Árvores.

Professores do Colégio Mackenzie Brasília promovem ecologia interativa no Cerrado

14 de abril de 2022 | Responsabilidade Social Colégios Destaque

Transformando o modelo engessado do ensino teórico, educadores do Colégio Presbiteriano Mackenzie (CPM) unidade Brasília, trazem um projeto diferente para a didática das Ciências Biológicas: familiarizar os jovens com a fauna e a flora do Cerrado para despertar neles o desejo de proteger o meio ambiente.

Complementando o aprendizado do dia a dia, a iniciativa se baseia na realização de uma experiência imersiva na natureza em que os alunos conhecerão o ambiente no qual estão inseridos. O objetivo é instigar neles a compreensão de todos os processos de interdependência que existem entre o homem e a natureza.

Os professores têm se dedicado a adotar metodologias que provoquem nas crianças e adolescentes uma empatia com a fauna e a flora existentes nos lugares em que residem. Conhecer esta realidade é uma forma de criar afinidade com a diversidade destes seres.

Um estudo apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e divulgado em 2020 na revista Science, demonstra que os jovens têm se preocupado mais com o meio-ambiente nos últimos anos. Especialistas informam que a identificação com a realidade regional cresce nos estudantes o interesse em preservar a natureza.

Desbravar o Cerrado

Após ficarem quase dois anos sem o convívio escolar - e alguns nunca o tiveram - muitos estudantes viram diminuir a proximidade que tinham com a natureza. Para superar o tempo perdido, os educadores têm apostado em atividades que promovam a interação ao ar livre.

“Com a reclusão social devido às medidas de segurança contra a covid-19, os jovens deixaram de andar e não puderem observar as belezas que o Cerrado oferece. Estar inserido no meio-ambiente desperta neles a curiosidade de entender como funciona a natureza à sua volta”, comenta Borges.

A proposta do professor é realizar passeios com destino a reservas naturais da região para colocar em prática o conhecimento repassado em sala de aula, mudando a didática da biologia para uma metodologia prática e palpável que propicie um interativo saber ecológico.

A iniciativa pode mudar a concepção errada que muitas pessoas têm do Cerrado. “Quando falamos sobre, é comum que se pense em um local inóspito de vegetação seca e composta por árvores retorcidas, mas sabemos que esse bioma não se reduz apenas a isto. Há muitas paisagens belas a serem exploradas”, acrescenta ele.

Além, dos tesouros que ainda não foram descobertos, o professor menciona que as expedições também partirão rumo a estações regionais de pesquisa. A decisão foi baseada em um modo pelo qual a produção científica brasileira possa ser valorizada.

“Muitas instituições brasileiras realizam estudos com as espécies nativas do Cerrado. Durante as excursões, apresentaremos os diferenciais do bioma, destacando a Ciência local e demonstrando como o aproveitamento responsável desses recursos pode trazer benefícios para todos”, concluiu.

Compreender para sensibilizar

Conscientizar aqueles que serão os adultos de amanhã é uma forma de garantir que as riquezas nativas do país serão manuseadas com mais sabedoria no futuro. O aprendizado sobre estes processos faz toda a diferença na forma como são percebidos os ganhos científicos que este ecossistema traz.

Como explica o professor de Biologia, “a exploração destes bens, quando acontece de forma responsável, pode originar muitos produtos úteis para a sociedade. Ademais, ao estudar estes recursos, os alunos podem encontrar biotecnologias que ainda estão escondidas ali”, disse ele.

Apesar de ser o bioma mais antigo e o segundo maior do Brasil, o Cerrado é o mais ameaçado de todos. Além de não contar com a mesma proteção que a Floresta Amazônica tem, o solo da savana brasileira depende de um complexo sistema de aquíferos subterrâneos e que, uma vez devastado, não voltará a se recuperar.

Notícias Relacionadas

Aluno sentado na mesa da escola estudando
Colégio Mackenzie São Paulo amplia oportunidades curriculares

Projeto conta com formação integral dos alunos, preparando-os para a vida       

Atualidades

Projeto mackenzista promove debate sobre as fronteiras que separam refugiados

Um Mundo de Muros foi planejado pelos próprios alunos e aborda a situação de cidadãos impedidos de circular dentro da própria nação ou em nações…

Cultura

Colégio Mackenzie Brasília cria projeto Mãos Dadas para diminuir tensão do retorno ao presencial

Programa prevê uma série de atividades para melhorar a qualidade de vida de estudantes, professores e demais colaboradores

Saúde e Bem-Estar

Mackenzistas da equipe de Saltos Ornamentais dominam pódio na Copinha Brasil

Em disputa com mais de 70 atletas, time de César Castro, ex-atleta e medalhista olímpico, garante sete medalhas em competição nacional realizada no DF

Esportes

Trilhas Orientadas: aulas dinâmicas e participação ativa dos alunos

Nova proposta para o ensino médio foca nas habilidades e competências dos alunos  

Colégios

Evento de celebração à Páscoa.
Mackenzistas de Brasília encenam Via Sacra para comunidade

Evento de celebração à Páscoa reúne alunos, professores e funcionários do Mackenzie para reflexão sobre o mundo

Colégios

cinco robôs coloridos.
Mackenzie é destaque nacional em robótica

Estrutura completa e um corpo docente qualificado fazem a diferença na educação de jovens e crianças

Colégios

Colégio Mackenzie Tamboré recebe Seleção Brasileira Sub-18 em jogo de Basquete

Atleta da Seleção já fez parte do projeto BIS - Basquete com Inclusão Social do Mackenzie

Esportes

Alunos do Colégio Mackenzie São Paulo participam da Olimpíada Brasileira de Neurociências

Vencedor da competição poderá representar o Brasil na França

Eventos

Letras do alfabeto coloridas.
No Dia Nacional da Síndrome de Down, Colégio Mackenzie cria conteúdo informativo

Colaboradores, pais e responsáveis por alunos do Colégio Mackenzie terão acesso ao boletim no dia 21 de março 

Colégios

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades