O cinema em seus detalhes
24 de junho de 2020 | Cultura Universidade Destaque
Um filme é uma obra de arte e pode ser analisado de diversas formas, nos diversos significados contidos em um longa-metragem. Neste período de isolamento social, você já deve ter aproveitado para ver alguns filmes, como entretenimento e até mesmo como uma forma de ampliar conhecimentos sobre uma determinada área. Por isso, nessa edição do #VamosJuntos, iremos aprender como interpretar melhor uma obra cinematográfica.
A semiótica é um dos melhores caminhos para se analisar um filme, de acordo com o professor do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), José Maurício Silva, especialista no tema. Esta área de conhecimento é a responsável pelo estudo dos signos, que é tudo o que representa e significa alguma coisa. “Todo signo é, assim, uma referência a algo”, afirma o docente.
Imagens, cheiros, sons, sensações táteis seriam, portanto, carregados de significados e, por isso, são considerados signos. E, no cinema, eles também se fazem presentes.
“Obras audiovisuais são compostas de signos como imagens, sons, textos. Os enquadramentos, os gestos dos personagens, as falas, até mesmo a direção de arte (as cores da cena, o que inclui os objetos presentes) por exemplo, são repletos de significados”, diz Silva.
Uma cena poderia apresentar um personagem que tem um emocional alegre e, para isso, privilegiaria cores vivas na construção da cenografia para representar o estado de ânimo ou, ainda, uma determinada situação vivida por este personagem.
Por conta disso, ao analisar uma obra cinematográfica, o espectador deve levar em conta os aspectos textuais e imagéticos do filme.
“Quando pensamos na relação entre texto e imagem, uma análise semiótica pode ajudar a revelar pontos estratégicos de uma obra. O espectador deve ficar atento à relação entre as falas dos personagens e ao visual das cenas”, indica o professor da UPM.
Então, como é possível fazer observações mais profundas de acordo com a semiótica? José Maurício Silva dá duas dicas. A primeira seria observar o que está acontecendo no fundo de uma cena. “Pode ajudar a perceber os sentidos da obra”, explica.
A segunda dica é ampliar o repertório artístico, com mais estudos sobre história da arte. “Os grandes diretores usam, por exemplo, a pintura como referência para enquadramentos e também como referência para a direção de arte. A semiótica é uma ciência que interpreta. Logo, interpretar as referências que estão presentes em uma obra é algo relacionado ao exercício semiótico”, aponta ele.
“Buscar entender de história da arte vai ampliar a capacidade de se ver as referências que possam existir em uma obra”, diz Silva.
Para isso, ele indica a realização de visitas virtuais em diversos museus do mundo para ampliação do vocabulário de referências artísticas.
Agora é só pegar a pipoca, apertar o play e ficar atento a todos os detalhes do próximo filme!
Notícias Relacionadas
Mackenzie realiza mostra de curtas documentais
Exposição é gratuita, aberta ao público e acontece entre 5 e 12 de dezembro, na Galeria Villa Mandaçaia
Nossos Talentos
Termômetro Oscar 2023: confira as apostas para a premiação
Cerimônia acontecerá em Los Angeles, Califórnia
Atualidades
Mackenzie abre vagas para processo seletivo internacional 2020/2
Candidatos podem usar resultados dos exames ABITUR, BAC e IB para ingressar na Universidade
Mundo
Evento aponta necessidade de mudanças na forma de se fazer Literatura
Professor convidado para palestra on-line afirma que pandemia deve afetar a forma como escritores criam
Covid-19
Professor do Mackenzie participa de evento do MIT para soluções de combate à covid-19
Wellington Porto foi escolhido para ser mentor de equipes que apresentaram projetos que podem ajudar América Latina na pandemia do coronavírus
Covid-19
Dicas de livros para ler durante a quarentena
Professora do Mackenzie favorita leituras que abordam inovação, cultura e consciência social
Cultura
Dicas de jogos mentais para treinar e exercitar o cérebro
Aplicativos são gratuitos e disponíveis nas versões Android e iOS
Cultura
Filmes que mostram o empoderamento feminino
Professora de Jornalismo separou uma lista que aborda o tema
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa