Lugar da Mulher na Comunicação
13 de marzo de 2019 | Atualidades Universidade Campus Higienópolis Destaque
Na última sexta-feira, 08 de março, foi realizada a palestra Lugar da Mulher na Comunicação, organizada pela professora do Centro de Comunicação e Letras (CCL) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) de Higienópolis, Mirtes Correa. O evento contou com um ciclo de debates de alunos com profissionais da comunicação, convidadas pelos próprios estudantes, tratando dos desafios das mulheres no mercado de trabalho sobre suas carreiras, experiências, casos de assédio, gordofobia, propagação do machismo em ambiente de trabalho, empoderamento feminino, representatividade, competitividade, diferença salarial, dentre outros.
“O Dia Internacional da Mulher deve ser pensado não como uma data comemorativa, com um motivo comercial, mas sim como uma data reflexiva. Vivemos num país com um número assustador de feminicídios e muitas das causas estão atreladas à maneira como a mulher é tratada socialmente”, comentou Mirtes. Para a professora, é interessante articular como as mulheres alcançaram cargos de poder e os desafios que ainda enfrentam, muitas vezes consequência de uma cultura implementada e naturalizada.
Durante a abertura do evento, Mirtes demonstrou entusiasmo com a plateia mista, marcando a importância da discussão, bem como suas convidadas: Aline Scherer, jornalista da Loures, consultoria de comunicação do grupo FSB; Joyce Pais, jornalista, criadora e editora-chefe do portal Cinemascope; Talita Crespi Gonçalves, publicitária de visão internacionalista, coordenadora de influência na Mutato, agência de conteúdo para internet; e Diana Santos, diretora de planejamento da agência Publicis. A mediação do debate foi feita por duas alunas de Jornalismo, Marlana Zanatta e Thaís Mariano.
“Na maioria das vezes, temos de nos esforçar mais que os homens para provarmos que temos o mesmo ou mais potencial que eles”, comentou Aline. Em sua opinião, as mulheres não podem esquecer que os homens, assim como elas, também tiveram uma criação machista e é algo ainda presente em nossa cultura patriarcal. “Por essa razão, é um estigma difícil de ser mudado, mas que não podemos desistir. Às vezes, a culpa não é do homem, é do ambiente em que estamos inseridos. É algo que ainda está enraizado em nossa sociedade”, completou.
Para Talita, algumas mulheres reproduzem o machismo, mas não podem ser consideradas machistas. Muitas vezes, elas não percebem o teor do discurso e o proliferam sem mesmo perceber, achando que é normal, devido ao constante contato com o machismo.
“A minha ignorância foi um grande protetor que tive”, declarou Diana. A publicitária passou por diversas situações desagradáveis e no momento não notou o assédio e o menosprezo que sofreu como mulher. Segundo ela, tanto a ignorância quanto a ingenuidade acabaram a protegendo no dia a dia, “não sabia o que estava se passando”.
Já Joyce pontuou a competitividade em grandes empresas, a posição coadjuvante da mulher no meio profissional e a representação feminina no cinema, tanto no que se refere ao lugar de atrizes como das diretoras no ramo. “O machismo está aí e vamos sendo afetadas por esse ambiente de segregação. União das mulheres é fundamental”, finalizou ela.
O público, composto por alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e por professores, se mostrou satisfeito com a iniciativa da mesa de debate, assim como as próprias palestrantes. “O evento foi de suma importância, com mulheres de diferentes perfis, que expuseram sua individualidade e abriram a pluralidade do tema discutido”, ponderou Mirtes.
Notícias Relacionadas
Mackenzie faz homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Todas as mulheres mackenzistas foram convidadas para um momento especial
Instituto
Comunicação e tecnologia são foco no Encontro de Comunicação
Evento proporciona aos alunos contato com profissionais de suas áreas
Atualidades
Mackenzie Campinas recebe a presidente do TRT - 2ª Região
Rilma Aparecida Hemetério palestra como parte das comemorações do mês das mulheres
Eventos
Representatividade das mulheres na arquitetura brasileira
Elas são 63% dos profissionais na área, mas apenas um quarto em altos cargos segundo CAU
Ética e Cidadania
STEM For Girls: Empoderamento feminino
Evento discute maior representatividade de mulheres na ciência e tecnologia
Atualidades
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa