Faculdade de Direito recebe professora da Escola Internacional da Suíça

13 de August de 2019 | Mundo Parcerias Universidade Campus Higienópolis Destaque

No dia 12 de agosto, a Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, recebeu a especialista em Direito Contratual Internacional e reitora da Escola Internacional da Suíça, Ingeborg Schwenzer, para a abertura do curso Comparative Contract Law, em parceria com o Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara do Comércio Brasil-Canadá (a Cam-CCBC). O curso faz parte do Exchanging Hemispheres, programa de internacionalização da FDir.

O direito contratual, tema central do curso, difere de um país para o outro. A ideia de comparar os sistemas de contratos dentro do ambiente acadêmico é relevante porque este é o principal instrumento legal utilizado pelas empresas. “Por isso, acertamos em trazer a principal autoridade em contratos internacionais em direito comparado”, diz Daniel Tavela, professor da FDir, referindo-se à Ingeborg, que será sua companheira ministrando as aulas do curso. Esta não é a primeira vez da professora no Brasil. “Eu venho muito para o Brasil, na verdade, eu amo o Brasil”, afirma empolgada.

Direito Contratual

Conforme explicam os professores, existem duas grandes famílias no direito:Common Law e Civil Law. Nos países que seguem a Common Law, os contratos, para serem validados, precisam ter uma troca específica e imediata, como, por exemplo, um pagamento. Enquanto no Civil, aplicado no Brasil, o mero acordo de vantagens já se constitui em contrato. “Só de eu falar que temos um acordo, nós temos um contrato”, completa Tavela.

No curso, os alunos poderão entender como essas diferenças e princípios impactam as regras vistas nos Códigos Civis e nos Códigos Comerciais. Outro ponto importante é a questão da atuação no mercado externo, afinal, segundo ele, o Brasil é um país que cada vez mais estabelece contratos internacionais.

Em momentos de acordo com países de diferentes sistemas legais, é crucial o entendimento do universo contratual, então é de extrema relevância ensinar aos estudantes que existe um mundo fora do próprio país. “A globalização está aumentando. Você tem que decidir qual lei se aplica para o país e há diferentes mentalidades das partes envolvidas”, pontua a especialista no assunto. 

Segundo o professor da FDir e um dos criadores do programa Exchanging Hemispheres, Pedro Buck, quando se compara diferentes sistemas, você abre seus horizontes. Você passa a identificar que culturas diferentes enfrentam o mesmo tipo de problema, além de trazer soluções semelhantes ou abordagens diferentes. “É muito interessante você ver como culturas distintas reagem a problemas idênticos. Não importa se o direito seja brasileiro, americano, alemão, os problemas são sempre muito semelhantes. A maneira como você vai reagir é diferente, então acho que esse é um lado muito interessante”, assinala ele.

Experiência além grade curricular 

João Marcelo Santiago, aluno do Direito, está no 3º semestre e em seu segundo curso de extensão do programa. “Foi uma ótima experiência. Eu não pensei que teria a oportunidade de ter aula com um professor de outro país durante a minha graduação, mas eu tive. As aulas são excelentes e os professores renomados”, destaca.

Luiza Kömel, secretária geral adjunta do Cam-CCBC, pontua ser de extrema importância trazer professores internacionais para o Mackenzie, especialmente porque assuntos como este não são vistos com profundidade na grade geral. “As pessoas que têm a oportunidade de entrar em contato com esse tipo conhecimento acabam adquirindo-o por meio de outras experiências acadêmicas, como nesse curso de extensão”.

Segundo Ingeborg, os alunos brasileiros são engajados quando se trata de estudar o direito no quesito internacional. “Eles são realmente bons estudantes e acredito que os advogados brasileiros vão, muito em breve, estar no topo do Direito internacional”, finaliza ela.

Sobre o programa

A FDir, junto à Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI), desenvolveu o programa Exchanging Hemispheres com o objetivo de potencializar a cultura internacional por meio de cursos de curta duração, visando universalização, interdisciplinaridade e trabalho de professores com métodos ativos. 

Um dos principais propósitos do Exchanging, segundo Buck, é permitir que professores e alunos de fora tenham a experiência internacional, mesmo sem sair do país. “Ir para fora é algo caro, então quando trouxemos este programa, na verdade, nós tínhamos o intuito de universalizar e democratizar o acesso às experiências internacionais”, diz ele. 

Notícias Relacionadas

Professora da FAU Mackenzie será entrevistada pela TV Cultura

Nascida em Paraisópolis, Ester contará sobre sua trajetória de vida e seus projetos

Atualidades

Palestrante à frente de plateia cheia
“Polícia não pode estar à mercê de ingerências políticas”

Delegada Raquel Kobashi Gallinati palestra na Semana do Advogado no Mackenzie

Ética e Cidadania

Participe do III Congresso Nacional de Direito Agrário

Evento acontece no Mackenzie Higienópolis, nos dias 22 e 23 de agosto

Eventos

Atos que viraram fatos: protestos no Brasil são tema de livro

Denise Paiero e Rosana Schwartz discutem manifestações de 2013 a 2016

Atualidades

Veterano, venha nos dar um feedback!

Já votou na Pesquisa de Avaliação de Serviços da Universidade?

Notas e Esclarecimentos

óculos sobre páginas de livro
Mackenzie Campinas recebe jurista internacional no I Simpósio Esmat 15

Evento em 16 de agosto reúne magistrados para debater 100 anos do Constitucionalismo de Weimar

Atualidades

Curso de liderança na Holanda: influência da globalização e cultura no cenário internacional

Mackenzie oferece módulo internacional direcionado aos alunos de especialização 

Cultura

Curso de Gestão Internacional em Portugal

Mackenzie oferece módulo com foco nos alunos da especialização

Economia

Da esquerda para a direita: André Pagani,  Richard Roe e Walter Bardenwerper.
Exchanging Hemispheres 2019

Confira a 3ª edição do programa internacional de verão da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Atualidades

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades