Ensino virtual: Como crianças e professores lidam com as aulas on-line?

13 de July de 2020 | Colégios Destaque São Paulo - Higienópolis Palmas Castro Brasília - Lago Sul Tamboré

Com as medidas de isolamento social impostas pelo atual momento de pandemia, a sala de aula foi reinventada por meio da tecnologia. Mas como manter o conteúdo atrativo sem deixar de lado a educação de qualidade?

Os Colégios Presbiteriano Mackenzie (CPM) desde o início do sistema de aulas remotas adotaram um programa pedagógico que se desenvolve por meio de sequências didáticas alternando momentos assíncronos e síncronos comprometido com o engajamento e interatividade com o aluno. Para a professora do 2º ano do Ensino Fundamental do CPM São Paulo, Vanessa Motta, é preciso utilizar as ferramentas disponíveis para fazer com que a tela pela qual o aluno assiste às aulas seja uma aliada da escola.

No CPM, além das videoaulas gravadas e atividades de todas as disciplinas serem acessadas via a plataforma Moodle, os estudantes podem interagir ao vivo com os professores por meio das lives de 45 minutos realizadas diariamente.

“Todos os alunos expõem pesquisas, tarefas, tiram suas dúvidas e construímos juntos o conhecimento. É o momento em que nos aproximamos, matamos a saudade e aprendemos juntos”, afirma a professora.

Outro ponto de encontro utilizado é o padlet, plataforma na qual os estudantes enviam as tarefas em formato de vídeo, fotos e músicas e todos podem ver os conteúdos postados. De acordo com a professora, trabalhar o conteúdo com imagens e sons faz com que o interesse do aluno seja maior e o estimula a participar. Além disso, as aulas contam com o IscoolApp, um aplicativo que permite ao professor se comunicar com os pais e solicitar com antecedência os materiais que serão necessários para determinada aula. 

Adaptações para o mundo virtual

Vanessa define como desafiadora a tarefa de conquistar a atenção dos alunos e que o principal objetivo da aula, além de transmitir o conteúdo, é fazer com que haja interação entre as crianças porque, segundo ela, esta é uma importante ferramenta na construção e fixação das matérias vistas em aula.

“Eles precisam participar da aula e não só ouvirem. A aula on-line precisa ser dinâmica e prazerosa”, completa Vanessa.

Alguns combinados são feitos a cada aula da professora Vanessa: deixar os microfones mutados, separar o material que será usado, estar em um ambiente adequado e cumprir as atividades propostas. Sempre é reforçado que o momento é de estudo e, desde o início da pandemia, Vanessa observou mudanças positivas no comportamento dos alunos.

“A distância provocou a vontade de estar perto. Eles querem participar das atividades, mostrar habilidades, ver os amigos e professores. Tornaram-se mais ativos e participativos”, finaliza a professora.

Outra boa novidade foi a aproximação da família com a escola, o que, antes da pandemia, nem sempre era possível. Como ainda são pequenos, muitos pais acompanham as aulas dos estudantes e, de certa forma, contribuem para a construção do conhecimento.

Dia a dia dos alunos

Para a aluna Ana Victoria Moraes de Almeida, do 5º ano do Ensino Fundamental do CPM, a aula on-line é muito diferente da presencial, porém a experiência tem sido positiva. Durante esse período, a aula que Ana Victoria destaca é a de História, pela maneira como a professora explica o conteúdo e pelos recursos utilizados, como vídeos, o que, segundo a aluna, possibilita maior interação em aula. A disciplina de Artes também é uma das que ela mais gosta, especialmente pela liberdade no uso dos materiais.


Ana Victoria durante os estudos 

Com o novo regime de aula, Ana Victoria criou uma rotina de estudos, o que a ajuda a manter uma linha de raciocínio. “Procuro fazer em uma ordem. Assisto a videoaula e já concluo as tarefas e formulários, e aí passo para outra matéria. Assim, até 13h30, estou livre e posso fazer outras coisas”, disse.

Segundo a aluna do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio Presbiteriano Mackenzie São Paulo, Manuela Canellas Tropiano, tanto as aulas presenciais quanto as on-line são legais. Quando não está no seu tempo livre, suas aulas prediletas são de Artes e Matemática. A primeira porque gosta muito de desenhar e a segunda porque se diverte aprendendo. 


Manuela assistindo aula on-line

Para não se distrair e conseguir ter um bom entendimento do conteúdo passado, Manuela prefere assistir às aulas em um ambiente sem brinquedos e olhar só para a tela do computador, com o objetivo de prestar atenção ao que a professora explica. “Procuro não fazer duas coisas ao mesmo tempo, como assistir aula e fazer uma outra atividade, porque isso me desconcentra”, relata. 

Outro aluno que precisou se organizar novamente foi o Miguel Kort de Lima, de 6 anos, que está no 1º ano do Ensino Fundamental do CPM. Sua mãe, Thais Kort, explica que, pelo filho apresentar o transtorno do espectro autista (TEA), ela precisa acompanhá-lo e participar também das aulas on-line. “Ele gosta de todas as atividades, desde que venham adaptadas e dinâmicas”, afirma.

Apesar de ser um desafio, Thais diz que está sendo muito gratificante fazer parte desse dia a dia e se dedicar ao desenvolvimento do filho.


Miguel e sua mãe, Thais, durante as atividades do Colégio

Em seu tempo livre, Miguel gosta de recortar figuras, assistir desenhos e brincar com os pais. Como explica Thais, assim como muitas famílias, foi necessária uma adaptação no início da pandemia. “Criamos uma nova rotina em casa para conciliar estudos, brincadeiras e atividades do lar”, finaliza.

Notícias Relacionadas

Mais do que uma obrigação, organização deve ser um hábito

Especialistas do Mackenzie são enfáticos e unânimes: cultivada desde as mais tenras idades, principalmente por meio de exemplos, a organização…

Colégios

Abertura do XIII Encontro de Educação Básica recebe chanceler do Mackenzie para palestra

Evento, direcionado aos educadores do Mackenzie, continuará nos próximos sábados – 19 e 26

Colégios

Mackenzie realiza XIII Encontro da Educação Básica

Totalmente on-line, evento relaciona a educação com abordagens históricas

Eventos

Dia dos Pais: a importância deste elo na educação dos filhos

Presença paterna no processo de aprendizagem ajuda na construção de afetos e na demonstração de bons exemplos

Colégios

Projeto horta: da escola para casa

Conheça a proposta para crianças da Educação Infantil do Colégio Mackenzie e seus benefícios 

Covid-19

Mundial de Nado Artístico com participação da Mackenzista será transmitido no YouTube e no Facebook

Alice representará o Brasil na categoria Juvenil contra atletas de 30 países nos dias 25 e 26 de julho

Esportes

Dicas para as crianças aproveitarem melhor as aulas on-line

Professora do Colégio Mackenzie criou uma lista para ajudar no momento do estudo

Covid-19

Menos atividades, muito mais sobrepeso

Movimentamos cada vez menos o corpo e comemos de forma cada vez menos saudável; nossa sociedade enfrenta uma verdadeira epidemia da obesidade

Atualidades

Bibliotecas físicas na era digital

Integradas à dinâmica escolar, ainda que na era digital, as bibliotecas exercem um papel preponderante na formação de cidadãos críticos e bem…

Colégios

Colégios Mackenzie tomam medidas para retorno das aulas presenciais

Mesmo sem uma data definida, colégios já se preparam para receber alunos em segurança 

Covid-19

Uso de smartphones: qual o limite entre o uso consciente e o vício?

Pais e escola têm um papel fundamental na orientação para que os jovens façam uso saudável da tecnologia

Atualidades

mulher se alongando sobre colchonete
Quais são os benefícios de fazer alongamento?

Prevenir lesões e preparar o corpo para atividade física são alguns dos pontos positivos na prática do exercício   

Esportes

Na foto, uma menina ruiva, de cabelos lisos, está sentada em cima de uma mesa, lendo um livro, com outros livros do lado e muitos lápis em um potinho. A foto foi tirada em frentre a uma janela.
Como estudar em casa com as crianças?

Planejamento e rotina ajudam pais e alunos 

Covid-19

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades