Saiba como controlar a insegurança e ser feliz no ambiente de trabalho
20 de agosto de 2024 | Cá, entre nós Destaque
Ter insegurança em alguns momentos é normal. Principalmente quando enfrentamos desafios, como se apresentar em público ou tomar uma decisão importante. Apesar de comum, a insegurança pode afetar a saúde mental, impactar na saúde física e até a produtividade, caso não controlada. Aprender a lidar com a insegurança no ambiente de trabalho é fundamental para construir uma carreira sólida e bem-sucedida.
Reconheça e aceite os sentimentos
O primeiro passo para controlar a insegurança é reconhecer que ela existe. A sensação de inadequação e medo de falhar são normais e fazem parte da experiência humana. Todos, em algum momento da vida, se sentirão inseguros. Em vez de ignorar ou reprimir tais sentimentos, é essencial reconhecê-los e entender os seus principais motivos. Aceitá-los não é um sinal de fraqueza, mas um ato de coragem que permite enfrentá-los de maneira mais consciente.
Ao admitir a insegurança, é possível explorar suas causas. Pergunte-se: - o que está gerando esses sentimentos: é a pressão por resultados, a comparação constante com colegas? Ou talvez a falta de confiança em determinadas habilidades? Entender a raiz da insegurança é o passo mais importante para lidar com ela de forma eficaz. Quando se permite reconhecer e aceitá-la, o caminho se abre para transformá-la em uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
Foque nas forças
Focar no que se faz de bom é primordial para vencer a insegurança no trabalho. Ao valorizar habilidades e reconhecer talentos, é possível aumentar a autoconfiança e melhorar o desempenho. Isso fortalece a identidade profissional, tornando o colaborador resiliente e preparado para enfrentar desafios, garantindo uma carreira mais satisfatória e feliz.
Seja gentil consigo mesmo
Ser gentil consigo mesmo é uma prática que deve ser considerada, especialmente no ambiente de trabalho, onde a pressão e as expectativas podem ser imensas. Muitas vezes, somos os nossos críticos mais severos, cobrando perfeição e nos punindo por erros ou falhas. A autocrítica excessiva diminua a confiança e aumenta a insegurança. Ser gentil significa aceitar que todos cometem erros e que os aprendizados fazem parte do processo de crescimento. Em vez de se concentrar no que deu errado, reconheça o esforço que colocou nas tarefas e celebre conquistas, por menores que sejam.
Quando você se trata com a mesma gentileza e compreensão que oferece a um amigo, é mais fácil lidar com os desafios. Isso não só melhora o bem-estar emocional, como também permite que a motivação e confiança sejam notórias.
Notícias Relacionadas
Como se desafiar no ambiente de trabalho e ir além
Confira dicas para ir além do cumprimento de tarefas e alcançar pleno sucesso na carreira
Cá, entre nós
Por que precisamos equilibrar a vida pessoal e o trabalho?
O equilíbrio envolve gerenciar responsabilidades de maneira a minimizar o estresse e promover o autocuidado
Cá, entre nós
5 dicas simples para manter o corpo hidratado
Manter-se hidratado é essencial para uma vida mais saudável
Cá, entre nós
Gestão de tempo: o que é e como fazer? Entenda a importância
Controlar o tempo que você dedica às suas tarefas diárias contribui para aumentar a eficiência, a produtividade e diminuir o estresse
Cá, entre nós
Como tirar o plano de carreira do papel
Plano bem definido é o guia para ter satisfação profissional
Cá, entre nós
Inglês: como incorporar o aprendizado do idioma no dia a dia
Uma imersão no idioma garante um pleno aprendizado e contribui para melhorar fluência
Cá, entre nós
Ouvir música no trabalho afeta o rendimento profissional?
Hábito provoca a diminuição dos níveis de estresse, sensação de bem-estar, ativação da criatividade e aumento da produtividade
Cá, entre nós
Cozinha criativa: aprenda 7 receitas simples e nutritivas para levar ao trabalho
Preparar refeições para levar ao trabalho pode ser uma opção mais vantajosa
Cá, entre nós
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa