Alunos do Mackenzie Brasília refletem sobre tensões diplomáticas em trabalho que segue padrões da ONU
30 de junio de 2022 | Mundo Nossos Talentos Colégios Faculdades Faculdade Brasília Brasília - Lago Sul Brasília - Asa Sul
Com o objetivo de estimular o pensamento crítico a partir da construção de uma consciência geopolítica, aconteceu, nos dias 23, 24 e 25 de junho, no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília (CPMB), o InMack 2022 - programa que simula as conferências da Organização das Nações Unidas (ONU) e traz a debate temas atuais e importantes para a compreensão das problemáticas que envolvem as relações entre os países num âmbito global.
O projeto, que é voltado para os estudantes do Ensino Médio e do 9º ano do Ensino Fundamental, já é tradicional na programação da instituição. Na edição deste ano, as discussões se concentraram em dois principais assuntos: a guerra entre Rússia e Ucrânia e a imigração decorrente de conflitos, miséria ou regimes autoritários que acontecem de forma perene em alguns países.
“É uma ocasião enriquecedora por tratar de tópicos tão caros ao meio acadêmico e ainda por exigir de nós o exercício de diversas habilidades. Eu espero que o evento seja para mim sinônimo de muito aprendizado e experiências que levarei comigo pelo restante de minha formação”, expressou Paulo Laranjeiras, aluno do 9º ano A, delegado do Japão.
Para analisar a conjuntura diplomática internacional, os alunos se organizam em delegacias em que cada um representa uma causa ou país. Eles pesquisam sobre a realidade escolhida e buscam defender em conferências os objetivos daqueles que por eles são representados.
“Acredito que este momento proporciona grandes frutos à nossa formação acadêmica enquanto mackenzistas. Além disso, o conhecimento adquirido no decorrer dos seminários é essencial para entender as diferenças existentes em todo o mundo e visualizar não só os conflitos provenientes delas, mas também as soluções”, expressou Miguel Guedes, do 9º ano A, delegado do Estados Unidos.
Durante os três dias, acontece a exposição dos argumentos com o intuito de se chegar a um ponto em comum entre os participantes. Caso os delegados não alcancem um consenso em relação aos contextos anunciados e diante das soluções propostas, a conferência fracassou.
Sob a tutela dos professores Allyson Oliveira e Isaac Marra, das disciplinas de Geografia e História, respectivamente, as apresentações são moderadas por jovens já formados e que participaram anteriormente do projeto durante a sua jornada no Colégio.
Como é o caso de Mateus Lauritzen, que concluiu os estudos no CPMB e agora cursa o 5º período de Direito na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB). Ele explicou que avalia as delegações seguindo critérios de participação, interesse, argumentação e, principalmente, pela capacidade de persuasão para garantir a cooperação dos outros membros da conferência.
“Além do contato com a realidade de outras nações que convivem diariamente com situações de tensão bélica, problemas sociais e ambientais, o InMack também trabalha desde a competência na formulação de alternativas para a resolução de conflitos e até o rigor técnico na elaboração de documentos formais”, comentou o professor.
Outro ganho do projeto, ainda segundo Oliveira, refere-se às possibilidades vocacionais que a vivência com os temas abordados proporciona aos jovens. De acordo com o educador, muitos dos estudantes que já participaram do InMack acabam optando por ingressar em cursos das áreas humanas com as quais tiveram de lidar, como Direito ou Relações Internacionais.
Ademais, existem fatores complementares que colaboram para a formação escolar dos jovens. Algo que, para o professor Marra, pode ser compreendido sob a perspectiva de três principais fundamentos de desenvolvimento: intelectual, comportamental e relacional.
“O crescimento deles permeia estes aspectos de modo a buscarem a elaboração de propostas perante as adversidades para a resolução de problemas. Ao passo que aprendem a conviver com a existência de pensamentos contrários e como argumentar para alcançar o consenso. Dentro disso tudo, os alunos se colocam em situações em que precisam respeitar a fala do outro e entender qual é a melhor maneira de se posicionar, no argumento e na forma como ele é exposto, para transmitir objetivamente o seu ponto de vista”, concluiu o educador de história.
Notícias Relacionadas
Confira o que foi destaque na 79ª reunião da Assembleia Geral da ONU
Evento que reuniu líderes de estado aconteceu em Nova Iorque
Atualidades
Faculdade Mackenzie Brasília receberá simpósio sobre diálogo entre a Ciência e a Fé
Fórum Radar é um congresso que apresenta concurso que premia trabalhos relacionados ao tema
Faculdades
Renovação de matrícula 2023
Alunos que preencherem condições pedagógicas e financeiras possuem prioridade no processo de matrícula
Brasília - Lago Sul
Nanotecnologia: a parceria de sucesso entre Colégio e Universidade Mackenzie
Alunos do Ensino Médio trabalharam por um semestre na eletiva e realizaram apresentação final aberta ao público
Parcerias
Instituto Cristão oferece Novo Ensino Médio com itinerários formativos
Curso pode ser realizado junto ou de forma independente do técnico em agropecuária, reconhecido na região
Colégios
Flauta e piano no recital em homenagem a Osvaldo Lacerda no Mackenzie
Evento em parceria com o Centro de Música Brasileira em comemoração aos 70 anos da Universidade
Cultura
Mackenzie e Universidade de Lisboa organizam congresso sobre políticas públicas e tributárias
Palestras e seminários serão ministrados por docentes do Mackenzie Integridade e FDir
Acadêmicos
Projeto da FDir discute sobre Direito, Cidadania e Sociedade
Evento de extensão envolve professores, alunos de stricto sensu da Universidade e estudantes de colégios
Acadêmicos
Mackenzie Brasília em evidência no cenário brasileiro do esporte
Estudantes chamam atenção após diversas vitórias em competições nacionais
Esportes
Flexibilização do prazo de registro do casamento nuncupativo pode ser precedente favorável a decisões futuras
A iniciativa do STJ abre espaço para a consideração emocional em casos de fragilidade da dignidade humana
Atualidades
IPM divulga Relatório Anual Institucional e de Sustentabilidade
Documento apresenta os avanços obtidos e desafios superados no ano de 2021, seguindo as diretrizes da Global Reporting Initiative
Instituto
5 dicas para ter sucesso em processos seletivos e ingressar no mercado de trabalho
Confira as sugestões listadas pela professora Míriam Rodrigues para melhor desempenho na sua vida profissional
Universidade
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa