Vinheta: Alumni
Título: Para sempre mackenzista
Título: Para sempre mackenzista

IPM desenvolve programa de alumni próprio para conectar antigos alunos e promover projetos de apoio e incentivo.

Fotos: br.freepik.com

Ciro Aimbiré de Moraes Santos

NTAI/Mackenzie

O orgulho de ser mackenzista é sempre mencionado por todo e qualquer antigo aluno da Instituição. Espalhados por diversas localidades do planeta, existe um sem-número de profissionais mackenzistas, atuantes ou não, em suas respectivas áreas de formação. Para reunir todas essas pessoas em um único local, fortalecer o vínculo que as une e criar um espaço virtual de contato perene, o Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM) está desenvolvendo o programa de alumni “Para sempre mackenzista”, como explica Ciro Aimbiré de Moraes Santos, responsável pela implantação do programa. “Há um sentimento de pertencimento muito forte no Mackenzie, a Instituição é vista como uma família, e esse dado contribui para o fortalecimento desse vínculo”.

Ciro Aimbiré de Moraes Santos

Previsto para ser lançado até outubro de 2022, o programa “Para sempre mackenzista” terá duas áreas de atuação. A primeira, como mencionado, é criar os programas de alumni da universidade, das faculdades e dos colégios. A proposta é alimentar o sentimento de pertencimento ao Mackenzie, mantendo acesa a chama do espírito mackenzista. “Tenho certeza de que o reencontro de antigos alunos em diversas atividades que pretendemos organizar vai fortalecer esse vínculo”, comenta.

O “espírito mackenzista” por si faz parte da história da Instituição. Haja vista a declaração do dr. Osvaldo Muller da Silva, então presidente do IPM, no anos 1970 quando o Mackenzie completou 100 anos: “Diga-se, num assomo da mais vincada convicção, que o ‘espírito mackenzista’ aí está e aí permanece em sua realidade transcendente, a qual se faz sentir sem se ver e que se manifesta no arrepio de amor que nos perpassa o corpo e nos aquece a alma cada vez que, no recesso de nossos sentimentos mais nobres, nós pensamos no Mackenziepelo que ele tem sido, pelo que ele é e por aquilo tudo que nós queremos e havemos de fazer que ele seja”.

Por isso mesmo, o programa “Para sempre mackenzista” tem como primeiro objetivo trazer os antigos alunos para perto da Instituição, por meio de ações especialmente pensadas para que essa proximidade seja frequente, e com isso conseguir maior aderência ao processo. “Vamos iniciar com uma forte divulgação aproveitando o banco de dados que temos e criar uma rede social privada que nos ajude nessa tarefa”, informa Aimbiré.

De volta para o futuro

Não basta manter viva a chama que aquece o coração dos antigos alunos. É preciso estimular esse mesmo espírito em quem está estudando agora. Por isso mesmo, o programa deverá incluir um projeto de mentoria a novos alunos, fortalecendo o vínculo com a Instituição. “A oferta de mentoria é um ponto importante nesse projeto. Estamos avaliando um software que vai nos ajudar nisso. Os antigos alunos poderão aderir ao programa, oferecendo um pouco do seu tempo e da experiência para auxiliar no desenvolvimento profissional dos mais jovens. De um lado, teremos um profissional mais experiente que oferece mentoria em sua expertise; do outro, o profissional mais jovem, que busca ajuda em sua futura carreira”, explica Ciro Aimbiré.

A Universidade já está trabalhando nisso. Por meio dessa rede social privada, toda a comunidade mackenzista será mobilizada para se engajar nesse projeto. “Com uma base de antigos alunos robusta, pretendemos oferecer e propor alguns serviços e atividades que ajudarão no engajamento desse pessoal. Apenas como exemplo, networking, grupos de afinidade, aporte de conhecimentos e experiências, programas de desenvolvimento pessoal e profissional, por meio de programas de mentorias, são alguns pontos que pensamos. Também pretendemos atrair a comunidade por meio de convênios de descontos, inclusive em nossa MackStore, onde poderão comprar artigos da marca Mackenzie, além de ofertas em pacotes de viagens, acesso à biblioteca, um espaço de coworking aqui no campus. Enfim, são ideias que estamos colocando no papel e que poderão ajudar no engajamento desse pessoal”, acrescenta.

Apoio a projetos

A segunda área de abrangência do “Para sempre mackenzista” está voltada à captação de recursos que possam estruturar um fundo para a manutenção de bolsas para alunos sem condições de arcar com seus estudos, bem como benfeitorias nos campi da Instituição, aquisição de materiais e equipamentos que contribuam na excelência do ensino e da infraestrutura. “Vamos criar uma Organização Gestora de Fundo Patrimonial, com CNPJ próprio, que fará a gestão dos fundos de bolsas, fundo de assistência à saúde, por exemplo. Qualquer pessoa poderá ser sensibilizada a efetuar doações para esses fundos que funcionarão de forma independente e com total transparência, tendo o Mackenzie como entidade apoiada, tanto na área de educação, quanto na área de saúde, e outras áreas que tiver necessidade”, afirma Aimbiré, salientando que essas medidas seguem as regras da Lei nº 13.800/2019, que trata da Organização Gestora dos Fundos Patrimoniais.

Outro ponto dessa área será a captação de recursos para projetos destinados à cultura e ao esporte, inicialmente. Nesses casos, utilizando leis de incentivos fiscais, por meio das quais pessoas físicas e jurídicas poderão efetuar doações para a execução de projetos culturais e esportivos no Mackenzie. “Todos os nossos colaboradores serão encorajados a efetuar doações para os projetos culturais e esportivos. Como a maioria paga imposto de renda quando faz sua Declaração Anual, as doações poderão ser deduzidas em até 6% do imposto devido, reduzindo o imposto pago, quando a retenção for menor que o imposto devido, ou aumentando a restituição, quando a retenção na fonte for maior”, conclui o responsável pelo programa.

Mackenzie nas redes sociais

Portal do Mackenzie

Compartilhe esta página