Fórum sobre a Liberdade Econômica é realizado no Mackenzie

05 de November de 2019 | Atualidades Acadêmicos Universidade Campus Higienópolis Destaque

O Fórum Mackenzie de Liberdade Econômica começou nesta segunda-feira, 04 de novembro e será realizado até quarta-feira, dia 06, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis. Organizado pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE), ligado ao Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM, o evento terá a participação de diversos palestrantes estrangeiros e alguns representantes do poder público.

Na abertura do evento, realizada nesta segunda-feira, o palestrante foi o deputado federal Marcel Van Hatten, que falou sobre Os limites da Política. “É uma oportunidade excelente para discutir quais são os valores que norteiam nossa democracia: uma democracia liberal, constitucional e representativa. Portanto, ela impõe limites na ação individual, e eles não podem afetar a busca pela felicidade das pessoas que cumprem as leis”, declarou.

O parlamentar afirma que, desde 2013, com as Jornadas de Junho, o ambiente brasileiro se tornou mais favorável para ser falar sobre o liberalismo. “Como as liberdades individuais foram essenciais para as nações que hoje são desenvolvidas, também no Brasil precisamos aplicá-las”, afirmou. Para ele, a UPM faz um trabalho essencial no desenvolvimento de estudos sobre as liberdades individuais.

O Fórum gira em torno de três discussões básicas: Política e economia de livre mercado; Empreendedorismo, inovação e gestão; e Empreendedorismo, inovação e gestão. Mais de 900 pessoas se inscreveram para acompanhar as palestras e cerca de 80 artigos relacionados às temáticas serão apresentados. 

“O objetivo é pensar a economia brasileira voltada para a livre iniciativa e que, por meio da liberade econômica, transforme o Brasil em um país mais justo”, disse o coordenador do CMLE, professor Vladimir Fernandes Maciel. 

Outro palestrante é o professor de economia da Cornestone University, dos Estados Unidos, Jeffery L. Degner, que falará sobre a relação entre a Bíblia e o Liberalismo. "Não existem conflitos, as escrituras dão suporte para os lugares no mundo que defendem a ideia de um mercado livre", declarou.  

Contexto

O Fórum é realizado poucos meses após o Congresso Nacional aprovar a Lei da Liberdade Econômica, que tem como objetivo desburocratizar o ambiente de negócios do país, incentivar a abertura de empregos e o empreendedorismo. A lei estabelece algumas novas regras trabalhistas, como por exemplo, a não obrigatoriedade de uso do registro ponto eletrônico, exceto para controlar as horas extras feitas pelo trabalhador. “Nos últimos 20 anos, o mundo passou por um processo de liberalização. O Brasil esteve na contra-mão por um tempo, mas agora está nadando contra a corrente”, disse o pesquisador do CMLE, Lucas Freire. 

Abertura

Ainda na abertura do evento, o presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), José Inácio Ramos, defendeu que em diversos momento da história, o Estado intereferiu na vida dos cidadãos. Para ele, é necessário defender um governo que interfira o mínimo possível,  “para que o Estado cuide de questões que a ele cabe cuidar, como saúde, transporte, educação, e não outras amarras que ele tem colocado para o cidadão”, disse. 

A pró-reitora de Graduação e Assuntos Acadêmicos, Marili Moreira da Silva Vieira, afirmou que o Fórum faz parte do esforço da UPM em abordar debates plurais. “Queremos abrir espaço para que essas questões de como a liberdade econômica deve ser vista e como ela vai influenciar no desenvolvimento da sociedade como um todo”, declarou.

Já o chanceler do Mackenzie, reverendo Davi Charles Gomes, afirmou que a liberdade econômica está relacionada à confessionalidade mackenzista. “Não se pode experimentar o completo impacto da liberdade de pensamento e crença se não tiver condições em uma sociedade economicamente livre”, pontuou ele. 

Estiveram presentes na abertura, o diretor de estratégia e negócios do IPM, Dr. André Ricardo de Almeida Ribeiro; o diretor de finanças e suprimentos do IPM, Dr. José Paulo Fernandes Júnior; o pró-reitor de extensão e educação contínuada da UPM, Jorge Onoda Pessanha; e o deputado federal Jerônimo Goergen.

 

Notícias Relacionadas

computador sobre a mesa com gráficos na tela
Centro Mackenzie de Liberdade Econômica representa Brasil em conferência internacional

Pesquisadores participam de encontro da Mont Pelerin Society, em Dallas, nos Estados Unidos

Economia

pessoas discutindo em uma mesa com computador e papel onde se lê "contrato" em inglês
MP da liberdade econômica: velocidade e ritmo para economia

Gianluca Lorenzon, do Ministério da Economia, palestra no Mackenzie sobre os benefícios da Medida Provisória

Atualidades

Liberdade Econômica é determinante para desenvolvimento do país

Especialistas estiveram reunidos no Mackenzie para propor soluções nessa direção

Economia

Debate apresenta as contribuições da Liberdade Econômica para o país

Para contextualizar o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica, que será lançado nesta quarta-feira, 11 de maio, a Universidade Presbiteriana Mackenzie…

---- Rank

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades