Caminhos para a inclusão de deficientes auditivos nas escolas
06 de outubro de 2021 | Colégios Instituto Destaque São Paulo - Higienópolis Palmas Castro Brasília - Lago Sul Tamboré
A acessibilidade de pessoas com deficiência já é uma questão colocada em pauta há alguns anos em colégios do país, entretanto, até os dias atuais há uma discrepância no acesso de deficientes ao ensino escolar. No caso dos surdos, não é visto recursos para o aprendizado efetivo desses alunos, que se dividem, normalmente, em dois grupos: os chamados surdos, que fazem uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar, e os oralizados, que compreendem leitura labial e conseguem se expressar verbalmente.
As escolas e os professores não estão completamente preparados para a inclusão de deficientes auditivos, como pontua o professor do Ensino Médio e Fundamental II do Colégio Mackenzie Tamboré, Lucas Juknevicius. “Muitas vezes os docentes não tiveram as aulas de Libras na faculdade. Ainda não há uma capacitação que deixe os professores confortáveis para ter alunos surdos”.
Segundo Juknevicius, é necessário não só que os professores tenham domínio de Libras, mas que exista uma modificação no olhar para o aluno surdo, tornando a língua de sinais mais presente e entendendo que ele necessita de um acesso melhor à educação a partir de estratégias diferenciadas para acompanhamento das aulas.
“Muitas vezes a escola traz o intérprete, mas só trata esta questão de uma forma rasa como se um único profissional fosse resolver tudo. O intérprete tem uma responsabilidade muito grande, mas é necessário que haja um trabalho coletivo entre professor, intérprete e coordenação para que seja efetivo o trabalho desenvolvido no ambiente escolar”, ressalta.
Para o educador, deveria haver inclusão de Libras no componente obrigatório das escolas não somente como forma de otimizar o aprendizado do surdo, mas ampliar sua rede de amizades e relações sociais dentro e fora da comunidade surda. “Há uma prioridade a parte sonora, do falar e ouvir, um exemplo disso é o próprio sinal sonoro dos intervalos nas escolas. Então, é preciso pensar neste tipo de coisa quando se fala de inclusão de deficientes auditivos”.
O professor mackenzista acredita que o novo ensino médio possa ser uma porta para que o aluno surdo possa ter uma disciplina eletiva na língua materna dele voltada para textos e escrita. Ele explica também um outro caminho para a inclusão. “Muitas vezes a escola valoriza demais surdos bem oralizados e esquecem que existem outros que são usuários da língua de sinais e não são oralizados. Se ele tiver língua de sinais e oralização, ele terá uma gama maior de possibilidades na sua vida profissional e pessoal”.
Notícias Relacionadas
Educação Empreendedora é desenvolvida nos Colégios Presbiterianos Mackenzie
Saber empreender é diferencial no mercado de trabalho e jovens aprendem desde cedo a colocar isso em prática
Colégios
MackEsporte incentiva práticas esportivas no Colégio Presbiteriano Mackenzie
Projetos mostram que atividade física faz a diferença na formação do aluno
Esportes
Correios lançam selo e carimbo comemorativo dos 150 anos do Mackenzie
Cerimônia de obliteração contou com a presença de representantes da Instituição e da presidência dos Correios
Cultura
Mackenzie realiza encontro de controladoria e finanças
Desafios estratégicos dos profissionais da área é tema de evento on-line
Eventos
Professores do Mackenzie estão na lista dos cientistas mais influentes da América Latina
O ranking AD Scientific Index 2021 registra o desempenho acadêmico de pesquisadores de diferentes áreas
Mundo
10 dicas para arrasar nas provas de vestibular e ENEM
Professores das unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie deixam orientações aos vestibulandos
Colégios
Dia Internacional da Música: Colégio Mackenzie tem projetos que desenvolvem musicalidade
Professor do CPM Tamboré destaca a importância dos ritmos durante a alfabetização
Colégios
Daniel Dias, Jady Malavazzi e Wendell Belarmino visitam o Mackenzie
Atletas mackenzistas participaram de ação no campus Higienópolis
Esportes
Simulados preparam alunos para o vestibular
Com foco no bom desempenho dos adolescentes, as unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) têm iniciativas voltadas para diferentes provas
Colégios
Dia Nacional da Pessoa com Deficiência e o processo de inclusão
Colégio Presbiteriano Mackenzie promove a conscientização e inclusão de pessoas com deficiência
Acadêmicos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa