Como a Comunicação Intercultural auxilia na resolução de conflitos empresariais
18 de dezembro de 2024 | Atualidades Universidade Campus Higienópolis Destaque
Em um mundo cada vez mais globalizado e diversificado, as organizações precisam constantemente se atualizar e se adaptar aos novos ideais do mercado. Para facilitar esse processo, ter uma boa Comunicação Intercultural é de extrema importância, pois ela é responsável pela manutenção das relações pessoais, por meio da promoção das interações sociais.
O professor e coordenador do Mestrado em Comunicação Intercultural nas Organizações, João Batista, da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), comenta que a comunicação intercultural contribui diretamente para a diversidade e inclusão ao reconhecer e valorizar as diferenças culturais entre os colaboradores. Em vez de tentar homogeneizar comportamentos ou ideias, ela promove um ambiente onde pessoas de diferentes origens – com línguas, etnias, crenças, classes sociais, gêneros ou idades variadas – possam interagir e aprender umas com as outras.
"Essa abordagem não apenas enriquece a troca de conhecimentos, mas também fortalece o respeito mútuo e a empatia, criando condições para que todos se sintam ouvidos e valorizados. Além disso, fomenta um ambiente corporativo mais inclusivo, onde a diversidade é vista como um recurso estratégico para inovação, criatividade e melhor desempenho organizacional", afirma Batista.
A falta de compreensão intercultural nas empresas pode gerar uma série de mal-entendidos e conflitos que comprometem tanto a produtividade quanto a harmonia no ambiente de trabalho. As diferenças culturais nas formas de pensar, agir e interpretar mensagens frequentemente resultam em equívocos. Para evitar tais problemas, é crucial que as organizações desenvolvam sensibilidade cultural, promovendo um ambiente mais colaborativo, inclusivo e alinhado aos objetivos organizacionais.
Em equipes globalizadas, as barreiras culturais representam um desafio constante para a comunicação eficaz. Preconceitos e estigmas sobre diferenças culturais podem dificultar a compreensão e colaboração entre os membros, criando um ambiente de trabalho dividido. Para superar esses obstáculos, as organizações precisam investir em treinamento e no desenvolvimento de competências interculturais. Iniciativas como workshops sobre escuta ativa, empatia e gestão de conflitos, além do uso de tecnologias de comunicação, podem ser eficazes.
O coordenador do Mestrado Profissional em Comunicação Intercultural nas Organizações exemplifica como a pesquisa aplicada pode ajudar a desenvolver soluções práticas. Ele destaca que guias de boas práticas e plataformas interativas promovem um entendimento mais profundo das diferenças culturais e favorecem um ambiente mais harmonioso e produtivo.
"Isso significa trabalhar na busca de soluções para problemas práticos por meio do diagnóstico, análise, elaboração, teste, implantação e avaliação de um produto de comunicação. Exemplos disso incluem o desenvolvimento de workshops focados em escuta ativa, empatia e gestão de conflitos interculturais; o uso de tecnologias de comunicação, como vídeos, jogos, plataformas multimídia ou materiais interativos; ou a elaboração de frameworks ou guias de boas práticas que forneçam orientações sobre como agir em situações de crise ou em interações que envolvam diferentes culturas", conclui Batista.
Se você busca se aperfeiçoar profissionalmente e dar um importante passo em sua carreira, a Universidade Presbiteriana Mackenzie está com as inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Comunicação Intercultural nas Organizações. Clique aqui e saiba mais!
Notícias Relacionadas
Curso da UPM Alphaville é eleito melhor de Barueri pelo Guia da Faculdade 2024
Levantamento é feito pelo O Estado de São Paulo e Quero Educação
Atualidades
Mackenzie abre Processo Seletivo para Notas Internacionais
Inscrições para 2025.1 são para os campi Higienópolis, Alphaville e Campinas
Universidade
Escola de Verão Mackenzie 2025: inscrições abertas
Cursos em diversas áreas de atuação acontecem no período de férias no campus Higienópolis
Universidade
MackPesquisa financia projetos na Educação Básica com práticas STEAM
Trabalhos mackenzistas já ganham projeção nacional e internacional
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa