O poder da comunicação não-verbal no ambiente de trabalho
30 de August de 2023 | Cá, entre nós Destaque
A comunicação humana ultrapassa a verbalidade, e se manifesta por movimentos e gestos. Estudiosos estimam que mais de 90% da comunicação é não-verbal, ou seja, não provém da fala.
Importante em todos os segmentos da vida, este tipo de comunicação ganha holofote e dimensões ainda maiores no ambiente de trabalho. A linguagem corporal impacta diretamente na percepção da imagem percebida e no estabelecimento de relacionamentos. Confira algumas dicas para melhorar este bem tão precioso.
Linguagem corporal
Dentre os principais fatores para ter uma boa comunicação não-verbal, destaca-se o autoconhecimento, a capacidade de entender cenários e pessoas, e a habilidade de transitar pelos mais diversos ambientes, mantendo uma linguagem corporal confiante e amigável.
Amy Cuddy, psicóloga social e autora do livro "Presença", destaca que a postura adotada frente a uma situação ou conversa pode mudar a opinião que as outras pessoas têm. De acordo com a especialista, uma postura adequada transmite presença e liderança, e gera autoconfiança.
Expressões faciais dispensam palavras
Assim como a linguagem corporal transmite mensagens, as expressões faciais têm grande relevância a respeito da percepção das pessoas a respeito de um indivíduo. Paul Ekman, pioneiro no estudo das expressões faciais e emoções, destaca que o rosto é um espelho que reflete o que se passa no interior de uma pessoa. “A expressão facial é o único sistema de linguagem que compartilhamos com todos os seres humanos", destaca o psicólogo.
Para melhorar as expressões faciais, uma dica valiosa diz respeito a sua reprodução. Um sorriso genuíno pode transmitir empatia e conectividade. Igualmente, ao estudar as expressões de colegas e familiares, a comunicação interpessoal tende a melhorar, auxiliando na criação de relações mais fortes no ambiente de trabalho.
O poder dos detalhes
O contato visual é fundamental para criar relações profissionais duradouras, já que reforça a sensação de atenção às mensagens transmitidas, com respeito e simpatia.
Uma postura aberta e relaxada pode diminuir barreiras interpessoais, possibilitando uma comunicação fluida. As vestimentas também são parte deste conjunto de detalhes que geram valor, por isso, é importante atentar-se ao dress-code utilizado no ambiente de trabalho. Uma roupa amassada ou que não dialoga com o ambiente, pode passar uma ideia de despreparo ou desleixo.
Ao dominar a comunicação não-verbal, o profissional não apenas melhora sua reputação, como, também, usufrui de uma presença mais impactante, que o ajudará a construir relações sólidas e atingir bons resultados em meio aos desafios profissionais.
Notícias Relacionadas
Doação de sangue: um gesto de amor
Em 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue
Cá, entre nós
5 dicas para gerenciar o tempo e impulsionar a carreira
Preparamos algumas dicas para você ter um melhor aproveitamento dos seus horários
Cá, entre nós
Como as redes sociais podem impactar no crescimento profissional
Confira as dicas do coordenador de relacionamento da SUCOM sobre como utilizar as redes sociais corretamente
Fala, especialista
SUCOM e UPM realizam workshop sobre marketing e captação de alunos
Evento apresentou dados e informações úteis para Universidade Presbiteriana Mackenzie
Acontece no Mackenzie
Soft skills: o que significa e a importância no ambiente de trabalho
Entenda a importância do desenvolvimento das habilidades que vão além do conhecimento técnico
Dicas de convivência no ambiente de trabalho
Um bom ambiente de trabalho faz toda a diferença. A adoção de boas práticas é fundamental para o bem-estar e desempenho dos colaboradores, pois…
Acontece no Mackenzie
Saúde mental, qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho
Confira cinco dicas valiosas para o seu dia a dia
Saúde e Bem-Estar
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa