Vantagens do transporte coletivo por levitação magnética

27 de março de 2019 | Economia Pesquisa e Inovação Universidade Campus Higienópolis Destaque

Em visita ao Brasil pela primeira vez, Ângelo Manuel Gonçalves Jacob, professor do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) de Portugal, esteve no Mackenzie, campus Higienópolis, na tarde de 26 de março, para conversar com os alunos de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie e apresentar sua palestra Ferrovia de Alta Velocidade versus Levitação Magnética, baseada em seu trabalho, recentemente apresentado a pesquisadores no congresso mundial MAGLEV 2018, na Rússia, sobre o conceito ProDynamic.

Como contou Jacob, países da Europa e Ásia já possuem uma utilização consolidada de ferrovias de alta velocidade, tanto para transporte de passageiros quanto de cargas. “Atualmente, os sistemas mais eficientes e velozes do mundo são os comboios de Alta Velocidade: Shinkansen, TGV, ICE e FRECCIAROSSA, superando os 300 km/h. Este tipo de modal mais veloz é muito eficiente na Europa e no Japão para o transporte em massa de passageiros, e está crescendo rapidamente tambémna China”, afirma ele.

Ele destaca que apesar da eficiência e evolução deste tipo e transporte, que teve início em 1962, no Japão, as linhas ferroviárias de alta velocidade têm algumas limitações técnicas e elevados custos na manutenção da superestrutura. “E foi neste contexto de busca e pesquisa por novas tecnologias que surgiu o conceito de Levitação Magnética”, diz.

O professor explica que a primeira grande vantagem deste novo sistema é que não há contato entre os materiais e, consequentemente, não existe desgaste por atrito, o que em termos de manutenção da infraestrutura, diminui custos. Ele pontua, ainda, que os veículos desenvolvidos até agora têm um peso menor do que uma composição ferroviária comum, pesando cerca de 30% menos. “Em termos de capacidade de carga, no entanto, é equivalente e, caso haja um aumento de carga é uma questão de gerar um campo magnético mais forte para compensar; por enquanto, está previsto apenas o transporte de passageiros e os estudos mostram que a tecnologia atende bem”, pontua.

Dificuldades e vantagens

Segundo Jacob, por ser uma tecnologia muito recente, as composições movidas à levitação magnética ainda são caras, logo, este é o grande desafio a ser superado. “Ainda há que se desenvolver sistemas mais eficientes na questão de estabilização dos campos magnéticos e será necessário definir criteriosamente qual modelo vamos seguir, porque há dois modelos internacionais, um alemão e um japonês. Acredito que até a consolidação deste transporte teremos entre 10 e 20 anos”, sugere ele.

A levitação magnética, em termos de transporte terrestre para elevado número de passageiros, tem apresentado boas expectativas em comparação com a aviação e também com a indústria ferroviária de alta velocidade. “Este novo conceito vem revolucionar o transporte de passageiros, tanto nas velocidades como nos custos de investimento e manutenção, além de economia de energia”, complementa.

Jacob tirou dúvidas dos alunos a respeito deste modal que pode contribuir muito com a mobilidade urbana e descrever sua nova pesquisa idealizada pelo ISEP e apresentada durante o MAGLEV 2018, tratando um novo conceito de sobrelevação dinâmica, promissor em termos de geometria, montagem e circulação em curva, designado de ProDynamic.

Sobre conhecer o Mackenzie e ter a oportunidade de se apresentar aos estudantes da Escola de Engenharia (EE) da Universidade, Jacob diz que é um grande prazer estar aqui e poder conhecer mais sobre a UPM e do Brasil como um todo, e fez um convite. “Se tiverem a oportunidade, por favor, conheçam a cidade do Porto, somos nações irmãs, com muitas proximidades culturais e devemos aproveitar isso”, conclui ele. A seguir, Jacob viajará ao Paraná, onde apresentará seu estudo a outras instituições de ensino superior.

Notícias Relacionadas

visão do elevado
Debate Minhocão: projeto de intervenção urbana

Secretaria de Desenvolvimento Urbano de SP esteve presente no evento

Atualidades

vista do minhocão com céu azul
Minhocão: via expressa, parque ou desmonte?

Debate promovido pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica discute futuro do elevado João Goulart em São Paulo

Atualidades

Aeronave na pista de decolagem à noite
Direito Mackenzie Campinas realiza evento sobre concessões de serviços públicos

Procurador Federal palestra sobre assunto no dia 26 de abril

Economia

Notebook ao lado de caderno, ambos em cima da mesa.
Você conhece a Incubadora de Empresas Mackenzie?

Saiba mais sobre esta área de apoio ao desenvolvimento de projetos e empresas inovadoras

Atualidades

Mackenzie apresenta tecnologia do grafeno ao presidente Jair Bolsonaro

Pesquisadores e autoridades mackenzistas apresentaram MackGraphe em evento com presença de Marcos Pontes, ministro da Ciência e Tecnologia

Atualidades

Autoridades no evento.
A caixa preta de Darwin: o desafio da bioquímica à teoria da evolução

Nova tradução é lançada pela Editora Mackenzie

Pesquisa e Inovação

Inscrições abertas para 3ª edição do projeto Incluir Direito

Adesões para o programa de inclusão racial vão até dia 29 de março

Responsabilidade Social

Dois pares de mãos em cima de um conjunto de folhas, que estão no meio de dois notebooks.
O que é um mestrado profissional?

Saiba mais sobre a modalidade que visa o desenvolvimento de lideranças em inovação

Universidade

Mackenzie inaugura laboratório de pesquisa farmacológica

Neguebe Química e Biológica desenvolverá novas moléculas em parceria com Hebron

Parcerias

Mackenzie é um dos vencedores do Edital de Internacionalização da Capes

Universidade fará parte do Programa Institucional de Internacionalização da entidade

Mundo

Evento debate a internacionalização da Contabilidade no Brasil e em Portugal

Com o intuito de discutir sobre a globalização da carreira contabilística e quais os fatores de influência no setor, acontece, no próximo dia 11 de…

---- Rank

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades