Colégio Mackenzie Brasília cria projeto Mãos Dadas para diminuir tensão do retorno ao presencial
11 de maio de 2022 | Saúde e Bem-Estar Colégios Destaque Brasília - Lago Sul
O projeto Mãos Dadas é uma das respostas que o Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) Brasília internacional estruturou pensando nos impactos já diagnosticados dos primeiros meses de retorno às atividades educacionais presenciais. Em diálogo com familiares, estudantes, professores e colaboradores, e por meio da observação do ecossistema escolar da instituição, a equipe gestora colocou em prática o programa que estabelece a atenção humanizada aos frequentadores do campus para além das rotinas e obrigações do dia a dia. A ideia é contribuir para aumentar a qualidade de vida das pessoas e reduzir o nível de estresse.
Com o Mãos Dadas, alunos, docentes e colaboradores farão justamente a desconexão com essas perspectivas, separando algumas horas semanais (dentro do período comercial), para dedicação exclusiva a atividades físicas, relacionamento com os colegas, interação com projetos e ações que não tenham relação direta ou indireta com o cotidiano de trabalho ou com a rotina de aulas, e o envolvimento com produções artísticas.
“Esses momentos servirão também para as famílias. Teremos desde aulas de relaxamento e alongamento a jogos de futebol, vôlei e basquete, treinamentos esportivos no complexo aquático, apresentações de grupos musicais, palestras, rodas de conversas, atendimentos individualizados e coletivos e outras propostas com o objetivo de aliviar um pouco da tensão e integrar todas e todos os envolvidos. O Mãos Dadas foi criado voltado totalmente para a nossa comunidade, para aqueles que fazem o Mackenzie ser uma das principais instituições de ensino e pesquisa em Brasília e no Brasil”, explicou o professor Ênio César Moraes, assessor pedagógico do CPMB.
Tensão
Crianças e adolescentes (re)aprendendo a lidar com a presença do outro, com o contato físico, com o cumprimento de horários, com a dinâmica das atividades avaliativas; pais e responsáveis buscando retomar e estabelecer rotinas para si e para os filhos, “brigando com o relógio” na administração do tempo, com deslocamentos, trânsito e demandas de trabalho; professores e gestores buscando readaptar a dinâmica do fazer pedagógico, com aproveitamento do aprendizado ocorrido durante o regime de excepcionalidade. Tudo isso tem promovido ambientes de convivência mais complexos em algumas escolas.
“Nesse contexto, naturalmente, as tensões típicas da socialização promovida pela escola recrudescem. A alegria do reencontro, a reconquista da liberdade, o prazer de estar junto abrem espaço para ansiedade, intolerância, irritabilidade, agressividade e ampliam as disfunções na instigante arte de conviver”, explica o professor Moraes.
Além disso, se antes, a maioria das problemáticas eram sobre a necessidade de conectar atividades educacionais efetivas, porém ainda analógicas, ao digital, sem prejuízos ao processo de ensino, e com o máximo de acolhimento, hoje, elas são relacionadas aos espaços de trabalho e estudo, onde professores, funcionários e alunos lidam com disrupções, novas exigências, novas velocidades e modelos de relacionamento no retorno às salas de aula. Nada está como era antes.
“E não haveria nenhuma possibilidade de ser. Além do passar dos anos, também presenciamos uma evolução tecnológica abrupta, acelerada pelas urgências do contato remoto, que acabou invadindo também nossas vidas pessoais. Alguns dos padrões e códigos criados para facilitar a vida, em tese, se tornaram parte do DNA humano nesse meio tempo, metaforicamente falando. E essa nova sociedade, mais tecnológica, com outros anseios, receios, preocupações em geral, focos diferentes, vontades inéditas, outras frustrações e até percepções sobre si, que até então não eram registradas, voltou para a escola. Um ambiente com pessoas de todas as idades, muitas percepções de mundo distintas e experiências únicas do período de pandemia”, acrescenta o professor.
Notícias Relacionadas
Colégio Mackenzie São Paulo foca no desenvolvimento infantil
Cuidado e acolhimento incentivam os alunos a despertarem suas habilidades
Atualidades
Professores do Mackenzie Brasília utilizam didática do afeto na Educação Infantil
Docentes fundamentam sua metodologia na compreensão dos relacionamentos e nas particularidades da criança
Para Sempre Mackenzista
Wendell Belarmino é convocado para Campeonato Mundial de Natação
Paratleta treina forte para competição que acontece de 12 a 18 de junho
Atualidades
Projeto mackenzista promove debate sobre as fronteiras que separam refugiados
Um Mundo de Muros foi planejado pelos próprios alunos e aborda a situação de cidadãos impedidos de circular dentro da própria nação ou em nações…
Cultura
Colégio Mackenzie inova método avaliativo
O objetivo desse novo modelo é avaliar o estudante de forma integral
Colégios
Mackenzistas da equipe de Saltos Ornamentais dominam pódio na Copinha Brasil
Em disputa com mais de 70 atletas, time de César Castro, ex-atleta e medalhista olímpico, garante sete medalhas em competição nacional realizada no DF
Esportes
Professores do Colégio Mackenzie Brasília promovem ecologia interativa no Cerrado
Proposta de fazer com que os alunos vivenciem o conhecimento passado em sala de aula
Responsabilidade Social
Mackenzistas de Brasília encenam Via Sacra para comunidade
Evento de celebração à Páscoa reúne alunos, professores e funcionários do Mackenzie para reflexão sobre o mundo
Colégios
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa