Proteção a crianças e adolescentes é tema da abertura da Semana do CCBS
19 de May de 2022 | Saúde Eventos Campus Higienópolis Destaque
O Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) realizou nesta terça-feira, 17 de maio, a abertura da sua Semana Acadêmica, evento que tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de ter contato com diversas discussões, debates e pesquisas da área, além de palestras sobre mercado de trabalho. O evento foi realizado no campus Higienópolis.
No evento de abertura, foi realizada a palestra Desafios, avanços e limites no enfrentamento da violência sexual, que contou com apoio e participação da ONG Visão Mundial, que atua na prática de proteção a crianças e adolescentes. No encontro, foram apresentadas pesquisas e dados sobre a necessidade de se garantir segurança para pessoas em situação de vulnerabilidade.
De acordo com a pró-reitora de Graduação, professora Janette Brunstein, a Universidade é o melhor lugar para que ocorra esse tipo de debate, pois, além de promover base teórica, ela permite a transformação dos estudantes. “Aqui é onde a gente vai buscar todo o suporte acadêmico que vai preparar os profissionais que vão atuar nesse mercado e que podem fazer uma intervenção na sociedade, no sentido de promover melhoria da condição de vida e da proteção das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade”, disse a professora.
Já o diretor do CCBS, Jan Carlo Delorenzi, destacou a importância da realização da Semana Acadêmica na formação dos estudantes. “O nosso foco é o aluno, é preparado para o que eles precisam e que possam se preparar para o mercado de trabalho. Precisamos projetar qual o profissional que teremos daqui quatro ou cinco anos”, afirmou.
O presidente da Visão Mundial, Ismael Rocha, celebrou a parceria com a UPM e disse que este tipo de vínculo ajuda na transformação do mundo. “Queremos construir um mundo mais empático, um mundo que seja melhor do que foi hoje. Queremos ampliar essa parceria para que tenhamos resultados mais efetivos para conseguirmos construir um país mais justo”, declarou.
A coordenadora de extensão do CCBS, uma das organizadoras do evento, professora Camila Rodrigues, aponta que a programação do evento foi construída de forma a integrar todos os cursos da unidade acadêmica em torno do tema do atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.
“É um tema que a gente já vem trabalhando em diferentes cursos. Pensamos em integrar todos os cursos do CCBS e apresentar uma ata do nosso país de vulnerabilidade e, assim, convidar todos cursos a participarem também com ações extensionistas de pesquisa, envolvendo os alunos na participação dessa temática, visando uma transformação social para essa população”, apontou.
O evento ainda contou com a participação do pró-reitor de Extensão e Cultura, Cleverson Pereira de Almeida.
Debate
A palestra contou com a apresentação de uma pesquisa feita pela especialista de Proteção à criança da Visão Mundial, Marcia Monte. O estudo foi feito com uma metodologia diferenciada, em que se valoriza a escuta da criança e que se percebeu que houve um avanço no sistema de proteção e seguridade aos menores de idade.
“Não é aquela metodologia convencional de entrevista, a gente faz a oficina socioeducativa e a partir disso, escuta as crianças. Essa pesquisa é uma análise do sistema de garantia de direitos da rede de proteção, considerando as vozes dessas crianças, as vozes dos comunitários, dos pais e também as vozes dos operadores desse sistema, tudo a partir da percepção que eles têm, principalmente das crianças”, explicou a especialista.
Outro palestrante foi o professor de Psicologia da UPM, Marcelo Moreira Neumann, que apresentou avanços na legislação de proteção à crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade e ainda evidenciou as iniciativas do CCBS que buscam estudar e acolher essa população. De acordo com o professor, houve uma piora nos índices de casos de violência, por conta da pandemia de covid-19.
“Do ponto de vista da saúde mental, principalmente de crianças e adolescentes, realmente foi muito grande, então temos que trabalhar com essa fragilidade, dar um acompanhamento, oferecer canais de diálogo com essa população é fundamental para trabalhar a saúde mental”, afirmou.
Notícias Relacionadas
FDir realiza palestra aberta ao público externo sobre agronegócio brasileiro
Abertura do evento contará com a presença do ex-ministro da Agricultura e do presidente do IPM
Eventos
O Marechal da Paz: livro filatélico sobre Marechal Rondon é lançado
Editora Mackenzie promove narrativa usando selos
Cultura
De 13 a 20% das crianças e jovens do Brasil e do mundo têm problemas de saúde mental
Estudo revela que o estigma entre os pais também é uma barreira
Pesquisa e Inovação
Conhecimento e gratidão marcam encerramento da XX Semana do CCSA
Evento contou com presença massiva dos estudantes mackenzistas ao longo de todo período
Economia
Com professores internacionais, webinar discute desenvolvimento neural das crianças
Encontro on-line marca início do curso Neurociência da primeira infância, oferecido pelo Mackenzie
Eventos
Mackenzie oferece curso sobre Neurociência da Primeira Infância
Aulas têm início em outubro, com vagas limitadas
Mundo
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa