Métodos de reciclagem de plástico usando grafeno são tema de pesquisa do Mackenzie
23 de marzo de 2023 | Na Lupa Pesquisa e Inovação Destaque
O plástico é um dos materiais mais utilizados no mundo, porém, devido à sua constituição, tornou-se um problema ambiental: os produtos plásticos levam de 450 a 500 anos para se degradarem na natureza. Isso significa que algo desse material descartado continuará em sua forma sólida, provocando diversos problemas ecológicos, como a constituição de lixões, mortes de animais marinhos e outros seres vivos, além de ser um dos fatores que contribuem para a ocorrência de enchentes em grandes cidades.
Para solucionar esse problema, a reciclagem torna-se uma resposta: os plásticos descartados são reutilizados em novos produtos, retirando-se de locais de descarte. Todavia, o Brasil ainda é um país que recicla pouco: de acordo com dados da ong WWF Brasil, em 2019, apenas 1,3% de todo o material plástico gerado no país foi reciclado.
Todavia, mesmo a reciclagem pode apresentar limitações. De acordo com o pesquisador do Instituto Mackenzie de Pesquisa em Grafeno e Nanotecnologias (MackGraphe) e professor da Escola de Engenharia (EE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Guilhermino Fechine, o plástico sofre um processo de envelhecimento. “Sabe-se que materiais plásticos durante o uso têm suas propriedades físicas decrescidas, comumente chamado de processo de degradação. Essa degradação pode ser oriunda de diversos fatores, principalmente devido ao intemperismo, como a radiação solar, chuvas, variações em temperaturas, dentre outros aspectos”, explica.
O pesquisador, dentro do MackGraphe, tem desenvolvido estratégias para evitar esse processo, utilizando métodos que acrescentam o grafeno nos materiais plásticos. O Na Lupa! conversou com Fechine para entender a investigação.
“Nosso grupo de pesquisa visa coletar e recuperar as propriedades perdidas dos plásticos após uso e descarte. Para tal, utilizamos o grafeno e seus derivados para além de recuperar propriedades também agregar novas características”, apontou o pesquisador mackenzista.
De acordo com Fechine, os novos processos pesquisados garantem uma melhor reciclagem do plástico, já que o grafeno possui características que, quando associadas ao plástico, permitiriam melhores utilizações dos novos materiais. “Podemos assim, dar novas aplicabilidades a esses materiais, muitas vezes até mais tecnológicas do que o material havia sido usado”, disse.
O MackGraphe realiza pesquisa sobre o grafeno, pensando em utilizações nanotecnológicas, já que o material possui uma constituição que opera em uma escala de nível nanoscópia. “Utilizamos de metodologias próprias desenvolvidas no MackGraphe para inserir o grafeno nos materiais plásticos pós-uso. Essas metodologias vêm sendo desenvolvidas desde 2014, e hoje conseguimos aplicar a uma grande variedade de tipos de plásticos”, afirmou Fechine.
De acordo com o pesquisador, os resultados já indicam que a associação do grafeno ao plástico resulta em um melhor processo de reciclagem. “Hoje já temos resultados muito relevantes em que conseguimos, por exemplo, recuperar propriedade mecânicas de materiais plásticos pós-uso, além de conferir melhorias em condutividade térmica e elétricas nesses materiais”, explicou.
A reciclagem de plástico usando grafeno é um dos projetos disponíveis na Vitrine Tecnológica, plataforma que pretende dar visibilidade a projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas patentes realizados dentro da UPM. Os interessados em ampliar o desenvolvimento desta pesquisa podem entrar em contato com o Núcleo de Inovação Tecnológica (cit.nit@mackenzie.br) ou com a Coordenadoria de Inovação Tecnológica (cit@mackenzie.br).
Na Lupa!
Com o objetivo de lançar luz à pesquisa científica desenvolvida na Universidade Presbiteriana Mackenzie, o Na Lupa! é um novo quadro de divulgação científica mackenzista. Com tradição em inovar e empreender, a pesquisa é uma das preocupações da UPM, o que coloca a instituição como uma referência no fazer científico. Toda investigação, apuração e verificação desenvolvida na universidade ganha agora um espaço para divulgação.
Notícias Relacionadas
Método da Solução de Problemas: livro é lançado no Mackenzie
Organizado pela Editora Mackenzie, obra é voltada para mestrado e doutorado profissional
Cultura
Maratona de Programação Mackenzie de olho em novos talentos
Alunos das equipes vencedoras terão a oportunidade de se candidatar em vagas para trabalhar em projeto internacional
Universidade
MackGraphe recebe engenheiros da Bosch
Representantes da empresa discutiram estratégias de apresentação de novas tecnologias
Instituto
Faculdade de Computação e Informática promove Workshop de Tendências Tecnológicas
Objetivo do evento é colocar os alunos em contato com diferentes temas de pesquisas
Universidade
Nutricionista do Palmeiras participa de Aula Inaugural no Mackenzie
Mirtes Stancanelli, referência em nutrição esportiva no Brasil, compõe a comissão técnica do time
Eventos
Aula inaugural do Projeto Incluir Direito recebe o ministro e professor Silvio Almeida
Evento acontece no dia 31 de março, às 18h30, no Auditório Ruy Barbosa
Eventos
Telescópio do CRAAM na Argentina entra na fase final de testes
Aparelho para medir frequências infravermelhas é usado para análises do sol
Na Lupa
Pesquisa analisa violência doméstica sob a perspectiva da linguística
Tese de Doutorado investiga discursos de vítimas de violência doméstica
Pesquisa e Inovação
Membranas filtrantes são construídas em pesquisa do Mackenzie
Nanomaterial pode ser usado para despoluição de água
Pesquisa e Inovação
Ave é fotografada pela primeira vez na região de Barueri
Registro do Inhambu-chintã foi feito na área do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré em projeto que estuda as aves do local
Pesquisa e Inovação
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa