5 dicas para gerenciar o tempo e impulsionar a carreira

26 de octubre de 2023 | Cá, entre nós Destaque

Em meio a tantos compromissos e tarefas diárias, dividir o tempo entre as atividades é um grande desafio. Sem planejamento, o dia a dia tende a ser improdutivo e desgastante. O conceito conhecido como gestão de tempo propõe uma forma de organizar as tarefas, de modo que a rotina seja ‘frutífera’, e evite o desgaste mental e outros males. 

Boas práticas potencializam o rendimento e aumentam a eficiência e consciência a respeito do tempo gasto em cada atividade. Confira algumas dicas. 

Escreva uma lista de tarefas

É cientificamente comprovado que a memória humana de curto prazo é limitada. Por isso, a utilização de listas de tarefas funciona como uma ferramenta para manter o foco em ações importantes. Além de ser um método eficaz para mensurar a rotina e ajudar no gerenciamento do dia a dia, a lista de tarefas oferece uma visão ampla de tudo que precisa ser feito.

Existem diversos aplicativos e sites que podem ajudar a criar uma lista, mas há quem ainda prefira agendas físicas, ou anotações no bloco de notas do celular ou do computador. Independente da ferramenta escolhida, é importante que esta seja de fácil acesso e auxilie na organização.
 
Comece pela tarefa mais difícil

O autor norte-americano Brian Tracy, em seu best-seller “Eat That Frog”, destaca a importância de começar o dia com um grande desafio. Em um ranking de prioridades, a tarefa mais desafiadora é a que tende a ficar para o final da fila, mas, com uma abordagem assertiva, iniciar o dia com uma ação importante pode impulsionar a realização de outras atividades de maneira mais leve e tranquila. Para aliviar a pressão de realizar uma tarefa desafiadora, é possível dividir as tarefas em etapas menores. Uma ferramenta eficaz é a “Matriz de Eisenhower”, que ajuda a organizar e priorizar os afazeres por urgência e importância. As tarefas são divididas em quatro categorias: as tarefas que fará primeiro, as que agendará para mais tarde, as que delegará e as que excluirá. 

Evite realizar mais de uma atividade simultaneamente

A Associação Americana de Psicologia afirma que o multitasking (realização de duas ou mais tarefas simultâneas), na verdade, não é tão benéfico quanto parece. Quando uma tarefa não é realizada com a devida atenção, a margem de erros aumenta - e, no fim das contas, a correção acaba por aumentar 40% a mais do tempo.

Executar mais de uma atividade, ao mesmo tempo, faz com que a atenção seja dividida, o que dificulta o processamento de informações no cérebro. O ideal é manter um fluxo moderado de trabalho, realizando uma tarefa por vez, com pleno foco.

Estabeleça metas realistas

As metas são importantes para manter acesa a motivação, mas nem sempre estão na alçada da realidade. Ao iniciar a leitura de um livro com 400 páginas, por exemplo, parece desanimador pensar em ler outro conteúdo de igual tamanho. Se a meta for ajustada para a leitura de 10 páginas por dia, soará mais produtivo e tangível. 

Evite distrações

Segundo o autor norte-americano Tony Schwartz, a única coisa mais importante que o gerenciamento de tempo é o gerenciamento de energia. Ao manter por perto as distrações - que são   inimigas da produtividade - perde-se o foco, o que prejudica o desenvolvimento da ação realizada e causa desgaste mental e físico. 

Desativar as notificações do celular e mantê-lo longe da área de trabalho, evitar conversas desnecessárias são fatores decisivos que contribuem para o aumento a qualidade do trabalho e a produtividade. De acordo com Schwartz, quando o cérebro atinge um estado de concentração livre de distrações, os níveis de produtividade aumentam até 6 vezes além do normal. Você está preparado para exercitar a atenção plena? 
 

Notícias Relacionadas

Saúde financeira: como alcançá-la

Estabilidade financeira é importante para uma vida equilibrada e sem problemas

Cá, entre nós

Soft Skills: como aprimorá-las e crescer no ambiente de trabalho

As chamadas “soft skills” ou habilidades interpessoais são características que moldam a maneira de um indivíduo de interagir e lidar com as situações…

Cá, entre nós

A Psicologia como ferramenta de desenvolvimento

Camila Cruz Rodrigues, professora e coordenadora adjunta do curso de Psicologia da UPM, destaca os benefícios do acompanhamento psicológico

Acontece no Mackenzie

Planejamento: como começar um planner para 2024

Criar uma agenda focada em metas ao longo do período letivo, pode ser uma ferramenta valiosa para ajudá-lo a alcançar seus objetivos

Cá, entre nós

Dicas para redigir e-mails corporativos assertivos

Escrever e-mails é uma habilidade essencial para o mundo corporativo. No entanto, erros ao enviar a mensagem desejada são comuns com a correria do dia…

Cá, entre nós

7 dicas para melhorar a dicção

Selecionamos alguns conselhos para te ajudar na hora de se comunicar

Cá, entre nós

O poder da comunicação não-verbal no ambiente de trabalho

Conheça algumas dicas para melhorar a linguagem corporal

Cá, entre nós

Soft skills: o que significa e a importância no ambiente de trabalho

Entenda a importância do desenvolvimento das habilidades que vão além do conhecimento técnico

5 passos para vencer a procrastinação

Problema pode afetar produtividade no trabalho

Cá, entre nós

Saúde mental, qualidade de vida e produtividade no ambiente de trabalho

Confira cinco dicas valiosas para o seu dia a dia

Saúde e Bem-Estar

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades