Centro Mackenzie de Pesquisa sobre Infância e Adolescência

O Centro Mackenzie de Pesquisa pela Infância e Adolescência (MackInfA), estabelecido em 2021, visa promover o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. Através da interdisciplinaridade, integra áreas como Psicologia, Educação, Medicina, Neurociência, Economia e Direito para gerar conhecimento e inovação em práticas e políticas públicas. As atividades do MackInfA visam melhorar a vida de jovens e suas famílias, contribuindo para o avanço científico e metas de desenvolvimento sustentável. O MackInfA possui oito salas de coleta/avaliação, além de espaços para pesquisadores e alunos. Equipamentos como espectroscopia funcional de infravermelho próximo, rastreamento ocular, sistema de medidas periféricas e baterias neuropsicológicas computadorizadas são utilizados em suas atividades.


Equipamento Multiusuário FAPESP - fNIRS

Apresentação

O MackInfA sedia um equipamento de Espectroscopia Funcional no Infravermelho Próximo (fNIRS), no âmbito da colaboração do Programa de Pós- graduação em Ciências do Desenvolvimento Humano com o Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano (FAPESP-Natura). Trata-se de um equipamento multiusuário (financiamento FAPESP), disponível para uso (mediante análise e aprovação da solicitação) por pesquisadores e seus alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorandos de instituições de ensino e pesquisa, públicas ou privadas, do Estado de São Paulo e de outros Estados.

Equipamento: fNIRS de 16 fontes e 32 detectores com sistema de neuronavegação

Marca: Rogue Resolutions

Modelo: Brainsight® 32 channel NIRS system

Ano de aquisição: 2018

Financiamento: FAPESP Processos nº 2017/26910-4 (aquisição); 2021/06693-4 (upgrade número de canais)

Equipe

Coordenadora do MackInfA

Prof.ª Dra. Ana Alexandra Caldas Osório

 

Grupo Gestor

Prof.ª Dra. Alessandra Gotuzo Seabra

Prof.ª Dra. Ana Alexandra Caldas Osório

Prof.ª Dra. Cristiane Silvestre de Paula

Prof.ª Dr. Luiz Renato Rodrigues Carreiro

Prof.ª Dra. Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira

 

Técnica de Laboratório

Patrícia Pereira de Araújo

Contatos


Aplicações

A espectroscopia funcional no infravermelho próximo (fNIRS, no acrônimo inglês de functional Near-Infrared Spectroscopy) é uma técnica hemodinâmica de avaliação da atividade funcional do cérebro humano. Trata-se de uma técnica de neuroimagem que permite a aferição não invasiva de mudanças na concentração de oxi e desoxihemoglobina no córtex cerebral.

O presente EMU é composto por um sistema de fNIRS com 16 fontes e 32 detectores, com neuronavegação, permitindo não apenas a coleta de dados relativos à atividade cortical, mas também uma colocação mais precisa dos optodos (caso estejam disponíveis dados estruturais do participante). O EMU permite ainda a integração multi-modal com tDCS e EEG.


Procedimentos e regras

Os pesquisadores interessados no uso do fNIRS serão acompanhados por uma técnica com formação e capacitação adequadas para o manuseio e utilização plena do equipamento. Esta técnica será ainda responsável pela assistência e treinamento dos usuários. Dada a complexidade do equipamento, e no sentido de preservar a sua integridade, os pesquisadores interessados no uso serão acompanhados pela técnica e realizarão todo e qualquer procedimento sob sua supervisão. Não obstante, os usuários deverão ter conhecimento e obedecer às normas de segurança definidas e usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) necessários.

Os pedidos para utilização do equipamento devem ser feitos seguindo os seguintes critérios (aplicáveis quer a usuários internos ao Mackenzie, quer externos):

Os pedidos deverão ser apresentados com antecedência mínima de 60 dias úteis em relação à data pretendida. A análise e aprovação da solicitação é feita pelo Comitê Gestor, que comunicará sua decisão ao proponente via e-mail.

  • Para realização do pedido, interessados deverão preencher o formulário disponível em: https://www.mackenzie.br/mack-laboratorios-multiusuarioslaboratório.
  • A solicitação deverá ser feita pelo responsável pela pesquisa. No entanto, este poderá designar uma pessoa responsável pela coleta e análise dos dados, que irá interagir com a técnica da UPM.

Todos os contatos com a técnica responsável deverão ocorrer em dias úteis e dentro dos horários comerciais, ou seja, das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00 horas. Os horários de uso do equipamento deverão integrar-se igualmente neste período.

Os membros do comitê gestor do EMU não serão responsáveis pelos dados obtidos pelos usuários, nem pela sua análise. Consequentemente, na ausência de colaboração prévia, os membros do comitê gestor não deverão constar como co-autores das publicações dos usuários onde sejam reportados resultados com o uso do fNIRS. No entanto, qualquer publicação deverá conter a seguinte informação na seção de Agradecimentos/Acknowledgments: Pesquisa realizada com o apoio do Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie/ Research supported by the Center on Applied Research on Wellbeing and Human Behavior and the Center for Biological and Health Sciences at Mackenzie Presbyterian University.

A UPM será responsável, no período mínimo de 7 anos, pelos recursos humanos para operação deste equipamento assim como manutenção do seguro. Posteriormente, estes serão da responsabilidade dos usuários por meio do rateio dos custos relativos ao conserto e manutenção do EMU.