Pesquisa do CMLE analisa casos de corrupção durante pandemia de covid-19

05 de mayo de 2023 | Na Lupa Pesquisa e Inovação Universidade Destaque

Durante a pandemia de covid-19, alguns casos de corrupção se tornaram públicos, principalmente após entes públicos serem apontados como parte de esquemas na compra de vacinas contra a doença. Muitos desses casos foram apurados na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que revelou grande parte dos esquemas de superfaturamento de vacinas e na aquisição de outros elementos necessários para o combate ao coronavírus, como a montagem de hospitais de campanha.

Nesse sentido, o Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) desenvolveu a pesquisa A Racionalidade da Corrupção Desvendada pela CPI da Covid-19, a partir dos resultados do relatório final da comissão do Senado. O Na Lupa! conversou com os professores responsáveis pela pesquisa. 

Ao longo das semanas em que a CPI atuou, em debates que foram transmitidos para todo o país, foram divulgados indícios de corrupção em vendas de insumos médicos para o Ministério da Saúde; desvios de recursos nos hospitais federais do Rio de Janeiro; esquemas suspeitos de negociação e compras de vacinas; e suspeitas de irregularidades no contrato de operação logística da VTCLog.

O estudo do CMLE analisa que mudanças institucionais como a Lei 13.979/20 e Medida Provisória 9 61/2020, além de flexibilizar o regime de contratação pública e possibilitar pagamentos adiantados de bens e serviços de medidas vinculadas a emergência do quadro pandêmico, sem a necessidade de garantia, também premiaram, ainda que não intencionalmente, o exercício de atividades de renda de busca de privilégios através de conexões políticas, o aumento do poder discricionário de gestores públicos e as oportunidades que eles passaram a ter de ganhar com investidas de empreendedorismo político improdutivo.

Para efetuar a análise, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio das abordagens da Nova Economia Institucional (NEI), Teoria da Escolha Pública (TEP) e Escola Austríaca de Economia (EA), a fim de codificar as teses apresentadas no relatório da CPI. De acordo com Roberta Muramatsu, líder da pesquisa, foram reveladas 247 evidências textuais associadas a essas categorias, explicando a lógica econômica da corrupção pública sistêmica, que envolveu políticos, burocratas e grupos de interesse durante a crise do coronavírus no Brasil.

Muramatsu explica que a corrupção envolve o corruptor e aquele que é corrompido, num ambiente com pouca liberdade econômica, baixa transparência, alta discricionariedade e baixa responsabilização, o que torna os mecanismos de fiscalização falhos. “Há, assim, empresas como a DAVATI Medical Supply, Precisa Medicamentos, VTCLog, por exemplo, que são investigadas e citadas no relatório. Importante ressaltar que a CPI trouxe à tona inúmeros indícios, mas tais indícios não foram, ainda, levados às instâncias da Justiça, portanto, não se esgotando o devido processo legal que faz parte de nosso ordenamento jurídico”, explica a professora.

O projeto foi coordenado pelos pesquisadores Roberta Muramatsu, professora adjunta de Economia da UPM, e Paulo Rogério Scarano, professor dos cursos de graduação em Ciências Econômicas e pós-graduação em Economia e Mercados.

Notícias Relacionadas

Liberdade econômica dos estados brasileiros melhora, aponta estudo do Mackenzie

Dados analisados são de 2021, quando o país ainda era impactado pela pandemia

Universidade

Projeto do Mackenzie cria estruturas de bambu para construção civil

Além de ser mais econômico, material pode contribuir para preservação ambiental

Na Lupa

Fashion Law Cases: casos paradigmáticos do Direito da Moda

Webinar abordará marcas de luxo e do esporte

Eventos

Profissionais Jurídicos levam suas vivências nas carreiras jurídicas para estudantes da FPMB

Simpósios trouxeram um leque de oportunidades do direito para o público presente

Faculdades

Mackenzie promove conferência sobre a influência do chat GPT na educação e pesquisa

Boa parte da população está utilizando a plataforma de maneira equivocada como ferramenta de pesquisa

Atualidades

GPS sem satélite: pesquisa do Mackenzie desenvolve aparelho de geolocalização

Sistema de Georreferenciamento é independente de outros sistemas de navegação  

Pesquisa e Inovação

Telescópio do CRAAM na Argentina entra na fase final de testes

Aparelho para medir frequências infravermelhas é usado para análises do sol 

Na Lupa

Pesquisa analisa violência doméstica sob a perspectiva da linguística

Tese de Doutorado investiga discursos de vítimas de violência doméstica

Pesquisa e Inovação

Membranas filtrantes são construídas em pesquisa do Mackenzie

Nanomaterial pode ser usado para despoluição de água 

Pesquisa e Inovação

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades