Febre Maculosa: entenda o que é e como se prevenir
19 de June de 2023 | Atualidades Saúde e Bem-Estar Faculdade Paraná Destaque
O recente surto de febre maculosa desperta atenção dos médicos e da sociedade. Os primeiros casos surgiram no início de junho, após um evento em uma fazenda com aproximadamente 3 mil pessoas, na região de Campinas, interior de São Paulo.
Importante ressaltar que a doença não é transmissível e já era conhecida. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2023 foram confirmados 60 casos de febre maculosa e 11 óbitos. No ano passado, foram 190 casos e 70 mortes.
De acordo com o médico infectologista e docente de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR), Marcelo Eichholzer de Oliveira, a febre maculosa é uma doença infecciosa transmitida por carrapatos do gênero Amblyomma sp, e causada pela bactéria Rickettsia rickettsii.
“A doença recebe esse nome devido à presença de manchas vermelhas, as máculas, na pele dos pacientes. Quando uma pessoa é picada por um carrapato infectado, encontrado principalmente em animais selvagens, como capivaras e cavalos, a bactéria Rickettsia rickettsii é transmitida para o organismo, levando ao desenvolvimento da febre maculosa”, explica o médico.
Os sintomas são semelhantes aos da gripe: febre alta, dor de cabeça intensa, dores musculares e cansaço. Após alguns dias, outros sintomas são apresentados, como as manchas vermelhas, náuseas, dor abdominal e confusão mental. “Importante ressaltar que os sintomas variam de pessoa para pessoa e nem todas apresentam todos os sintomas”, destaca Oliveira.
Para evitar casos graves, é necessário procurar um médico para a prescrição de tratamento imediato que, geralmente, consiste em antibióticos. “Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, maiores são as chances de recuperação completa”, afirma.
Prevenção
A principal forma de prevenção é evitar o contato direito com o transmissor, no caso, o carrapato. Para isso, evite áreas de mata, campos e outros espaços rurais. Se for necessário ir a esses locais, use roupas de manga longa, calças compridas e sapatos fechados. Também é recomendado o uso de repelentes, tanto na pele quanto nas roupas.
Ao retornar para casa, faça uma inspeção cuidadosa no corpo e, caso encontre algum carrapato, remova-o com uma pinça ou instrumento adequado. Fique de olho nos seu animalzinho de estimação, pois o carrapato também pode ser encontrado neles. O ideal é protegê-los com repelentes e deixar a tosa em dia.
O médico Marcelo de Oliveira reforça que a prevenção e o diagnóstico precoce são fundamentais para garantir a recuperação completa do paciente. Em caso de suspeita, procure atendimento médico imediato.
Notícias Relacionadas
Qdenga: a esperança contra a dengue no Brasil
Especialistas do Mackenzie explicam funcionamento e estudos sobre o imunizante
Saúde
HUEM realiza caminhada e encerra com sucesso a SIPAT 2023
Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalhos (SIPAT) promoveu ambiente de trabalho mais seguro
Hospital Paraná
Vestibular Medicina Mackenzie 2024: FEMPAR abre processo seletivo
Período de inscrições termina dia 12 de agosto, às 16h
Faculdades
A Bossa Nova volta ao palco do Mackenzie
Espetáculo contou a história do gênero musical 100% brasileiro
Cultura
Vacina contra o câncer de pele: especialista do Mackenzie esclarece o processo de desenvolvimento
Avanços promissores na pesquisa trazem esperança para o tratamento do melanoma
Saúde
Pandemia X Trabalho: os impactos no mundo corporativo
Professor mackenzista reconhece modelo híbrido ideal para o desenvolvimento de ideias criativas e habilidades socioemocionais
Especial Covid-19
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa