de Fisioterapia do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UPM, esse sentimento se reflete em “valorizar o ensino dado pela Universidade no mercado de trabalho e em questões acadêmicas”. 

Com 20 anos de Mackenzie, o diretor da Faculdade de Direito (FDir), professor Gianpaolo Poggio Smanio, comenta sobre a amizade e a fraternidade entre todos os mackenzistas, estendidos em ações para o benefício de toda a comunidade. “Daí a importância de nossa Universidade para a sociedade, pois o nosso trabalho acadêmico e a nossa pesquisa científica são voltados para a melhoria de vida dos cidadãos em todas as áreas”, completa. 

As memórias do percurso dentro do Mackenzie fortalecem laços de amizade, respeito e de amor, segundo a professora Berenice Carpigiani, diretora do CCBS. “Os profissionais que se formam nos nossos cursos se reconhecem em qualquer parte do mundo, festejam seus encontros”, enfatiza ela.

A opinião do reitor complementa esse sentimento, para ele, o significado do “espírito mackenzista” é promover uma comunidade solidária, dinâmica, criativa, animada, colaborativa e inovadora, fruto das experiências e trocas por meio da convivência com colegas, professores, profissionais de grandes empresas, representantes de governos e pessoas de outros países. 

“O Mackenzie é um lugar onde se aprende a valorizar o esforço, o trabalho, o estudo. Ficamos contentes com o sucesso dos outros, dos prêmios recebidos pelos nossos professores e dos postos alcançados por nossos alunos”, pontua o professor Marco Tullio. 

Portas abertas 

Com foco na carreira de fisioterapeuta, Joana afirma receber de seus docentes instruções de como ser uma profissional notável, com valores de saúde e tratamento, e a relevância de saber lidar com o paciente como um todo, “para além da doença, com um olhar mais aberto e humano”, explica.

Para Rônix, a UPM sempre proporcionou experiências acadêmicas, mas também prestou apoio emocional, intelectual e espiritual. “Mostrar como ter uma conduta ética e moral contribuiu no meu crescimento pessoal, o que acabou afetando minha vida profissional”, assinala.

A aproximação do futuro publicitário com o universo do empreendedorismo aconteceu dentro da Instituição. “O Empreenda Mack me abriu os olhos”, conta. Segundo ele, o Mackenzie garante vivências práticas, seja pelos projetos ou até mesmo incentivo dos professores, que os convidam para serviços e trabalhos, voluntários ou não.  

Fora o aprendizado acadêmico, Rônix construiu laços de amizade e aproveitou momentos descontraídos, como o Mackenzie Day e o Acampa Mack. Já Joana, fã assumida de seu curso, diz ter as melhores lembranças dentro da Universidade, mas destacou algumas: o Interclasses, campeonato de esporte criado e realizado para o curso de Fisioterapia; a prova de primeiros socorros e os atendimentos em sua área.

Desafios enfrentados

No ano de 2020, as instituições de ensino do Brasil fecharam suas portas devido à disseminação do coronavírus e as aulas passaram a ser ministradas de forma remota, excepcionalmente. Segundo o reitor, ao longo desses 69 anos foram enfrentados muitos desafios derivados das transformações demográficas, políticas, culturais, sociais e tecnológicas. “O que nos ajuda a superar esses desafios é o esforço, ou tentativa, de estarmos sempre um passo à frente de nosso tempo, o que não é uma tarefa fácil”, explica. 

Por isso, a pesquisa por novas tecnologias e a escolha das melhores é um diferencial positivo. “Isto tem sido possível graças à boa capacidade técnica e à intelectual existentes de antecipar tendências. Nossos professores são fundamentais para que isto ocorra com efetividade”, afirma Marco Tullio, ao comentar sobre como a Universidade demonstrou capacidade de resposta, mesmo que ninguém no mundo pudesse prever todos os impactos negativos da pandemia de covid-19. 

O investimento na capacitação dos docentes e o ajuste da prática pedagógica e dos processos acadêmico-administrativos foram feitos por meio das Faculdades e Centros Acadêmicos, como explica o reitor. Além disso, hospitais receberam auxílios e foram produzidas pesquisas de alto nível para atravessar a situação social e econômica do Brasil. Em meio à pandemia, foi disponibilizado o Benefício Conectividade, ação responsável pela distribuição de chips de dados móveis para alunos bolsistas e prounistas com dificuldade de acompanhar as aulas pela falta de internet. 

“Este é um momento histórico. De muita dificuldade, pressão, medo, sofrimento. A UPM, entidade confessional e comunitária, reconhece estes problemas e entende que precisa agir com competência e diligência para que o papel social de uma universidade seja plenamente cumprido. Creio que é nessa direção que ela tem caminhado”, pontua Marco Tullio. 

Para a professora Berenice, a proatividade da Reitoria nas decisões sobre o andamento da nova rotina, critérios e planejamento dentro da pandemia fazem toda a diferença. “Outro motivo é o empenho dos professores em acompanhar, aprender, acalmar, redimensionar suas disciplinas e as didáticas de ensino”, assinala.  

O chanceler aproveitou para deixar uma mensagem de agradecimento aos educadores e gestores que, mesmo em meio a uma crise como a da pandemia, têm se desdobrado e se dedicado com o objetivo de oferecer o mesmo serviço aos alunos e à sociedade brasileira. “Têm sido dias difíceis, desafiadores, como muitos falam, e que nós precisamos nos reinventar, como instituição e como educadores, mas Deus tem estado acima de tudo e a nossa frente”, completa. 

Juntos construímos nossa história

Antes de tomar posse da Reitoria, Marco Tullio atuava como vice-reitor da UPM. Para ele, comemorar o aniversário da Universidade nessa posição é uma oportunidade de contribuir com a transformação social e a propagação da fé cristã reformada. “Deus tem sido meu ajudador, mas tenho contado, também, com muitos amigos e colegas, todos profissionais qualificados que têm atuado com o mesmo propósito”, comemora ele. 

Vasconcelos aproveitou para comentar que não imaginava ter essa experiência em meio à pandemia, e que vê, por outro lado, o privilégio de poder fazer algo de positivo e diferente nesse momento.

“A missão recebida não mudou, mas sua execução ganhou novos, e não esperados, contornos. Não posso deixar de mencionar, ainda, a dedicação de todos nesse momento, seja com as aulas on-line, tecnologias e as questões de acesso de alguns alunos, dentre outros pontos. Sou, e sempre, serei grato por tudo”, comenta o reitor. 

Com 33 anos de docência, a diretora do CCBS se diz grata em celebrar essa data. “Cresci como pessoa e profissional. Enquanto isso, meus filhos cresciam juntos e aqui se formaram”, conta. Já para o professor Smanio, estar presente nessa celebração é “sentir que fazemos parte de sua história, de sua tradição, que foi construída por gerações de mackenzistas”, assinala o diretor da FDir.

Sobre as expectativas para o novo ano, a professora Berenice deseja que “o Mackenzie continue forte, digno e humano e que seus valores impulsionem e sejam a base desta força”. A continuidade do trabalho com foco no crescimento e aperfeiçoamento da Instituição são os anseios do professor Smanio, que almeja “vencermos a pandemia e podermos voltar ao convívio presencial com nossos companheiros e nossos alunos”, finaliza.

Confira, abaixo, as mensagens do reitor, presidente e chanceler:

 

Notícias Relacionadas

Vídeo histórico celebra 150 anos do Mackenzie

Com roteiro repleto de surpresas, peça audiovisual é um marco do sesquicentenário da instituição

Cultura

Equipe mackenzista se destaca na maior competição internacional de arbitragem

GEAMack ficou entre as 64 melhores instituições de ensino do mundo

Nossos Talentos

Mackenzie é melhor Universidade da cidade de São Paulo

Pesquisa da Folha de S.Paulo avaliou melhores marcas e serviços na visão dos paulistanos

Covid-19

Mackenzie lança coleção que celebra seus 150 anos e a cidade de São Paulo

Evento foi transmitido pelo YouTube e contou com a participação do reverendo Roberto Brasileiro e outras autoridades mackenzistas

Cultura

A foto é antiga e mostra o prédio Chamberlain, do campus Higienópolis. Do lado direito, na frente do prédio, tem uma árvore. Já do lado esquerdo, uma árvore está ao fundo da imagem.
Editora Mackenzie lança Coleção 150 anos de Mackenzie e a cidade de São Paulo

Evento acontece dia 23 de abril e será transmitido pela TV Mackenzie

Cultura

A foto de capa mostra uma estante de livros, registrada de cima. A parte superior da foto está desfocada e a inferior também. Apenas os livros do meio estão em destaque. Uma luz natural invade a foto, iluminando alguns livros.
FAU Mackenzie realiza evento sobre importância dos livros no campo da arquitetura

Semana de Atividades do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo Mackenzie acontecerá virtualmente

Eventos

Notas Musicais especial comemora 69 anos da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Música foi composta por mackenzistas e conta a história da Instituição

Cultura

Palestra do MackVIDA discutirá saúde mental na atualidade

Evento abordará questões práticas que ajudam a manter a mente sã no contexto da pandemia

Covid-19

Diretora da FAU participa de seminário sobre a vida do arquiteto Jorge Wilheim

Arquiteto ítalo-brasileiro formou-se no Mackenzie e é um dos mais importantes e visionários urbanistas brasileiros

Nossos Talentos

Na imagem de capa, ao lado direito está um prédio histórico do Mackenzie e ao lado esquerdo está escrito 7 curiosidades sobre a nossa universidade. A imagem é um arte, com cores cinza, preta, branco e vermelho.
7 curiosidades sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie

Em comemoração ao aniversário de 69 anos da Universidade, separamos uma lista com alguns fatos que todo Mackenzista deve saber!  

Cultura

Livros sobre reinclusão social de residentes do sistema prisional brasileiro são lançados pelo Mackenzie

Obras são frutos de estudos e projeto realizados por pesquisadoras mackenzistas e celebram o aniversário da Universidade

Responsabilidade Social

Participe da ação “A Fome Não Espera” para doação de alimentos

Live Solidária da Chancelaria Mackenzie acontecerá em 17 de abril e terá participação de diversos artistas, esportistas e ministradores

Covid-19

Professora mackenzista está no ranking das advogadas mais admiradas do país

Juliana Abrusio leciona as disciplinas de Direito Digital e Eletrônico na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nossos Talentos

Mackenzie tira dúvidas da população sobre Imposto de Renda na ação IR Solidário 2021

Serviço on-line é totalmente gratuito e ajuda contribuintes

Covid-19

Vestibular Mackenzie 2021.2: inscrições começam nesta quinta-feira

Processo seletivo dos campi Higienópolis e Alphaville será totalmente on-line

Universidade

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades