Compartilhe nas Redes Sociais

Dia da Escola: aprendizado e desenvolvimento pessoal

Dia da Escola: aprendizado e desenvolvimento pessoal

08.03.2021 - EM Para Sempre Mackenzista

Coordenação

"Colégios Presbiterianos Mackenzie comemoram a data"

No dia 15 de março é comemorado o Dia da Escola, ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e profissional das crianças e dos adolescentes, por meio do processo de ensino-aprendizagem. Mais do que aprender a ler e a escrever, a instituição de ensino trabalha junto às famílias, preocupada com a formação integral de cada pessoa.

Nos Colégios Presbiterianos Mackenzie (CPM) não poderia ser diferente. As unidades de Brasília (DF), Castro (PR), Palmas (TO), São Paulo (SP) e Tamboré (SP) garantem equipes técnico-pedagógicas capacitadas e atualizadas. Segundo Márcia Braz, superintendente de Educação Básica do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), na escola, além de aprender sobre novos conceitos, a criança tem a oportunidade de conhecer diferentes grupos de pessoas e conviver próximo a elas, compreendendo ideias, opiniões, comportamentos e gostos diferentes dos seus.

Para a superintendente, o convívio entre diferentes personalidades colabora para o desenvolvimento de habilidades e competências emocionais fundamentais, como a empatia, a solidariedade e o respeito ao próximo.

“A criança aprende a conviver com culturas familiares diferentes da sua e a demonstrar amor ao próximo”, completa Braz.

Já na parte cognitiva, Braz explica que o ambiente escolar é propício à aquisição do conhecimento e ao desenvolvimento do pensamento. “No âmbito físico, a criança pode direcionar suas energias para a participação em jogos, brincadeiras em grupo, à prática de esportes e à realização de trabalhos manuais, por exemplo, contribuindo para o crescimento da criança e do adolescente como um todo”, pontua.

Como elemento fundamental no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes, a instituição de ensino auxilia na “construção cognitiva, emocional e social, promovendo a formação de pessoas conscientes, críticas, engajadas e com potencial de transformação dele, enquanto indivíduo, e da sociedade”, explica Adriana Regina de Lima Dantas, diretora do Colégio Palmas.

Além disso, oferecer um ambiente organizado e bem cuidado, com salas de aulas diversificadas, laboratórios, auditórios, complexo esportivo, restaurantes e áreas de lazer são preocupações de todas as unidades dos Colégios Mackenzie. Para Vera Mendes, diretora do CPM Tamboré, a dinâmica que ocorre no espaço físico estimula os alunos a se sentirem felizes, além de garantir o bem-estar e o crescimento da formação pessoal e coletiva no processo de ensino-aprendizagem.

“Também é relevante oferecermos um ambiente que atenda às necessidades dos docentes, pois o professor é a base da convivência escolar”, completa Vera.

Aprendizado em casa e na sala de aula

A parceria entre a escola e a família é fundamental no processo de ensino-aprendizagem, e isso deve ser feito por meio de uma boa comunicação entre os responsáveis e os orientadores educacionais, coordenadores e professores. Como explica Braz, os pais ou responsáveis devem guiar e orientar os estudantes para que sejam organizados com as tarefas e lições de casa, para que cumpram suas obrigações, dediquem-se e sejam participativos nas aulas.

“Já foi comprovado que quando a família está envolvida no processo de ensino-aprendizagem, há um grande aumento da motivação dos alunos nos estudos. Isso também auxilia o aluno a desenvolver habilidades sociais e emocionais relativas à aprendizagem, como a capacidade de tomar decisões, de autoavaliação, de resolver problemas e de se relacionar bem com professores e colegas”, completa Braz.

Segundo a diretora de Tamboré, disponibilizar um canal permanente de comunicação, com escuta atenta, respeito e consideração a todas as sugestões vindas das famílias, é um elemento imprescindível ao triunfo da educação.

“O ideal é traçarmos as metas claras de atuação da escola, evidenciando sua missão, visão, valores e princípios, pois se a família acredita e pratica valores semelhantes, os filhos se sentirão mais seguros e, consequentemente, terão desempenho acadêmico melhor, além de estarem mais preparados para enfrentarem as complexidades da vida”, finaliza Vera.

Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2