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Mackenzie realiza I Fórum de Aprendizagem Transformadora e Planejamento Pedagógico

Mackenzie realiza I Fórum de Aprendizagem Transformadora e Planejamento Pedagógico

31.07.2020 - EM Pesquisa e Inovação

Coordenação

"Evento on-line proporciona momento de estudo e reflexão aos docentes e funcionários mackenzistas  "

A Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PRGA), realizará entre os dias 03 e 07 de agosto, de forma virtual, o I Fórum de Aprendizagem Transformadora e Planejamento Pedagógico, voltado a todos professores, gestores acadêmicos e funcionários administrativos ligados à área educacional da Universidade. 

Como explica Janette Brunstein, pró-reitora de Graduação, o evento faz parte de um projeto maior da PRGA e que tem como objetivo “se tornar um centro de excelência em aprendizagem transformadora, com ênfase na formação continuada de professores”, completa. 

Dinâmica do evento

Dividido em três momentos, o evento terá: palestras sobre aprendizagem transformadora e a formação docente em tempos disruptivos; oficinas em grupo e, por fim, as Unidades Acadêmicas terão um tempo disponível para refletir sobre os temas e aplicar as discussões ao planejamento do semestre - sob orientação de seus coordenadores e diretores.

As palestras ocorrerão via webinar, com professores internacionais, referências em aprendizagem transformadora, como Victoria Marsick, da Columbia University (em Nova York, Estados Unidos); Jeff King, da University of Central Oklahoma, (em Edmond, nos EUA); Peter Taylor, da University of Murdoch (na Austrália); Nalini Chitanand, da Durban University of Technology (na África do Sul); Paul Dervan e Sandra Thompson da Technological University of Dublin (na Irlanda). O evento também contará com a participação do professor Mozart Neves Ramos do IEA da USP de Ribeirão Preto, que falará sobre a docência em tempos disruptivos.

Já as oficinas serão feitas em grupos de trabalho coletivos, com docentes, coordenadores de curso e diretores, e funcionarão como um espaço para discussão e cocriação dos eixos norteadores de uma política educacional orientada à aprendizagem transformadora. “Também discutiremos quais são as competências-chave que devemos desenvolver com nossos alunos, tendo em vista a Universidade que queremos para os próximos anos”, conta Magda Medhat Pechliye, coordenadora da Coordenadoria de Desenvolvimento Pedagógico (CDP) da PRGA 

Além das atividades totalmente relacionadas com o ambiente acadêmico, acontecerá um momento cultural com o Maestro Parcival Módolo, que fará uma apresentação com a temática da transformação por meio da música. 

Tecnologia e ensino

Devido à pandemia da covid-19 e todas as medidas de isolamento social às quais a população mundial foi submetida, a tecnologia foi uma grande aliada de diversos setores, inclusive do meio educacional. Para Adriana Camejo da Silva Aroma, coordenadora da Coordenação de Ambientes Virtuais e Recursos Digitais (CRD) da PRGA, as ferramentas tecnológicas são fundamentais, porque podem contribuir para a qualidade da mediação do processo de aprendizagem, e da interação com os alunos, especialmente no contexto de educação remota.

“É importante considerar que o uso das ferramentas se dá dentro de um projeto pedagógico mais amplo, que se sustenta por uma profunda reflexão sobre o que estamos buscando para a formação de nossos alunos, de forma a contribuir com uma aprendizagem que seja significativa e transformadora”, pontua Adriana.

Capacitação docente

A coordenadora Adriana ainda explica que não tem como comparar a educação presencial e a virtual, porque são ambientes distintos, que demandam atenção às suas especificidades.

“O ambiente virtual tem características diversas, e para trabalhar com ele será necessário refletirmos a respeito de suas limitações e potencialidades, assim como acontece quando estamos presencialmente com nossos alunos”, pontua Adriana.

A capacitação do profissional do âmbito educacional acontece por meio um conjunto de iniciativas distintas que permitem aos docentes estudar a própria prática, debater sobre questões significativas que envolvem a sua profissão, fazer leituras, trocar experiências, “bem como participar de cursos específicos para dominar as ferramentas tecnológicas disponíveis para o ensino remoto”, completa a coordenadora da CRD.  

No primeiro semestre, foram por volta de 2.000 participações de professores envolvidos nessas capacitações e iniciativas de formação docente. “Desta forma, buscamos aliar reflexão e ação continuada, em um processo que seja cada vez mais significativo para o próprio docente e seus alunos”, finaliza a professora Magda.