Como se desafiar no ambiente de trabalho e ir além

30 de setembro de 2024 | Cá, entre nós Destaque

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e dinâmico, e desafiar-se profissionalmente é fundamental para o crescimento e a evolução na carreira. O sucesso no ambiente de trabalho vai além do cumprimento de tarefas, significa ser proativo, buscar o desenvolvimento contínuo e assumir responsabilidades que promovam o crescimento pessoal e da equipe. Como se desafiar e superar as expectativas?

Saia da zona de conforto

A zona de conforto é um ambiente mental onde as pessoas realizam atividades que dominam, sem sentir medo ou estresse. Apesar de ser um local seguro, prejudica o desenvolvimento profissional. Para se desafiar, é necessário lidar com novas circunstâncias e assumir projetos que exijam habilidades ainda não dominadas - isso implica em participar de projetos internos, liderar equipes e até aprender uma nova tecnologia. Lidar com algo novo às vezes é difícil, mas quando encarado de forma positiva, o aprendizado abre portas. Quanto mais se desafia a explorar o desconhecido, mais confiança  adquire-se.

Estabeleça metas pessoais e profissionais

Definir metas é essencial para quem quer crescer profissionalmente. As metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazos definidos. Para sair-se bem é indicado ter objetivos, como concluir um curso ou obter uma certificação da área de atuação. Acompanhar o progresso dessas metas de perto e ajustá-las conforme necessário também é fundamental para o sucesso.

Aceite feedback e busque melhoria contínua

Desafiar-se no ambiente de trabalho também significa estar aberto a receber feedbacks, sejam positivos ou negativos. Ter uma postura receptiva em relação às críticas construtivas pode revelar humildade e oportunizar melhorias. Aprender com as experiências de colegas, líderes e mentores é o primeiro passo para o crescimento. Fazer uma autoavaliação para identificar áreas em que pode melhorar e investir em aprimoramento constante, mesmo em tarefas cotidianas, resulta em avanços significativos a longo prazo.

Desenvolva novas habilidades

O aprendizado é um processo contínuo. Para se desafiar e ir além no trabalho, desenvolver novas habilidades que sejam úteis tanto na função atual quanto para os objetivos futuros será de grande ajuda. Incluir competências técnicas, como a aquisição de um novo software, ou habilidades comportamentais, como o aprimoramento da comunicação interpessoal ou da liderança são fatores ímpares para o crescimento. Aproveitar as oportunidades de treinamento como workshops, cursos on-line ou conferências relacionadas a área de atuação tornam o profissional mais preparado para lidar com novos desafios e assumir responsabilidades.

Cultive uma rede de relacionamentos

Desafiar-se no trabalho não é uma tarefa solitária. Construir uma rede de conexões com colegas, mentores e especialistas da área de atuação é tão importante quando buscar o progresso contínuo. Essas conexões podem trazer informações valiosas, conselhos de carreira e oportunidades de colaboração em novos projetos. Ter uma comunicação aberta e genuína com aqueles que estão ao redor e aprender com a experiência dos outros fortalece os vínculos e traz resultados extraordinários.

Leia também: Como usar a inteligência emocional para lidar com os colegas de trabalho

Notícias Relacionadas

Como ativar os hormônios da felicidade no cotidiano

No agitado cotidiano, buscar maneiras de promover o bem-estar e a felicidade é uma necessidade cada vez mais presente. Nosso corpo, com suas complexas…

Saúde e Bem-Estar

Como organizar o e-mail institucional

Ao manter os e-mails organizados, é possível dar atenção imediata ao que é mais urgente e arquivar o que não precisa de resposta imediata

Cá, entre nós

Dicas práticas para superar a timidez no ambiente de trabalho

Ser tímido não é um defeito, contudo, pode esconder o potencial de um indivíduo

Cá, entre nós

Descubra como um ambiente organizado contribui com a produtividade

Não é surpresa para muitos que um ambiente organizado proporciona uma sensação de conforto, bem-estar e impacta positivamente o humor de quem está por…

Cá, entre nós

Gestão de tempo: o que é e como fazer? Entenda a importância

Controlar o tempo que você dedica às suas tarefas diárias contribui para aumentar a eficiência, a produtividade e diminuir o estresse

Cá, entre nós

Saiba como controlar a insegurança e ser feliz no ambiente de trabalho

Insegurança pode afetar a saúde mental, impactar na saúde física e até a produtividade, caso não controlada

Cá, entre nós

5 livros sobre inteligência emocional que todo profissional deve ler

Eesses livros capacitam os profissionais a lidar de forma eficaz com conflitos e a enfrentar situações que estão além do controle

Cá, entre nós

Como usar a inteligência emocional para lidar com os colegas de trabalho

Conceito pode contribuir para vivência no ambiente profissional

Cá, entre nós

Compartilhe nas Redes Sociais
Acontece

Lançamento de livros encerra a Semana Pedagógica e dá início às comemorações dos 150 anos

| Acontece

No dia 31 de janeiro, sexta-feira, a Editora Mackenzie lançou os livros Dicionário enciclopédico de instituições protestantes no Brasil: instituições…


150 anos: o Mackenzie e sua relação com a cidade de São Paulo

| Acontece

Em 29 de janeiro, aconteceu a mesa 150 anos e as cidades de São Paulo - memória e futuro, durante a XVII Semana de Preparação Pedagógica, no Auditório…


Semana Pedagógica inicia as comemorações dos 150 anos

| Acontece

Em 27 de janeiro teve início, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), campus Higienópolis, a XVII Semana de Preparação Pedagógica (SPP), ação…



Calendário de Atividades

Posse do Chanceler

O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…


Semana de Preparação Pedagógica UPM

Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…


Livro Cartas de Princípios

A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…


Programa de rádio

Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…


Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais

O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…


Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard

No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…


Lançamento Podcast 150 anos

O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…


Posse do Reitor

No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…


Mesa de Inovação e Empreendedorismo

No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…



Projeto Reescrever

A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…


Diálogos Comunitários

Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa


+ Calendário de Atividades