MackPesquisa financia projetos na Educação Básica com práticas STEAM
11 de dezembro de 2024 |
A pesquisadora Débora Valletta, coordenadora de Tecnologia Educacional e Inovação do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), apresentou dois trabalhos inovadores sobre práticas pedagógicas STEAM no XVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, ocorrido em novembro, na cidade do Porto, em Portugal. Valletta destacou a integração de jogos no currículo de tecnologia educacional e o desenvolvimento de programas curriculares para capacitação de professores. A pesquisa é financiada pelo Fundo Mackenzie de Pesquisa e Inovação (MackPesquisa), do IPM, e a participação no Congresso confere status internacional para o trabalho.
O projeto investiga o processo de gênese instrumental pessoal e profissional do professor de Educação Básica em práticas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e os impactos no uso de tecnologias educacionais no desenvolvimento de conceitos trabalhados no currículo escolar.
De acordo com Valletta, o destaque no congresso internacional evidencia a relevância da pesquisa, que se alinha às tendências globais de inovação pedagógica no cenário educacional.
"A troca de experiências com especialistas de outros países permitiu aos pesquisadores ampliar a discussão sobre o futuro das práticas STEAM e currículo escolar, reforçando a importância da colaboração entre diferentes contextos educacionais e culturais”, disse a pesquisadora.
Também no âmbito de pesquisas educacionais financiadas pelo IPM, Laura Cordeiro, bolsista pelo MackPesquisa e graduanda do curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), apresentou um trabalho no XXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, realizado em novembro, no Rio de Janeiro. O trabalho foca no desenho de uma proposta curricular voltada à formação docente e discente, utilizando protótipos como ferramentas práticas para o desenvolvimento de atividades STEAM.
A iniciativa busca transformar o ensino tradicional ao incorporar metodologias inovadoras que engajam os estudantes de forma criativa e colaborativa. Os jogos, alinhados aos objetivos das práticas STEAM, são utilizados como ferramentas de aprendizagem para potencializar o pensamento crítico, a resolução de problemas e a experimentação.
Com resultados preliminares promissores nos projetos, a equipe financiada pelo MackPesquisa continua os estudos, analisando os experimentos realizados com os professores do Ensino Fundamental na aplicação e avaliação das práticas STEAM. “Nosso objetivo é criar um modelo pedagógico que possa ser replicado e adaptado nos cursos para a formação de professores, garantindo que a educação STEAM alcance ainda mais estudantes”, explica a pesquisadora Valletta, líder do projeto.
Notícias Relacionadas
Como a Comunicação Intercultural auxilia na resolução de conflitos empresariais
Professor João Batista, da UPM, comenta a importância da área nas organizações modernas
Atualidades
Curso da UPM Alphaville é eleito melhor de Barueri pelo Guia da Faculdade 2024
Levantamento é feito pelo O Estado de São Paulo e Quero Educação
Atualidades
O papel de organizações multilaterais e a democracia contra a desinformação
Coordenadora do curso de Relações Internacionais do Mackenzie Rio comenta sobre G20 e como aproximar temas complexos da sociedade
Mundo
Mackenzie abre inscrições para o Vestibular 2.0
Não perca tempo e se torne um mackenzista!
Universidade
Mackenzista conquista três pódios durante Campeonato Brasileiro de natação
A atleta ganhou uma medalha de prata e duas de bronze
Esportes
Especial MILAD: 40 anos de louvor e adoração
Produção de fim de ano do MackPlay celebra a história da música cristã brasileira
Cultura
Confira a lista de aprovados do Vestibular Mackenzie Higienópolis 2025.1
Matrículas devem ser feitas on-line, pelo site do Mackenzie até 18 de dezembro
Universidade
Mutirão no Hospital Mackenzie detecta lesões suspeitas de câncer de pele
Como parte da Campanha Dezembro Laranja, 100 pacientes foram atendidos no mesmo dia
Saúde e Bem-Estar
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa