“Polícia não pode estar à mercê de ingerências políticas”
29 de August de 2019 | Ética e Cidadania Nossos Talentos Para Sempre Mackenzista Universidade Campus Higienópolis Destaque
Durante os trabalhos da Semana do Advogado, de 26 a 30 de agosto, promovida pelo Centro Acadêmico João Mendes Júnior, em parceria com a Faculdade de Direito (FDir) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), o campus Higienópolis recebeu, no dia 28, quarta-feira, a mackenzista Raquel Kobashi Gallinati, atual presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP) e Delegada de Polícia do Estado de São Paulo desde 2012.
Formada em Direito no Mackenzie, Raquel foi a primeira presidente mulher do SINDPESP, eleita com ampla maioria dos votos, e veio à Universidade para conversar com a nova geração de alunos. Compondo a mesa ao lado dela para falar da carreira de delegado estiveram Gustavo Mesquita Galvão Bueno, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP); Tania Prado, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo e da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (SINDPF e ADPF); e Arnaldo Rocha Junior, diretor de Mobilização, Logística e Assuntos Profissionais da ADPESP.
De acordo com Raquel, o maior desafio na atuação do delegado hoje em dia está na falta de autonomia institucional. “O que nos deixa totalmente vulneráveis a ingerências políticas de todas as formas, sejam econômicas, sociais. A falta de autonomia faz com que uma instituição de Estado, que é a polícia judiciária, tanto civil como federal, fique à mercê das equivocadas políticas de governo”, afirma.
Segundo ela, tais políticas equivocadas podem, muitas vezes, enfraquecer a instituição. “Temos a atribuição legal e constitucional de investigar, independentemente de quem seja e de qual crime tenha praticado, afinal, a lei vale para todos”, destaca Raquel.
A delegada pontua que a partir do momento que aqueles que estão temporariamente no poder tomam a polícia e, de forma manipulada, ardil e dolosa enfraquecem essa instituição, quem ganha é a criminalidade, em detrimento da sociedade, que fica desprotegida.
Em resumo, enfatiza Raquel, “o que falta é um projeto de emenda constitucional que nos dê a autonomia institucional que tem o Ministério Público, o poder Judiciário, a Defensoria Pública. Também temos de ter a nossa autonomia financeira, administrativa e institucional e, dessa forma, estaremos blindados de ingerências que manipulem e deixem a polícia como seu instrumento de impunidade”, complementa.
De volta ao lar
“É uma alegria falar sobre a carreira de delegado durante a Semana do Advogado aqui do Mackenzie. Também sou mackenzista e uma felicidade e nostalgia imensas me acometeram ao entrar aqui novamente”, comenta Raquel, que é formada em Direito pela FDir da UPM.
Ela, que ingressou no Mackenzie em 1994, afirma que sabia, já na época, qual era a carreira que queria seguir. “Tive como orientador Adalberto Camargo Aranha e minha monografia foi sobre delitos e penas, sempre amei Direito Penal”, relembra!
Para Raquel, é uma alegria voltar ao seu lar e poder falar com os mackenzistas, pois ela sente que o Mackenzie é uma família! “Voltar aqui e poder falar para geração que está vindo que vale a pena ser delegada de polícia, apesar de todas as dificuldades que passamos, é uma satisfação imensa”, finaliza ela.
Notícias Relacionadas
Mackenzie lança Centro de Estudos Avançados de Políticas de Integridade e Políticas Públicas em São Paulo
Autoridades públicas marcam presença no evento inaugural
Ética e Cidadania
Mackenzie participa de Workshop sobre policiamento na Tríplice Fronteira
Cooperação entre policiais do Brasil, Argentina e Paraguai foi tema da discussão
Parcerias
O olhar do Direito sobre Políticas Públicas
Livro lançado pela Editora Mackenzie discute questões de Estado e mercado
Ética e Cidadania
Relação entre Inteligência Artificial e Justiça é tema de debate no Mackenzie
A tecnologia e sua relação com o cotidiano jurídico permeia diversos temas comentados por convidados
Eventos
Faculdade de Direito recebe professora da Escola Internacional da Suíça
Direito contratual é foco de curso no Mackenzie
Mundo
Direito do Mackenzie recebe Selo OAB Recomenda
Principal critério de qualidade para ensino jurídico no país reconheceu cursos em São Paulo e Campinas
Atualidades
Direito mackenzista alcança maior número de aprovados na OAB
Tradição e inovação são destaques da qualidade do ensino
Nossos Talentos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa