Em desafio jurídico, estudantes simulam atuação em Tribunal
03 de noviembre de 2022 | Faculdades Faculdade Brasília Destaque
A Faculdade Presbiteriana Mackenzie Brasília (FPMB) realizou a terceira edição do Desafio Jurídico, evento que tem como objetivo trazer uma simulação de um cenário real do ambiente e do mercado de trabalho jurídico, como forma de preparar estudantes para lidar com as diversas práticas do Direito.
Durante os dias 24 a 28 de outubro, os participantes presenciaram um contexto litigioso e intenso, reproduzindo circunstâncias do ambiente de trabalho e estimulando o uso de habilidades já trabalhadas em sala de aula, como a linguagem jurídica e a capacidade de desenvolvimento de uma boa fundamentação.
Entre os objetivos estão, além do contato com a vivência profissional e a aplicação dos conhecimentos atuais das disciplinas do curso de graduação da FMPB, a redação de documentos jurídicos e a realização da sustentação oral das teses elaboradas. Durante a semana, os estudantes dos períodos mais avançados também são preparados para o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sem contar a interação com outros alunos após o período remoto da pandemia.
‘’O Desafio Jurídico por si só é uma metodologia ativa e de aprendizagem. Essa metodologia aplicada conduz os alunos a trabalhem em grupo, interagindo com estudantes diferentes e em momentos distintos da vida acadêmica, além disso existem certas questões desafiadoras nas quais eles têm que se superar. Obviamente, nada é novo para eles, porém, eles precisam criar e se adaptar para conseguir a superação’’, explicou o professor Evandro da Silva Soares, coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ).
Para Soares, é importante o desafio, pois, atualmente, se espera do operador de direito do século XXI para que não deva estar restrito apenas às normas e estritamente à leitura da lei. De acordo com o coordenador do NPJ, o estudante precisa compreender o contexto social e político na qual está inserido de forma mais ampla. ‘’De uma forma que todos os elementos se interagem e passa a sair de uma visão cartesiana para uma visão sistêmica’’, completa.
Grupos
Divididos em grupos, os alunos são testados em um caso real, com desdobramentos paralelos e precisam encontrar soluções práticas e com menos danos as partes, visitando conceitos trabalhados em todas as Componentes Curriculares estudadas, em um tempo pré-estabelecido. As melhores respostas e saídas apresentadas vencem a disputa. Os graduandos correm contra o tempo para construir as melhores alternativas e soluções para conflitos envolvendo a situação real.
A ideia é aproximar os futuros operadores do Direito ainda mais da prática profissional, fortalecendo o laço entre a sala de aula e o mercado, preconizado pelo Mackenzie Brasília. Os grupos são divididos em “autor” e “réu”. A parte “autor” sustenta oralmente a sua posição, manifestada na petição inicial.
Além disso, em paralelo, todos os grupos apresentam as questões específicas relativas as disciplinas do semestre que tem ligação com o caso geral. Após esse processo, é o momento de os grupos “réu” sustentarem oralmente sua posição, manifestada em petição de contestação. Na sequência, o juiz virtual determina audiência de conciliação, buscando efetivamente um acordo.
O estudante do 6º semestre, Lucas Alves Reis, participou das duas primeiras edições dos desafios jurídicos, mas considerou esta experiência diferente das anteriores por ter sido na modalidade presencial. “Tivemos uma integração muito grande entre os alunos, fluiu bastante poder tirar dúvidas com os professores e realmente foi um desafio que conseguimos ter sucesso. É uma oportunidade positiva, poder incorporar o âmbito jurídico e colocar em prática o que estamos aprendendo’’, destaca.
A aluna de direito Fernanda Kalil Oliveira, do 6º semestre, destaca que o desafio jurídico é uma oportunidade para aprender e aprofundar os conhecimentos no direito. “O desafio exige muito da gente, mas é uma prática excelente, em que aprendemos muito nos últimos três meses. Infelizmente, encerrou nosso semestre que é o sexto, mas é muito bom para o aprendizado’’, diz.
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