Dia do Psicólogo: Como manter a saúde mental em tempos de pandemia?
27 de August de 2020 | Covid-19 Atualidades Cotidiano Universidade Destaque
Nesta quinta-feira, 27 de agosto, comemora-se o Dia do Psicólogo. A data marca o reconhecimento por lei da profissão, assinada pelo presidente João Goulart, em 1962. O trabalho deste profissional sempre foi importante, mas ganhou destaque especial neste ano por conta da pandemia de covid-19 e suas consequências, como isolamento social, alteração de rotinas e etc.
Durante a pandemia, os índices de doenças aumentaram consideravelmente. Uma pesquisa feita pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), divulgada em maio, mostrou que, ainda nos primeiros dias de isolamento social e quarentena, o número de casos de depressão aumentou 90% no Brasil. Outros problemas psíquicos também tiveram aumento significativo, como a ansiedade, que cresceu 71% entre os brasileiros.
“Há uma dificuldade em criar uma rotina, entender o novo normal, o que faz com que algumas pessoas desenvolvam sintomas e problemas psíquicos”, explica o coordenador do curso de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Fabiano Fonseca da Silva. A perspectiva de uma grande crise financeira e social, provocada pela paralisação de diversas atividades econômicas durante a pandemia é outro fator que pode provocar danos para a saúde mental.
Um outro motivo se relaciona à necessidade que possuímos de manter contato físico com pessoas queridas. Por isso, por conta do isolamento social, passamos a sentir falta de abraçar pessoas queridas, por exemplo. O ser humano é um ser social.
Então, como podemos encarar perspectivas desanimadoras e momentos de crise mantendo a saúde mental em dia? Uma boa dica é procurar um psicólogo e manter um tratamento profissional. Afinal, este especialista é preparado para ajudar o ser humano a lidar com as mais diversas questões do cotidiano da vida, auxiliando a sintetizar e racionalizar os sentimentos confusos e incompreensíveis.
“É necessário um equilíbrio para que possamos suportar esse período de isolamento que, aos poucos, se flexibiliza. Além disso, a relação com as pessoas próximas é fundamental, assim como garantir o nosso espaço e respeitar o das pessoas com as quais convivemos”, aponta o coordenador.
Silva ainda dá algumas recomendações para que a saúde mental fique em ordem neste período. “Construir uma nova rotina, que agora deve considerar um maior período em casa; lidar com os relacionamentos, que ficam mais intensos e contínuos. Esse dia a dia envolve respeitar e integrar o espaço dos outros com os quais convivemos”, diz. Cozinhar, estudar, jogar e praticar esportes podem ser boas alternativas também, de acordo com o professor.
Notícias Relacionadas
Faculdade de Direito promove encontro sobre saúde mental na universidade
Evento será aberto ao público interno e externo
Mensagem Amiga
Dia Mundial Sem Tabaco: CCBS promove evento de conscientização para alunos do Ensino Médio
Uso do cigarro eletrônico e promoção do bem-estar foram pauta das ações
Saúde
De 13 a 20% das crianças e jovens do Brasil e do mundo têm problemas de saúde mental
Estudo revela que o estigma entre os pais também é uma barreira
Pesquisa e Inovação
Drive-Thru Solidário arrecada 2,6 toneladas de alimentos em doações
Evento foi feito como parte da tradicional recepção aos novos alunos do Mackenzie
Covid-19
Webinar: Reflexões interdisciplinares sobre a pandemia da Covid-19
Encontro será realizado no dia 03 de setembro e conta com time diversificado de profissionais
Covid-19
MackVida discute vacinas e novas perspectivas sobre covid-19
Debate on-line ocorre dentro do projeto do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade
Covid-19
Vozes da Literatura em Língua Portuguesa serão tema do Diálogos
Encontro discutirá os Estudos Lusófonos e a construção das vozes literárias femininas
Cultura
Estamos cansados do distanciamento social?
Neurociência explica motivos que levam pessoas a se arriscarem durante a pandemia do coronavírus
Covid-19
Conheça os impactos psicológicos e sociais da quarentena
Saiba como evitar os efeitos negativos do isolamento nesse período
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa