Na manhã de 29 de abril de 2024, a Dra. Camila M. Maroneze, pesquisadora do MackGraphe - Instituto Mackenzie de Pesquisas em Grafeno e Nanotecnologias, participou da Cerimônia de Premiação da 24ª Edição do Prêmio Inventor Petrobras, realizada na sede do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes) da Petrobras, no Rio de Janeiro.
A Prof. Camila M. Maroneze, que é também docente do curso de Química e do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais e Nanotecnologia (PPGEMN) da Universidade Presbiteriana Mackenzie, recebeu o prêmio de destaque Inventor Petrobras 2024, referente a uma patente depositada em coautoria com a Petrobras. Esta patente foi o resultado de um projeto de P&D, realizado no MackGraphe e coordenado por ela, intitulado "Desenvolvimento de Tecnologia Inovadora para Tratamento de Águas e Efluentes por Meio de Nanomateriais" (2019-2023). O projeto contou com a participação de professores, alunos e pesquisadores do PPGEMN e MackGraphe, além da equipe de pesquisadores do CENPES, coordenada pelo Dr. Rodrigo Suhett de Souza.
A patente depositada, intitulada "Processo de Obtenção de Membranas de Óxido de Grafeno Reduzido, Membranas Obtidas com esse Método e seus usos em Processo de Separação" (número do registro: BR1020230148930)*, descreve um método para obter membranas de óxido de grafeno reduzido (rGO). Esse método possibilita a obtenção de membranas rGO com alto grau de redução, estabilidade, homogeneidade e forte aderência em substratos porosos, sendo adequadas para aplicações que envolvem separações de espécies iônicas, moleculares e biológicas em fase líquida e gasosa, como o tratamento de águas e efluentes industriais e/ou purificação de gases.
Essa inovação, assim como o objetivo principal do projeto desenvolvido em parceria com a Petrobras, visa aumentar a eficiência do processo de osmose reversa e, consequentemente, reduzir os altos custos operacionais. Isso é alcançado através de três aspectos principais: i) aumento do tempo de vida útil das membranas de osmose reversa; ii) aumento da resistência química das membranas ao cloro; e iii) aumento da eficiência energética do processo.
O MackGraphe sente-se honrado por essa conquista e parabeniza a Profa. Camila M. Maroneze e toda a equipe de pesquisadores e alunos envolvidos neste importante projeto.
Inventores: Camila M. Maroneze; Cecilia C.C. Silva; Sergio H. Domingues; Leandro Hostert; Marcos Alves dos Santos; Matheus Santos Dias; Marcus Vinicius de Paiva; Rodrigo Suhett de Souza; Ricardo A. Cid da Silva e Haline Bachmann Pinto. 2023, Brasil. Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020230148930, título: "PROCESSO DE OBTENÇÃO DE MEMBRANAS DE ÓXIDO DE GRAFENO REDUZIDO, REATOR PARA REALIZAÇÃO DO REFERIDO PROCESSO, MEMBRANAS DE ÓXIDO DE GRAFENO REDUZIDO OBTIDAS DESSE PROCESSO E SEUS USOS EM PROCESSO DE SEPARAÇÃO" , Instituição de registro: INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito PCT: 25/07/2023 Instituiçã financiadora: Petrobras