A Bossa Nova volta ao palco do Mackenzie

15 de June de 2023 | Cultura Universidade Destaque

A Bossa Nova voltou para sua segunda casa. Na noite de quarta-feira, 14 de junho, o auditório Ruy Barbosa foi palco da peça Almanaque Bossa Nova - O Musical, organizado pela Coordenadoria de Arte e Cultura (CAC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). 

O espetáculo narrou a trajetória do gênero musical 100% brasileiro, que nasceu no meio da brisa marinha do Rio de Janeiro, mas que teve seu momento decisivo em meio ao concreto paulistano: sua canção mais conhecida fez sucesso primeiro em São Paulo antes de conquistar o mundo. 

A relação do ritmo com a capital paulista guarda um fato curioso, que envolve diretamente o Mackenzie. A primeira apresentação da Bossa Nova, do grupo que fazia os primeiros shows do ritmo, foi realizada no mesmo palco do auditório Ruy Barbosa, em 1961. Dois anos depois, no dia 14 de junho de 1963, outra apresentação da “turma da Bossa Nova” no Mackenzie marcou de vez o fortalecimento do ritmo nacional.

Depois de 60 anos, o grande público presente no Ruy Barbosa pôde testemunhar a narrativa da trajetória do ritmo, desde os antecedentes, com a criação de fãs-clubes de cantores de jazz, passando pela gênese do ritmo com as primeiras batidas do violão de João Gilberto e pelo momento mais glorioso com a apresentação no Carnegie Hall, em Nova York, até o fim melancólico do movimento após o golpe militar de 1964. “A Bossa Nova saiu da praia e foi atropelada por um tanque militar. As músicas de exaltação da beleza carioca deu lugar às canções de protesto contra o regime que se instaurou”, dizem os atores no espetáculo.

“É um acontecimento para fazermos um show em homenagem à Bossa Nova, no mesmo teatro em que teve o primeiro show do ritmo em São Paulo, quando a Bossa Nova ainda não tinha tanto prestígio”, celebrou o diretor cênico de espetáculo da CAC, Leandro Pacheco.

Durante o musical, foram apresentadas as principais canções da Bossa Nova, como "Chega de Saudade", de João Gilberto; além de "Copacabana" e "Garota de Ipanema", de Tom Jobim; com direito a uma interpretação cômica de "Lobo Bobo", de João Gilberto, por uma dupla de fantoches. 

As canções foram interpretadas pelo Coro Jovem Cênico e pela Banda CAC. O musical contou ainda com a participação do Grupo de Teatro 1, mantido pela CAC. "A Universidade continuará investindo em projetos culturais como esse. O nosso coração gosta e sempre pede mais por isso”, prometeu o reitor da UPM, Marco Tullio de Castro Vasconcelos. 

“Foi uma loucura o processo de montagem. Começamos a montar o texto em janeiro, antes mesmo dos ensaios do Coral. Então a CAC começou a fazer parte da banda. Foi um trabalho feito por muitas mãos, foi um quebra-cabeça que fomos juntando. Então se tornou um espetáculo de muitos fragmentos, assim como um almanaque”, finalizou Pacheco, explicando o nome que o evento carrega.

Notícias Relacionadas

Essas Mulheres: canções de Chico Buarque ganham vida no palco do Mackenzie

Interpretado pelo Coro Jovem Cênico, musical retratou a presença do feminino nas músicas do artista 

Cultura

Espetáculo celebra 40 anos do lançamento do álbum "O Grande Circo Místico"

Apresentação também marca celebração de 80 de Edu Lobo, grande nome da música brasileira

Cultura

Não perca a nova apresentação de Almanaque Bossa Nova - O Musical

Espetáculo aberto ao público conta a história do ritmo mais brasileiro de todos os tempos

Cultura

Sociedade Bíblica do Brasil realiza evento no Mackenzie

Igreja e a pessoa com deficiência será tema ministrado por Ely Pietro

Eventos

Homenagem e emoção marcam a primeira audição da ELMMAC

Evento foi organizado para alunos apresentarem os aprendizados musicais

Cultura

Febre Maculosa: entenda o que é e como se prevenir

Especialista aponta que a doença é grave, mas pode ser evitada com alguns cuidados básicos 

Atualidades

Antigo Coro Infantil se reúne e canta Milton Nascimento no Notas Musicais

Formado nos anos 1990, grupo se reuniu novamente para canção especial do cantor mineiro  

Cultura

Coral Jovem Cênico comemora 20 anos no Notas Musicais

Grupo convoca coristas das antigas e, juntos, interpretam um clássico da música nacional

Cultura

Canção de Villa Lobos é interpretada em nova edição do Notas Musicais

Pianista do Mackenzie interpreta Valsa da Dor, música do compositor brasileiro 

Cultura

Coro Jovem Cênico interpreta canção dos Beatles no Notas Musicais

Programa desta terça-feira celebra fundação da banda inglesa 

Cultura

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades