CHCM lança exposição na Alesp
01 de diciembre de 2023 | Cultura Para Sempre Mackenzista Chancelaria Instituto Universidade Destaque
O Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), com apoio da Chancelaria do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), inaugurou, no dia 14 de novembro, a exposição “Isto é Mackenzie” no Hall Monumental da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
A exibição destaca os 153 anos da Escola Americana, que representa a influência pedagógica do Mackenzie na educação paulista, desde o Ensino Infantil até o Ensino Superior.
“Esta exposição evidencia que, desde o início, o Mackenzie se preocupa com a formação integral de cada ser humano que por aqui passa. Para nós, é uma alegria muito grande mostrar nossa gratidão a todo o povo de São Paulo, que sempre deu ao Mackenzie prestígio e honra. Em retribuição, nós seguimos servindo a sociedade a partir da educação”, afirmou o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro.
A educação mackenzista teve, e ainda tem, forte influência na área educacional do estado de São Paulo, tendo em vista os valores que a seguem desde o início, como a educação com classes mistas, a filantropia, a ênfase nos esportes, o acolhimento de diferentes camadas sociais e o ensino valorizado, sem castigos ou punições.
“Há muitos mackenzistas atuando na Alesp e expor essa memória é fruto de um legado. Portanto, cultivar esse tipo de parceria é um exemplo da cidadania vivida no Mackenzie”, ressaltou o presidente do IPM, Milton Flávio Moura.
Além do CHCM, o presidente destacou que a instituição tem outras vertentes que atuam fortemente na sociedade, como o Mackenzie Voluntário, que atende milhares de pessoas ao redor do Brasil.
O projeto surgiu a partir de uma proposta do deputado Lucas Bove, que foi aluno de Administração da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). "É um orgulho mostrar para a população de São Paulo a presença do Mackenzie ao longo da evolução da cidade. E receber essa criançada é uma injeção de ânimo, porque, no final das contas, nós [deputados] estamos aqui por eles, pelo futuro do Brasil", disse ao portal da Alesp.
A parceria foi firmada por meio de convite oficial do Gabinete do deputado ao coordenador do CHCM, professor Eduardo Abrunhosa, incluindo também a participação dos Corais Infantil e JuMack da Escola Livre de Música Mary Ann Chamberlain no evento de abertura da mostra.
Isto é Mackenzie
“Comunicar memórias, por meio de acervos preservados, produz na sociedade a oportunidade de refletir sobre os acontecimentos e reescrever suas histórias”, evidencia a museóloga e curadora do CHCM, Luciene Aranha.
A intenção de formar cidadãos ativos na sociedade e que, por seus próprios recursos intelectuais cheguem, também, ao conhecimento de Deus, perpassa todas as fases de implantação, consolidação, nacionalização e, agora, de expansão da instituição.
“Os textos contam a história do Mackenzie numa linearidade dos fatos, as imagens servem de apoio para eles e os objetos levados remontam uma sala de aula, com carteiras escolares, mesa do professor e objetos de seu uso, materiais didáticos, livros de matrícula e relatórios anuais”, complementa Luciene Aranha.
As crianças e o futuro de São Paulo
“A animação dos alunos foi empolgante, alguns ficaram sem dormir a noite anterior, de tão ansiosos. Outros, cujos pais foram apreciá-los na Alesp, preferiram voltar junto no ônibus, onde a alegria dominou o ambiente. Todos foram unânimes ao afirmar a alegria de conhecer o lugar onde ficam as pessoas que fazem a lei do estado”, conta o maestro Albino Carlos Alves, professor dos corais Coralito, Infantil e Jumack.
A preparação vocal aconteceu por etapas distintas, pois os corais são de turmas e horários variados e, no dia anterior, foi feito um ensaio geral com todos os alunos. O repertório escolhido foi diversificado, com duas canções clássicas do cinema, “Amigo estou aqui”, trilha sonora de Toy Story, e “Você chegou”, que acompanhou o enredo do filme Rio 2.
Além disso, para exibir a técnica apurado e o desenvolvimento dos alunos, as canções “Sabiá”, de Luiz Gonzaga, e “Siyahamba” (tradicional do Congo), foram apresentadas com divisão de vozes e naipes. “Para finalizar, terminamos uma canção que revela uma oração universal e um pedido de paz ao nosso Deus: ‘Dona Nobis Pacem’, de Mozart”, finalizou o maestro.
Notícias Relacionadas
Mulheres do Mackenzie: educadoras e líderes transformadoras
CHCM traz pesquisadoras para debate com foco no papel feminino na Educação
Cultura
Tradicional Cantata no Mackenzie Campinas inova em sua 11ª edição
Apresentação deste ano contou com participação da Orquestra Locomotiva
Cultura
CEDaD Meeting debate tendências para o futuro da educação
Evento também apresentou resultados do ano de 2023 na modalidade EaD
Universidade
Natal de Luzes Mackenzie: uma celebração histórica e musical
Ação marca o início das comemorações no Mackenzie, relembrando o verdadeiro sentido do Natal
Cultura
Exposição na Alesp conta história do Mackenzie e seus 153 anos
“Isto é Mackenzie” fica disponível para visitação até 24 de novembro
Cultura
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa