Laboratório de Finanças
A Universidade Presbiteriana Mackenzie possui, no seu campi de Higienópolis, um laboratório de finanças - o Finance Lab Mackenzie & BLK. Numa concepção moderna e inédita no Brasil, o laboratório conta com a parceira da BLK, que fornece toda tecnologia e suporte presentes na Brasil Bolsa Balcão (B3). Dessa forma, o laboratório de finanças pode operar como uma corretora de valores, sendo algo inédito em uma escola de negócios no Brasil. Além dos dados de alta frequência e de informações em tempos reais sobre o mercado de capitais, o laboratório também possui terminais da Bloomberg e plataformas de dados econômico-financeiros da Economatica (TC) e Capital IQ Pro (S&P). O objetivo do Finance Lab Mackenzie & BLK é fornecer um espaço de alta tecnologia e infraestrutura moderna para a realização de pesquisas de ponta na área de finanças, além de cursos, treinamento e capacitação à comunidade mackenzista e aos profissionais e empresas que atuam nos mercados financeiros e de capitais.
Bloomberg
A Bloomberg é um dos principais provedores mundiais de informação para o mercado financeiro. O terminais de informações da Bloomberg estão presentes em quase 100% dos bancos, fundos de investimentos, corretoras e seguradoras no mundo. Entre suas principais funções estão: i) Fornecer informações sobre todas as classes de ativos e empresas — renda fixa, ações, câmbio, commodities, derivativos, dados das demonstrações financeiras, detalhamento dos scores de ESG etc, ii) Oferecer informações integradas em um único local e entregues em tempo real ao seu computador ou aparelho móvel e iii) Proporcionar acesso a notícias, analytics, ferramentas de portfólio e risco, comunicações, gráficos e negociação eletrônica. O terminal também inclui: i) Dados Bloomberg - Dados de informações de referência sobre ativos e derivados, anúncios de eventos corporativos, dados financeiros de empresas e preços diários/históricos, ii) Bloomberg News – Informações obtidas a partir de mais de 2.400 profissionais de jornalismo em 150 escritórios no mundo todo, a Bloomberg publica mais de 5.000 notícias diariamente, distribuídas para leitores em mais de 160 países, iii) Pesquisa - Cobertura de todo o ciclo de vida de suas pesquisas, desde a geração e confirmação de ideias até a publicação, colaboração, desempenho e compliance, iv) Liquidez - Acesso a preços de milhares de colaboradores e mercados de execução em tempo real.
Capital IQ Pro
A Capital IQ Pro é uma base da S&P Global Market Intelligence que contém dados atuais e históricos de empresas de capital aberto e fechado em nível global. Ela disponibiliza conteúdo de mais de 62 mil empresas listadas em bolsa, representando 99% do valor de capitalização global. Entre esses dados, constam: demonstrativos financeiros, informações de mercado e de profissionais, estimativas, estrutura de propriedade, transações de fusões e aquisições, valuation, emissões públicas, ratings, dados macroeconômicos históricos e projetados, transcrição de eventos corporativos, dados de startups, notícias e fatos relevantes. Com relação aos seus diferenciais - comparativamente a outras bases - destacam-se os dados de 18 milhões de empresas de capital fechado a nível global; 950 mil startups em early stage; mais de 1 milhão de transações, incluindo fusões e aquisições, rodadas de investimento e ofertas públicas de ações; dados de ESG; notícias da Dow Jones; dados macroeconômicos provenientes da The Economist, com série histórica e projeções para mais de 190 países; dados aprofundados para os setores de metais e minérios, energia, tecnologia, mídia, telecomunicação, real estate e instituições financeiras; dashboard customizável para acompanhamento de empresas, índices de mercado, notícias e documentos, bem como a possibilidade de acesso via aplicativo para celular e tablet.
Economatica
A base de dados Economatica pertence ao Grupo TC, tendo sido fundada em 1986. Ela possui dados contábeis, quantitativos e qualitativos das companhias, carteiras e evolução de patrimônio de fundos de ações, multimercados, renda fixa, cambiais, private equity, fundos de investimento em direitos creditórios (FIDCs), fundos de investimento imobiliário (FIIs), dados de precificação de ativos de renda fixa como debêntures e títulos públicos, macroeconômicos - incluindo inflação, commodities, moeda, índice de ações e de renda fixa – do mercado brasileiro, sobretudo. 100% dos dados provêm de fontes primárias como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), Brasil Bolsa Balcão (B3) ou similares. A plataforma disponibiliza ainda dados de empresas listadas nos Estados Unidos, de empresas estrangeiras com American Depositary Receipts (ADRs) emitidas, além de todas as cotas dos Exchange Traded Funds (ETFs) negociadas. Tais informações permitem potencializar a publicação de papers de universidades da América Latina, Estados Unidos e Europa. Além disso, a base viabiliza a construção de modelos de tela com conteúdo diferentes de acordo com a necessidade do usuário (slides, gráficos, atualizações, etc.).