Bola de Ouro 2024: professor de Jornalismo do Mackenzie comenta sobre a premiação

30 de October de 2024 | Atualidades Destaque

No fim da tarde desta segunda-feira, 28 de outubro, o Théâtre du Châtelet, em Paris, foi palco de uma das cerimônias mais esperadas do futebol mundial, a entrega da Bola de Ouro, concedida pela revista France Football. Contudo, o que era para ser uma celebração do talento futebolístico, tornou-se um momento de críticas após a derrota de Vinicius Jr., jogador do Real Madrid, para Rodri, do Manchester City.  

A decisão do Real Madrid de “boicotar” a cerimônia, com a ausência de seus representantes, demonstrou a insatisfação do clube e dos torcedores com o resultado, que consagrou o jogador espanhol do time inglês, como melhor jogador do mundo, causando polêmica sobre os critérios de escolha e as injustiças que podem cercar a premiação. 

Vini Jr., conhecido pela habilidade e velocidade em campo, foi decisivo na temporada passada, ajudando o time merengue a alcançar excelentes resultados tanto na Liga dos Campeões quanto no Campeonato Espanhol. Com a boa atuação, para muitos ele era o candidato favorito à Bola de Ouro. Mas, a premiação optou por Rodri, que, além do desempenho consistente pelo Manchester City, teve papel relevante na conquista da Eurocopa pela seleção espanhola.  

Isso gerou críticas não apenas dos torcedores brasileiros, mas também de vozes influentes do futebol e da imprensa mundial, que questionam o que consideram um desrespeito ao jogador brasileiro. 

Para entender as razões por trás da escolha, é importante conhecer o funcionamento da premiação. A Bola de Ouro é decidida por um colégio eleitoral composto por 100 jornalistas, cada um representando um dos 100 primeiros países no ranking da FIFA.  

Segundo o professor de Jornalismo Esportivo, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Anderson Gurgel, trata-se de uma premiação semelhante ao Oscar, porém no futebol, na qual um grupo de pessoas aptas a votar, escolhem os jogadores que, em sua visão, se destacaram na temporada. “Como todo prêmio, sempre surgem polêmicas, injustiças e discussões. O voto reflete o que pensa uma média de pessoas e sempre expõe questões subjetivas e humanas, que refletem a sociedade”, afirmou Gurgel. 

O comportamento de Vini Jr., considerado provocador por alguns críticos europeus, também foi um ponto citado por jornalistas e comentaristas. Alguns veículos na Espanha chegaram a comentar que a premiação de Rodri representaria a “Bola de Ouro dos valores”. 

Na visão de Gurgel, essa decisão e os critérios empregados podem refletir preconceitos estruturais que vão além das estatísticas e números de cada jogador. “O futebol europeu e a cultura europeia têm dificuldade para lidar com o racismo, uma questão que persiste ano após ano. A situação com Vini Jr. mostra que o problema está longe de ser resolvido, e o que ele provoca, ao não se vitimizar, mas ao se colocar como combatente, parece incomodar muita gente”, disse Gurgel. 

A escolha de Rodri sobre Vini expõe não apenas um descontentamento esportivo, mas também uma questão mais profunda que envolve os votantes e os desafios sociais que cercam o esporte.  

Para o Real Madrid, a exclusão de Vinicius soou como uma injustiça que não se limita ao campo esportivo, mas toca em questões sociais e culturais mais amplas. Mesmo com o boicote do clube à cerimônia e com os debates acalorados que essa decisão gerou, o caso expôs o quanto o futebol, enquanto reflexo da sociedade, ainda precisa avançar no enfrentamento de problemas como o racismo.

Notícias Relacionadas

MackLab: insights do setor varejista em café com líderes

Evento reuniu grandes nomes do setor varejista para tratar do futuro do varejo, como transformação digital, IA e sustentabilidade

Economia

Nobel em detalhe: Medicina

Professora do Mackenzie comenta premiação que condecorou pesquisas na área de biologia molecular 

Pesquisa e Inovação

Mack Integridade realizará o II Congresso de Transição Energética

O evento discutirá as últimas tendências e desafios da transição energética no Brasil

Acontece no Mackenzie

Mackenzie recebe workshop internacional SP Meeting 2024 Climate Change

 Mackenzie une diversos profissionais para discutir o desafio da cooperação global para adaptação urbana

Atualidades

Diretor da FAU Mackenzie palestrará na I Semana de Desenvolvimento Territorial

Evento acontece entre os dias 29 de outubro e 01 de novembro 

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades