De 13 a 20% das crianças e jovens do Brasil e do mundo têm problemas de saúde mental
18 de May de 2022 | Pesquisa e Inovação Universidade Destaque
Uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Inglaterra em parceria com professores brasileiros, dentre eles, uma docente mackenzista, destaca o papel fundamental de mães/cuidadores como porta de entrada para o sistema de tratamento para crianças e jovens com transtornos psiquiátricos. O estudo faz parte do APPLAUSE, do Reino Unido, do qual faz parte a professora de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, dra. Cristiane Silvestre de Paula, professora adjunta do programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento e membro do Centro Mackenzie de Pesquisa sobre Infância e Adolescência, do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Dados da pesquisa revelam que de 13 a 20% desse público no Brasil e no mundo têm algum transtorno psiquiátrico e somente 1/3 recebe atendimento formal (psicólogo, psiquiatra, entre outros).
Silvestre pontua que a falta de estrutura é uma das principais barreiras para assistência formal no mundo, sendo difícil ser modificada por depender de verba e planejamento de políticas públicas. “Num país como o Brasil, a disponibilidade de serviços é baixa e desigualmente distribuída regionalmente. Os serviços informais (religião e autoajuda, por exemplo) acabam sendo uma saída, principalmente para famílias moradoras da periferia e de cidades pequenas, onde os profissionais especializados são mais raros. Verificamos que, junto com o estigma, esse foi um dos principais problemas, sendo que as famílias de baixa renda acabam sendo as mais prejudicadas”.
De acordo com ela, existe dificuldade, vergonha e preconceito das famílias levarem seus filhos para serviços porque não querem que a sociedade saiba que seus filhos têm problema de saúde mental. Isso é particularmente mais evidente em serviços formais como CAPS ou profissionais como psiquiatras, por exemplo. “Se os pais não aceitam, não levam seus filhos para o tratamento, levando ao pior prognóstico. Isso é modificável por modelos de intervenção de desestigmatização”, afirma.
O total de 1.400 famílias de crianças e jovens (10 a 19 anos) de São Paulo e Porto Alegre foram seguidas por um período de quatro anos, como parte dos estudos High risk cohort study for psychiatric disorders e APPLAUSE. As mães participaram de uma entrevista onde responderam um longo protocolo com instrumentos padronizados e validados, cobrindo, entre outros, os seguintes aspectos: (1) uso de serviços formais e informais na assistência a problemas de saúde de crianças e jovens, além de barreiras e facilitadores de acesso a esses serviços, (2) transtornos psiquiátricos na infância/adolescência e seu impacto em atividades cotidianas, e (3) características da mãe/cuidador: nível de escolaridade, classe socioeconômica, etnia, saúde mental, e estigma em relação a saúde mental. Foram utilizados modelos de regressão logística para testar a hipótese principal da pesquisa: maior estigma entre mães levaria a menor uso de serviços de saúde mental para seus filhos.
O primeiro artigo com o resultado sobre uso de serviços dessas crianças e jovens brasileiros foi publicado na revista European Psychiatry, do Grupo Cambridge University Press, sob autoria da professora Cristiane Silvestre de Paula e colaboradores, incluindo a coordenadora do APPLAUSE, Sara Evans-Lacko. Os principais achados foram que estigma entre os pais impacta significativamente o acesso ao tratamento formal, enquanto famílias com menor poder aquisitivo tendem a usar mais serviços informais.
Notícias Relacionadas
Palestra discute saúde mental e programas de distribuição de renda
Evento também serviu para apresentar resultados do programa CHANCES-6
Eventos
Dia Mundial Sem Tabaco: CCBS promove evento de conscientização para alunos do Ensino Médio
Uso do cigarro eletrônico e promoção do bem-estar foram pauta das ações
Saúde
Mackenzista garante vaga no Campeonato Mundial Universitário de xadrez na Bélgica
Júlia Alboredo também vai competir no torneio Panamericano no México
Atualidades
Proteção a crianças e adolescentes é tema da abertura da Semana do CCBS
Evento contou com a participação da ONG Visão Mundial
Saúde
Mackenzie Alphaville comemora os 70 anos da Universidade com concerto de música
Evento é uma parceria com o Centro de Música Brasileira
Atualidades
Evento apresenta resultados da pesquisa CHANCES-6, sobre programas de distribuição de renda
Pesquisa internacional teve coordenação de professora mackenzista nas informações brasileiras
Pesquisa e Inovação
Pesquisa de professora mackenzista mostra relação entre saúde mental e questões sociais
Trabalho desenvolvido pela docente procurou analisar impactos de programas sociais na vida de crianças e adolescentes
Atualidades
Como fica a saúde mental dos participantes de um reality show?
Confira o bate-papo com o professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Atualidades
Dia do Psicólogo: Como manter a saúde mental em tempos de pandemia?
Para celebrar a data, conversamos com especialista sobre a importância dos cuidados com a psique
Covid-19
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa