Pesquisa analisa violência doméstica sob a perspectiva da linguística

10 de marzo de 2023 | Pesquisa e Inovação Universidade Destaque

Os índices de violência contra a mulher têm aumentado a cada ano. De acordo com levantamento feito pelo portal G1, os casos de feminicídio cresceram 5% entre 2021 e 2022, com 1,4 mil mulheres mortas nesse período - o que corresponde a um assassinato de mulher a cada seis horas. Além disso, a  Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos registrou, no primeiro semestre do ano passado, 31.398 denúncias e 169.676 violações envolvendo a violência doméstica contra as mulheres.

Os dados alarmantes foram a motivação para Iara Mola, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), dedicar-se à pesquisa que analisa o discurso presente nos relatos de vítimas de violência doméstica. Na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, o Na Lupa! conversou com a pesquisadora sobre o tema.

“Estamos vivendo tempos em que os índices de violência doméstica no Brasil seguem cada vez mais alarmantes. Ao invés de nos surpreendermos com alguma diminuição ou algum resultado que fosse positivo, pelo contrário, nós sempre recebemos notificações todos os dias de algum caso de feminicídio, como também nos assustamos com a própria perversidade com a qual, cada vez mais, a prática dessa violência vai sendo revestida”, afirma Iara Mola.

A pesquisa O Discurso da violência contra mulher na perspectiva das vítimas: um estudo semiótico-discursivo apresenta dois diferenciais. O primeiro deles é o tema ser analisado sob uma perspectiva linguística. Iara Mola utiliza em sua tese os conceitos da análise do discurso para compreender padrões e regularidades nos relatos das mulheres que foram vítimas desse tipo de crime. Isso acontece pois, ao contrário do que se pode imaginar, a violência contra a mulher não se trata apenas de violência física ou psicológica, mas também acontece no âmbito das palavras, ou melhor, do discurso. 

“Por meio da análise do discurso, poderia ser evidenciado como o discurso da violência doméstica poderia conter uma série de regularidades enunciativo-discursivas que faz com que seja um discurso comum a esses atores sociais”, apontou a pesquisadora, que salienta que o foco do estudo são os textos produzidos por essas vítimas. “Eu analiso como esse texto é construído, desde os valores que estão sendo colocados em jogo, até a ideologia que realmente os atravessa e, a partir daí, a pesquisa tem evidenciado uma série de regularidades”, argumenta. 

Além disso, o foco do estudo é sempre o relato da vítima. Iara selecionou 24 relatos de mulheres que foram agredidas por seus companheiros, publicados em uma página do Instagram, chamada Sobrevivendo ao Abuso, criada durante o distanciamento social imposto pela pandemia de covid-19. Ao contrário da maioria das pesquisas sobre o tema, essa tese não se preocupa com relatos de vítimas em boletins de ocorrência, em processos, em reportagens ou cartilhas de prevenção.

“Eu analiso a experiência dessas mulheres, do ponto de vista delas, de uma maneira mais integral, a partir dos relatos compartilhados na página de mulheres que tinham passado por essa violência e que acabavam tentando, por meio das próprias denúncias, evitar que outras mulheres passassem pela mesma vivência”, apresenta. 

Regularidades

A partir das análises dos discursos desses relatos, Iara percebeu que havia muitos pontos em comum entre o que as mulheres explicitam. A partir disso, ela viu a possibilidade da existência de um ciclo de violência discursiva sofrida por essas mulheres. O conceito é inspirado nas pesquisas da norte-americana, Eleanor Walker, que elaborou o ciclo da violência doméstica: momento de tensão entre o casal, acaba eclodindo em um ato de violência física praticado pelo parceiro, é seguido por um período de “lua de mel”, em que o agressor se mostra arrependido, promete mudança de comportamento e se mostra extremamente carinhoso, até um momento em que surge uma nova tensão e volta ao começo do ciclo.

“No mesmo dia, pode acontecer as três etapas do ciclo. Então, a exemplo das ideias de Walker, eu parto da possibilidade que também existe um ciclo discursivo, a ser depreendido desse conjunto de discursos das vítimas de violência doméstica”, aponta a mackenzista. 

No caso do ciclo pensado por Iara Mola passa pelo conceito de percurso da manipulação, existente na análise semiótica-discursiva e que aparenta acontecer em momentos diferentes dentro do ciclo já definido por Walker. “A pesquisa tem revelado, que aquilo que corresponde à fase de aumento da tensão, que é a primeira parte do ciclo, discursivamente, a gente tem um período de manipulação desse então companheiro”, explica a doutoranda. 

Em um primeiro momento, durante o aumento da tensão, o agressor tenta produzir determinado comportamento na vítima por meio da provocação. “Ele provoca para estimular nela uma resposta, de fazer aquilo que ele quer, justamente para que ele não desenvolva a respeito dela uma apreciação negativa”, aponta Iara Mola. Em seguida, entrando no momento do ato de violência, a manipulação passa a ser por meio da intimidação. “Existe uma contrapartida negativa” diz Iara, indicando que seria um ato violento - físico ou psicológico. Por fim, no momento da “lua de mel”, a manipulação acontece pela tentação. “Nesse momento, o agressor se torna mais carinhoso, diz que não vai voltar a acontecer, e manipula a vítima de maneira a preservar a própria imagem dele de ‘bonzinho’”, conclui a doutoranda.

Outras duas regularidades têm sido levantadas nos relatos das vítimas: primeiro, que elas tendem a confiar no potencial do agressor ser uma pessoa muito melhor do que ele efetivamente é; e segundo que as mulheres sempre indicam que o começo do relacionamento é quase perfeito, como se fosse “um conto de fadas”. “Isso nos leva a questionar também esses produtos de uma construção social, cultural, sobre os contos de fadas e com a moral dessa cultura voltada para mulheres, feitas a partir de uma leitura naturalmente enviesada e moralizante desses contos”, explica ela.

Contribuição da linguística

De acordo com Iara Mola, a pesquisa possui um caráter educativo, pois os relatos publicados nas redes sociais servem tanto como uma forma das vítimas contarem o que sofreram, mas também possui um caráter de alerta para outras mulheres. “A priori, é um desabafo, mas também tem esse caráter de denúncia que serve para o social, um apelo às leitoras, no sentido de que elas tomem cuidado, que evitem passar pelo mesmo tipo de experiência”, afirma. 

Além disso, a pesquisadora acredita que a área da linguística pode dar excelentes contribuições no combate à violência contra a mulher, principalmente porque a sociedade tornou-se mais atenta com preconceitos e formas diversas de violência. “Tudo converge para que seja um tema de interesse da nossa área porque, finalmente, nos demos conta de que a violência doméstica, assim como outros tipos de violência, extrapola aquilo que é do universo do tangível e está também naquilo que é discursivo”. 

Ela espera que sua pesquisa possa fornecer contribuição expressiva nesse aspecto, já que os ciclos discursivos apontados por ela poderiam ajudar possíveis vítimas a interromperem situações de futuros abusos. “Talvez possa servir como um material de esclarecimento e de espelhamento para mulheres que, tomando contato com esses discursos de outras companheiras, pudessem identificar em que fase desse ciclo se encontram e se antecipem em relação àquilo que esperariam por elas numa fase seguinte”, conclui. 

A tese de Iara Mola é orientada pela professora do PPGL, Diana Barros, e foi aprovada na qualificação.

Na Lupa! 

Com o objetivo de lançar luz à pesquisa científica desenvolvida na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Na Lupa! é um novo quadro de divulgação científica mackenzista. Com tradição em inovar e empreender, a pesquisa é uma das preocupações da UPM, o que coloca a instituição como uma referência no fazer científico. Toda investigação, apuração e verificação desenvolvida na universidade ganha agora um espaço para divulgação.

 

Notícias Relacionadas

Pesquisadora do MackGraphe conquista Prêmio Inventor Petrobras

Professora é condecorada por patente de membranas de óxido de grafeno reduzido   

Pesquisa e Inovação

Conheça o Projeto Bebê Cientista, desenvolvido no Mackenzie

Pesquisa pretende aprofundar conhecimento sobre a importância do toque materno em bebês

Na Lupa

Universidade Mackenzie tem aumento no fomento à pesquisa

Instituição terá 25% de subida nas cotas de bolsas de iniciação científica

Pesquisa e Inovação

Aparelho criado no Mackenzie garante otimização de turbinas eólicas

Acessório é voltado para turbinas do tipo Darreius e permite um melhor aproveitamento dos ventos

Pesquisa e Inovação

Mackenzista conquista prêmio em Sessão de Pôsteres da SBPC

Trabalho de iniciação científica analisou exposições de Tarsila do Amaral

Nossos Talentos

Mackenzista, atenção: você tem descontos nos computadores da Dell

Parceria com a empresa de tecnologia gera vantagens para colaboradores e estudantes

Oportunidade

Clima Solar é tema de pesquisa de professor do Mackenzie

Tempestades solares e seus impactos na Terra foram tema de artigo

Na Lupa

Projeto do Mackenzie cria estruturas de bambu para construção civil

Além de ser mais econômico, material pode contribuir para preservação ambiental

Na Lupa

Pesquisa analisa relação entre valores morais e escolhas políticas

Dados preliminares indicam que experiências familiares e relacionais moldam a visão política de uma pessoa

Na Lupa

Faculdade de Direito conta com Observatório para analisar contratações públicas

Projeto tem apoio de diversas entidades e pretende fiscalizar licitações

Na Lupa

Pesquisa do CMLE analisa casos de corrupção durante pandemia de covid-19

Estudo foi feito com base no relatório final da CPI da covid-19

Na Lupa

Não perca a XXI Semana do CCSA

Evento contará com diversas palestras voltadas para alunos dos cursos da unidade acadêmica

Eventos

Pesquisa mackenzista desenvolve aparelho voltado para fisioterapia respiratória

Projeto tem potencial para revolucionar recuperação de pacientes em tratamento pulmonar.

Na Lupa

Prefeito de São Paulo visita Universidade Presbiteriana Mackenzie

Ricardo Nunes esteve no campus Higienópolis para conhecer possibilidades de parceria

Instituto

GPS sem satélite: pesquisa do Mackenzie desenvolve aparelho de geolocalização

Sistema de Georreferenciamento é independente de outros sistemas de navegação  

Pesquisa e Inovação

Vestibular Mackenzie 2023.2: faça a sua inscrição!

Processo seletivo será no dia 03 de junho em Campinas e Alphaville e dia 15 de junho, em Higienópolis.

Universidade

Mackenzie sedia nova edição da Feira EducationUSA

Diversas instituições norte-americanas ficam à disposição dos alunos para explicar sobre programas de internacionalização  

Universidade

Conheça o novo INCT de Neurociência Social e Afetiva sediado no Mackenzie

Local recebe aporte para pesquisas e intercâmbio entre diversas instituições de ensino

Pesquisa e Inovação

Conheça o FabLab laboratórios do Mackenzie Campinas

Novas instalações foram inauguradas em data que celebra os 20 anos da marca Mackenzie na cidade

Universidade

Silvio Almeida, Ministro de Direitos Humanos, palestra em aula inaugural do Mackenzie

Evento do projeto Incluir Direito contou com a presença do titular da pasta

Responsabilidade Social

MackPlay conquista prêmio na GEduc 2023

Plataforma de conteúdos do Mackenzie leva medalha de prata por Gestão Administrativa de Relacionamento 

Nossos Talentos

FEMPAR desenvolve pesquisas sobre autismo

Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo é celebrado no próximo dia 02 de abril

----- Notícias

Aula inaugural do Projeto Incluir Direito recebe o ministro e professor Silvio Almeida

Evento acontece no dia 31 de março, às 18h30, no Auditório Ruy Barbosa

Eventos

Métodos de reciclagem de plástico usando grafeno são tema de pesquisa do Mackenzie

Acréscimo do material ao plástico visa evitar o desgaste do produto e garantir a reutilização 

Na Lupa

Contrato de namoro foi tema de Aula Magna da Faculdade Mackenzie Brasília

Especialistas convidadas abordaram a importância de sanar questões relacionadas à realidade civil e jurídica 

Faculdades

Mackenzie sedia evento de projeto de miniaturas de Fórmula 1

F1 in Schools é uma competição de minicarros de ar comprimido projetados por estudantes do ensino básico

Universidade

Telescópio do CRAAM na Argentina entra na fase final de testes

Aparelho para medir frequências infravermelhas é usado para análises do sol 

Na Lupa

MackGraphe se reúne com a empresa Alupar

Projetos na área de transmissão e geração de energia foram tema do encontro 

Pesquisa e Inovação

Projeto de Vida: Colégio Mackenzie Tamboré prepara seus alunos para o futuro

Iniciativa trabalha eixos pessoal, social e profissional dos estudantes 

Colégios

Membranas filtrantes são construídas em pesquisa do Mackenzie

Nanomaterial pode ser usado para despoluição de água 

Pesquisa e Inovação

Ave é fotografada pela primeira vez na região de Barueri

Registro do Inhambu-chintã foi feito na área do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré em projeto que estuda as aves do local

Pesquisa e Inovação

Impactos da atividade solar na Terra é tema de pesquisa de mackenzista

Pesquisadora de clima espacial revela importância do Mackenzie em sua formação 

Pesquisa e Inovação

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades