A Páscoa e suas lições em tempos de quarentena

10 de abril de 2020 | Covid-19 Cultura Chancelaria Instituto Destaque

“O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; quando eu vir o sangue, passarei por vós, e não haverá entre vós praga destruidora (...)” Êxodo 12:13.

A Páscoa, que será comemorada neste domingo, 12 de abril, é a data mais expressiva do cristianismo, pois é uma oportunidade para relembrar o maior de todos os sacrifícios já feitos e também a maior promessa cumprida: quando Jesus Cristo, após ter sido crucificado, não foi mais achado dentre os mortos, pois havia ressuscitado. Neste ano, mesmo em meio ao período de isolamento social, por conta do coronavírus, a data é uma oportunidade de celebração e de reflexão. Conversamos com o chanceler do Mackenzie, reverendo Robinson Grangeiro, para trazer mais informações e extrair o melhor dessa passagem.

"A mensagem da Cruz, que relembra o sacrifício de Cristo, é a maior dentre as pregadas pelo cristianismo. Todavia, antes mesmo deste fato tão precioso, a Páscoa já era celebrada pelo povo judeu, inclusive foi comemorada por Jesus e seus apóstolos, pois é uma festa que relembra a saída do povo judeu do Egito, após 400 anos de escravidão", relembra o chanceler. 

Ele explica que o termo Páscoa, inclusive, está relacionado com esta história: em hebraico, significa passagem. Isso porque a celebração também relembra a noite em que a última praga foi lançada sobre o Egito, o anjo de morte que feriu os primogênitos egípcios e marcou a libertação do povo judeu. Naquela noite, a ordem de Deus para seu povo foi que todos deveriam permanecer em seus lares, à espera do grande livramento divino, como mostra no texto bíblico em Êxodo 12:13.

“Já na última Páscoa de Jesus e seus discípulos, ele a ressignificou para torná-la símbolo de uma libertação mais ampla e espiritual. A Páscoa cristã tornou-se, assim, símbolo da redenção divina, por meio de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, explica Grangeiro.

Por ser uma instituição confessional, o Mackenzie enfatiza este novo significado da Páscoa, quando Cristo ordenou a celebração da nova ceia, tornando-se um meio pelo qual a graça de Deus fortalece a fé e a esperança até a ceia celestial de Jesus com seus filhos e filhas, quando Ele voltar na plenitude de seu reino. “Esta é a razão para todas as nossas unidades - colégios, faculdades, hospitais e universidade - organizarem suas celebrações, realçando a centralidade de Cristo, sem desconsiderar também a ênfase na sadia convivência familiar e fraterna ao redor da mesa”, declara o chanceler. 

Todavia, em 2020, por conta da pandemia do coronavírus, tais comemorações deverão ser adaptadas para contribuir com o cumprimento da quarentena e ajudar na redução da transmissão da covid-19. Por isso, celebrações virtuais devem ser priorizadas e não devem acontecer aglomerações, ainda que seja entre familiares. Pensando nisto, o Mackenzie disponibiliza uma mensagem especial sobre esta importante data em um vídeo sobre a Páscoa que você pode conferir em nossas redes sociais e também ao final desta matéria.

A celebração em tempos de quarentena, contudo, oferece uma oportunidade de reflexão única. “A Páscoa é tempo propício para reconhecer as injustiças de todos os tipos e a impotência humana diante de situações incontroláveis e incompreensíveis para a finitude de nossa mente. É um tempo de reflexão e quebrantamento diante do Criador, como uma forma de superar o questionamento dos porquês e buscar humildemente a reverência a Deus para se chegar aos propósitos mais importantes desta pandemia”, menciona o reverendo. 

Este momento, portanto, serve para lembrar que uma rude cruz foi erigida e o sangue de Jesus foi ali vertido. Porém, Ele não permaneceu morto, mas ressurgiu, com triunfo e Glória e o  resgate da vida foi cumprido. Mesmo com o isolamento social, a Páscoa deste ano é uma chance para aprendermos o valor da justiça, do amor de Deus e também da vida humana. 

“Esta Páscoa, marcada pelo medo e angústia, pode ser desafiada pela renovação da vida que Deus realiza em cada coração. Nada melhor do que a morte e a ressurreição do próprio Filho de Deus para demonstrar o amor e o propósito de reconduzir de volta ao Pai a tantos quantos creem no sacrifício redentor de Jesus”, conclui o reverendo.

Confira, abaixo, o vídeo especial de Páscoa que o Mackenzie preparou para você!

Notícias Relacionadas

Páscoa: uma celebração de fé, amor e reflexão

Chanceler do Mackenzie explica o motivo da tradição e convida a todos para o culto de comemoração 

Acontece no Mackenzie

Aniversário de 161 anos da Igreja Presbiteriana do Brasil

Chanceler do Mackenzie comenta trabalho histórico e importância da IPB para a sociedade

Covid-19

Pratique exercício físico com o projeto Treino Em Casa

Aumento da imunidade é uma das vantagens da prática esportiva

Atualidades

Cinco jogos para se divertir em família

Durante o isolamento, confira algumas brincadeiras para entreter os filhos em casa

Cultura

Páscoa: tempo de vida!

Mackenzie convida para celebrarmos ressurreição de Cristo

Instituto

coral enfileirado no altar da capela
A música da páscoa no Mackenzie

Coral da Capela apresenta Cantata “Maior Amor” à ressurreição de Cristo

Cultura

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades