Dia Internacional da Música: Colégio Mackenzie tem projetos que desenvolvem musicalidade
01 de outubro de 2021 | Colégios Destaque
Em 1° de outubro, é celebrado o Dia Internacional da Música, instituído em 1975 pelo International Music Council (organização não governamental fundada com o apoio da UNESCO, com o objetivo de promover valores de paz e amizade por intermédio da música, levando-a a todos os setores da sociedade. As unidades do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) buscam proporcionar experiências – na matriz curricular ou mesmo na modalidade de cursos extracurriculares – a todos os alunos.
Sabendo da relevância desse dia, o professor de música do CPM Tamboré, Paulo Marcos da Conceição, explica que as atividades envolvendo a música fazem parte do currículo da Educação Básica, desde os primeiros anos da Educação Infantil: “A música também permeia todos os cinco campos de experiências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo estratégia fundamental para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e emocionais que esperamos desenvolver em nossos alunos”, ressalta.
Ele ainda afirma que durante a Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, a música tem papel lúdico e é essencial para desenvolver habilidades motoras e melhor fixação de conteúdos e conceitos. “No processo de alfabetização, a música proporciona momentos descontraídos, porém cheios de significado, que farão com que o aluno se lembre facilmente e de forma espontânea daquilo que aprendeu em sala de aula. Vemos isso por meio das músicas específicas criadas para trabalhar o alfabeto, por exemplo”, destaca o professor.
Paulo Marcos também esclarece que no Fundamental e Médio, o ensino da música está atrelado ao desenvolvimento de uma série de competências, incluindo conhecimento e valorização dos saberes construídos; desenvolvimento do pensamento criativo; ampliação do repertório cultural e da habilidade de comunicação; e o aprimoramento de competências socioemocionais como o autoconhecimento, a empatia, a cooperação, a responsabilidade e a cidadania.
“Alunos que têm proximidade com a música são os que têm maior poder de concentração, confiança e menor timidez. São mais sociáveis, gostam de desafios e querem sempre fazer o melhor”, expressa o professor de música.
O Incentivo à música no CPM
O CPM conta com projetos musicais que se estendem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, como atividades de canto coral; musicalização Infantil com instrumentos percussivos e melódicos, que trabalham, entre outras habilidades, coordenação motora e memória; bandinha rítmica; musicais em datas comemorativas ou de encerramento de ano; oficinas de violão e percussão; show de talentos; grupo vocal “Macksingers” para os adolescentes; Sarau Lítero-Musical, dentre outras tantas experiências musicais que dão oferecidas aos mackenzistas.
“A música aumenta nossa capacidade cognitiva, estimula as sinapses, fazendo com que a apreensão de conteúdos abordados na sala de aula seja muito mais efetiva e retomável. Ela nos proporciona vínculos com momentos, situações e assuntos; nos relaxa e nos acalma, fazendo da nossa mente uma terra fértil para o plantio”, finaliza Paulo Marcos.
Salmos 105:2 ARA
Cantai-lhe, cantai-lhe salmos; narrai todas as suas maravilhas.
Notícias Relacionadas
Caminhos para a inclusão de deficientes auditivos nas escolas
Segundo especialista, é necessário um olhar mais atento às necessidades dos alunos surdos e dos oralizados
Colégios
Mackenzie nomeia novos Diretores para Colégio e Faculdade em Brasília
Professores assumem liderança da instituição com missão de ampliar presença da marca na região
Instituto
Colégio Mackenzie Brasília coloca educação no trânsito dentro da sala de aula
Durante a Semana Nacional de Trânsito, Colégio aproveitará para trabalhar regras de tráfego e cuidado com o próximo
Colégios
Material Móvel: mais um diferencial dos Colégios Mackenzie
Recurso didático contribui com processo de pré-alfabetização e matemática, de maneira lúdica e criativa, na Educação Infantil
Colégios
A prática do Acolhimento nos Colégios Mackenzie: uma forma de estabelecer vínculos
Prática atua de forma positiva no desenvolvimento da criança e do adolescente
Colégios
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa