Conheça o Projeto Bebê Cientista, desenvolvido no Mackenzie

09 de octubre de 2023 | Na Lupa Pesquisa e Inovação Destaque

As sensações táteis são de extrema importância para o ser humano e o toque físico é capaz de liberar hormônios que provocam sensação de conforto e bem-estar. Para bebês de até um ano de idade, o toque físico, principalmente o materno, pode ser de extrema importância para o desenvolvimento cognitivo. É essa a principal premissa da pesquisa feita pelo Projeto Bebê Cientista, desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento  (PPGDD) da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O Na Lupa! conversou com a professora Ana Osório, coordenadora do projeto, para entender melhor a pesquisa. 
 
“O ser humano procura o contato físico desde o nascimento. Esse contato proporciona bem-estar e contribui para a formação de vínculos entre as pessoas”, explica Osório. Para bebês, dependentes dos cuidados de um adulto, o toque acalma e relaxa, o que permite que o cérebro em desenvolvimento se ocupe de outras formas. “Ajuda não só a aliviar o estresse que eles possam sentir, como também lhes oferece a calma que eles precisam para novas aventuras e aprendizagens”, indica a professora.
 
O Bebê Cientista parte do objetivo de expandir o conhecimento científico sobre a importância do toque materno para o desenvolvimento saudável de bebês. Para isso, a equipe do projeto busca compreender como os cérebros de bebês de até um ano de idade interpretam o toque que recebem de suas mães e quais áreas são ativadas quando são tocados pela mãe em comparação com uma pessoa não familiar; se a forma como as mães interagem e tocam seus bebês melhora a maneira como eles enfrentam situações de estresse. 
 
“A ideia é entender como se dá o fenômeno de sincronia cerebral, cardíaca e comportamental entre mães e bebês, ou seja, o quanto os padrões de funcionamento do cérebro, os ritmos cardíacos e os movimentos físicos da mãe e do bebê ficam alinhados, síncronos, quando se tocam”, explica Osório. 
 
O projeto está na fase de coleta de dados e, por isso, necessita da contribuição de mães de bebês com até 6 meses de idade, em três encontros com as famílias, aos 6, 10 e 12 meses do bebê. Todos os detalhes - desde o local do laboratório de pesquisa até como são higienizados os materiais - podem ser encontrados no perfil do Instagram, bebe.cientista. As mães interessadas em contribuir podem também enviar mensagens via direct ou via WhatsApp - 11 91696-4811 -, pois os pesquisadores estão prontos para esclarecer qualquer dúvida. 
 
Ana Osório convida as mães a ajudarem na pesquisa. “Este é um projeto concebido por uma mãe, pesquisadora do neurodesenvolvimento, e desenvolvido com o suporte de uma equipe de pesquisadoras altamente dedicada e profissional. Cada etapa do projeto foi pensada para proporcionar o máximo conforto às mães e aos seus bebês”, destaca. 
 
Além disso, a professora mackenzista afirma que o projeto também será amplamente divulgado na sociedade, não ficando restrito apenas ao ambiente acadêmico. “Iremos divulgar ativamente nossos achados para a sociedade em geral e, assim, compartilhar de forma ampla os avanços no conhecimento sobre desenvolvimento infantil que as famílias participantes permitiram alcançar”, explica. 

Na Lupa!

Com o objetivo de lançar luz à pesquisa científica desenvolvida no Mackenzie, o Na Lupa! é um quadro de divulgação científica mackenzista. Com tradição em inovar e empreender, a pesquisa é uma das preocupações da UPM e das Faculdades do Mackenzie, o que coloca a instituição como uma referência no fazer científico. Toda investigação, apuração e verificação desenvolvida na instituição ganha agora um espaço para divulgação.
 

Notícias Relacionadas

Programa mackenzista conquista Prêmio ABED 2023

Educação a distância como ferramenta de reinclusão social foi tema de programa desenvolvido por docentes da Universidade Mackenzie

Nossos Talentos

Mackenzie EaD participará do IX Congresso Nacional de Educação

Maior evento brasileiro da área educacional acontecerá em formato presencial e on-line

Universidade

Aparelho criado no Mackenzie garante otimização de turbinas eólicas

Acessório é voltado para turbinas do tipo Darreius e permite um melhor aproveitamento dos ventos

Pesquisa e Inovação

Projeto do Mackenzie cria estruturas de bambu para construção civil

Além de ser mais econômico, material pode contribuir para preservação ambiental

Na Lupa

Pesquisa analisa violência doméstica sob a perspectiva da linguística

Tese de Doutorado investiga discursos de vítimas de violência doméstica

Pesquisa e Inovação

Membranas filtrantes são construídas em pesquisa do Mackenzie

Nanomaterial pode ser usado para despoluição de água 

Pesquisa e Inovação

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades