Liberdade econômica sem libertinagem
10 de mayo de 2019 | Atualidades Economia Mundo Pesquisa e Inovação Universidade Campus Higienópolis Destaque
“A liberdade econômica é a 'mãe' das liberdades, por assim dizer, mas não pode ser confundida com libertinagem. Não trabalhamos uma ideia libertina, mas sim uma liberdade com responsabilidade”. A frase de Adriano Paranaiba, economista e editor-chefe da Revista Acadêmica Mises, deu o contorno da abertura da VI Conferência de Escola Austríaca em 09 de maio no Mackenzie Higienópolis. Evento tradicional do Instituto Mises-Brasil, que vai até 11 de maio, já se consolidou como o maior e mais importante da Escola Austríaca do país. A realização tem parceria do Centro Mackenzie de Liberdade Econômica (CMLE) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).
Durante a abertura, Vladimir Fernandes Maciel, coordenador do CMLE, deu as boas-vindas à conferência, ressaltando que o Centro é um espaço de debate liberal e aberto a todos. “Somos parceiros do Instituto Mises desde o início de nosso Centro de Liberdade Econômica, faz parte de nossa história. Nestes dias vamos discutir as perspectivas da Escola Austríaca no mundo e também realizar uma análise da situação brasileira sob esta perspectiva”, disse Maciel.
O momento confessional, realizado pelo reverendo José Carlos Piacente Jr., da Chancelaria do Mackenzie, destacou a importância de se debater a questão da redução do Estado e da diminuição de sua influência, inclusive aproximando a reflexão dos preceitos cristãos. “Verdadeiros homens livres estão livres também de um Estado divinizado e opressor”, afirmou o reverendo.
Opinião compartilhada por Paranaiba que também ressalta dois pontos de relevância, o da conferência trazer elementos teóricos para enfrentar os desafios contemporâneos, o que colabora para manter uma tradição de estudos da Escola Austríaca, utilizando todo esse conteúdo para ser aplicado ao Brasil e o segundo, sobre o local do debate. “O Mackenzie é o melhor ambiente para realizarmos um evento como esse, já que tem o pioneirismo acadêmico do Centro de Liberdade Econômica, professores preocupados e preparados, e que conseguem fazer uma ponte entre a confessionalidade e a questão da liberdade, que começa na economia, mas se expande para as demais áreas”, complementou o editor.
De acordo com ele, o momento brasileiro também favorece o debate, já que os governantes, os gestores de políticas públicas estão mais abertos. “Então são três elementos de sucesso para essa discussão: o espaço de qualidade do Mackenzie, o momento do país e o arcabouço teórico da Escola Austríaca com esse histórico de produção científica. Queremos vencer tabus e envolver estudantes, professores e pesquisadores para participarem mais ainda de nossas atividades”, assinalou Paranaiba.
Adilson Aderito da Silva, diretor do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) da UPM, colocou o evento coo um momento em que a Universidade tem o privilégio de discutir as ideias do liberalismo econômico, “mostrar uma escola bastante forte e que debate diversas vertentes econômicas, apresentando para os alunos e visitantes que existem formas diferentes de se rodar a economia, mudando práticas, situações e, por fim, formar pessoas mais críticas economicamente”.
Participou também da abertura da Conferência o diretor acadêmico do Mises, Ubiratan Jorge Iorio, que pontuou a responsabilidade do Instituto desde seu início. “Temos o dever de apoiar as medidas que o novo Ministério da Economia tenta implementar. Estamos no momento de caminhar juntos, deixemos as divergências para depois”.
Hélio Beltrão, fundador-presidente do Mises colocou que a ideia do instituto era criar uma torre para discutir ideias puras e ética. “Ideias que impactem políticas públicas na realidade e criem influência para melhorar a sociedade. O mundo está mudando rapidamente e hoje já temos ações que seriam impensáveis anos antes”, afirma ele, utilizando como exemplo a Medida Provisória 881, chamada de MP da liberdade econômica. “Vale a pena ler, conhecer e se interessar, uma lei para desburocratizar e melhorar o ambiente econômico brasileiro”, encerra ele.
Notícias Relacionadas
“Corrupção: o Brasil pós-Lava Jato” é tema de debate no Mackenzie
Centro Mackenzie de Liberdade Econômica realiza evento sobre operação
Atualidades
Centro Mackenzie de Liberdade Econômica representa Brasil em conferência internacional
Pesquisadores participam de encontro da Mont Pelerin Society, em Dallas, nos Estados Unidos
Economia
MP da liberdade econômica: velocidade e ritmo para economia
Gianluca Lorenzon, do Ministério da Economia, palestra no Mackenzie sobre os benefícios da Medida Provisória
Atualidades
Medida Provisória da Liberdade Econômica e suas Consequências
Gianluca Lorenzon palestra no Auditório João Calvino do Mackenzie em 17 de maio
Economia
Mackenzista compete em programa global
CEO for One Month possibilita a atuação do ganhador como executivo global no Grupo Adecco
Marcas com propósito vão mais longe
Vice-presidente da PepsiCo fala de resultado e responsabilidade publicitária no Mackenzie
Atualidades
Não olhe para o que perdeu, mas ao que ainda possui
Abertura oficial da XVIII Semana do CCSA traz empreendedor vietnamita fundador da Goóc Eco Sandal
Atualidades
Minhocão: via expressa, parque ou desmonte?
Debate promovido pelo Centro Mackenzie de Liberdade Econômica discute futuro do elevado João Goulart em São Paulo
Atualidades
Gloria Álvarez debate populismo na América Latina
Centro Mackenzie de Liberdade Econômica traz autora e Leandro Narloch para discutir alternativas à região
Economia
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa