Mulheres do Mackenzie: educadoras e líderes transformadoras
08 de marzo de 2024 | Cultura Para Sempre Mackenzista Chancelaria Instituto Universidade Destaque
No palco do auditório do Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), o conhecimento se entrelaçou com a história na noite de ontem, 07 de março, em uma edição especial do "Pesquisa em Debate". Sob o tema Mulheres que fizeram história no Mackenzie: da Escola Americana à universidade, um painel que contou com debatedoras que trouxeram à luz o legado das mulheres que moldaram não apenas uma instituição, mas também a educação em São Paulo e no Brasil.
A abertura do evento ficou por conta de Luciene Aranha, curadora do CHCM, que deu o pontapé inicial para uma noite de reflexões profundas e homenagens merecidas.
"Essas mulheres começaram com um propósito de evangelização e também de educar, formar cidadãos da nova República no novo momento na história do Brasil daquela época", destacou Marili Vieira, professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura (PPGEAHC) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) a respeito de figuras como Mary Annesley Chamberlain, fundadora do Mackenzie, Phebe Thomas, Mary Dascomb, Elmira Kuhl e Marcia Browne. Sua fala ressoou como um chamado à ação, ecoando especialmente neste Dia Internacional da Mulher, instando-nos a reconhecer e revitalizar o impacto das mulheres na formação educacional de São Paulo e do Brasil.
A professora Rosana Schwartz, coordenadora do PPGEAHC, traçou um vívido retrato do ensino mackenzista ao longo dos anos, compartilhando sua história pessoal como aluna, desde a pré-escola até a universidade, e a concretude de sua carreira como professora do Ensino Básico e Superior.
Além disso, Rosana lembrou das mulheres que moldaram o Mackenzie e a cidade de São Paulo nos séculos XIX e XX. "São mulheres que não apareceram por muito tempo, por relações de poder na história formal, mas que aparecem agora na historiografia mais recente", assinalou. Seu discurso foi um convite à redescoberta da história através de uma lente feminina, destacando não apenas as figuras conhecidas, mas também aquelas cujas contribuições foram muitas vezes negligenciadas.
A professora Maria Lúcia Vasconcelos, do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da UPM, trouxe sua jornada pessoal e profissional, lembrando da importância de persistir e se adaptar às transformações. "Não podemos nos acomodar. Gente ‘igual’ tem de monte, temos de nos esforçar para poder nos sobressair em nossa atuação", enfatizou ela. Sua trajetória, desde a educação básica até a universidade, passando por cargos de liderança como reitoria da UPM e até mesmo trabalhando como secretária da Educação do Estado de São Paulo, ressaltou a vitalidade e a transformação que a educação pode proporcionar.
“É maravilhoso ser professora e estar conectada com vocês, alunos, o tempo todo. Os estudantes nos movimentam e não nos deixam ‘envelhecer quietos em nosso canto’”, disse Maria Lúcia em tom de brincadeira sobre o convívio com os discentes.
Ao longo do debate, Marcel Mendes, líder de pesquisa no CHCM, e Eduardo Abrunhosa, coordenador do CHCM, trouxeram à tona histórias e memórias que apontaram para a rica tapeçaria da trajetória do Mackenzie. Além de aprofundar o diálogo, também destacaram a importância do acervo histórico como uma ferramenta vital na preservação e celebração do legado das mulheres, pontuando a relevância do incentivo à pesquisa das micro-histórias.
As três professoras pesquisadoras receberam certificados e mimos pela participação das mãos do chanceler do Mackenzie, Robinson Grangeiro e do professor Marcel e, durante a entrega, em meio a aplausos, ficou claro que a noite não foi apenas sobre lembrar o passado, mas também sobre inspirar o futuro.
Nas palavras da professora Maria Lúcia Vasconcelos, dirigindo-se a uma plateia que continha estudantes de Pedagogia e pesquisadores da Educação: "Que vocês tenham o prazer de formar, transformar e influenciar positivamente outras pessoas em sua geração".
Hoje, no Dia Internacional da Mulher, celebramos não apenas as conquistas do passado, mas também olhamos para frente, almejando a formação de uma sociedade mais consciente e reconhecendo o papel que diversas mulheres desempenharam, e desempenham, moldando, educando e liderando para uma sociedade melhor.
Acompanhe o evento completo no vídeo abaixo:
Notícias Relacionadas
Sistemas de Ensino Mackenzie celebram 20 anos de excelência na Bett Brasil 2024
SME e ME oferecem material didático que alia conhecimento acadêmico à formação de um cidadão ético
Instituto
Pesquisa em Debate: resgatando a história de Esther de Figueiredo Ferraz
Evento abordou trajetória da primeira reitora da Universidade Mackenzie
Acontece no Mackenzie
Dia do profissional de Sistemas da Informação: excelência técnica e atualização constante
Antigos mackenzistas da área compartilham suas experiências e dão dicas de sucesso profissional
Atualidades
Aula Magna da Graduação: profissionais transformadores, sustentabilidade, saúde e bem-estar coletivo
Membro do Comitê Olímpico Brasileiro está entre os palestrantes confirmados
Saúde
Mackenzista propõe caminhos para um planejamento urbano sustentável
Tese de doutorado tem como foco a região da sub-bacia Juqueri-Cantareira
Na Lupa
Antigo Mackenzista recebe título de Executivos do RH 2023
Prêmio foi concedido pelo Portal do Garrett
Nossos Talentos
Alunos de direito da UPM são semifinalistas em competição
Mackenzie foi a única universidade privada nessa fase da disputa
Nossos Talentos
CHCM lança exposição na Alesp
A exposição “Isto é Mackenzie” conta a história da instituição desde sua fundação, consolidação e expansão até o século XXI
Cultura
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa