Competition Policy aborda livre concorrência na economia
27 de agosto de 2021 | Mundo Pesquisa e Inovação Universidade Campus Higienópolis Destaque
Competition Policy for Economic and Human Development trata do direito da concorrência, responsável por defender a livre concorrência dentro da economia, sendo o principal elemento para fazer com que o mercado funcione de forma eficiente. O tema, relevante no mundo todo, é uma das disciplinas optativas do Programa de Pós-Graduação de Direito Político e Econômico (PPGDPE) da Faculdade de Direito (FDir), da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), e conta com a participação de docentes e estudantes internacionais.
Como explica o professor Vicente Bagnoli, responsável pela disciplina, se buscamos mercados eficientes que geram riquezas, mercados nos quais as riquezas circulam e são compartilhadas, só alcançaremos com as políticas de concorrência adequadas e desenhadas para a realidade de cada país. “Por isso o debate é global. Discute-se as melhores práticas, mas, quando aplicadas, elas devem estar em conformidade com as necessidades e os estágios de desenvolvimento de cada país”, destaca ele.
A disciplina, ministrada totalmente em inglês, tem apoio da Coordenadoria de Cooperação Internacional e Interinstitucional (COI) da UPM e faz parte do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o CAPES-PrInt. Com um semestre de duração, a disciplina aborda os temais atuais e relevantes das melhores práticas em política de concorrência.
Discussão global
A disciplina aborda o Direito Concorrencial enquanto política de concorrência para o desenvolvimento econômico e social. As aulas são dinâmicas e contam com debates de temas atuais, apresentados por autoridades e professores, sendo atualmente 15 estrangeiros. O conteúdo reflete discussões do Banco Mundial, da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (Unctad) e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
De acordo com o professor responsável pela disciplina, esse é um tema internacional, portanto o conteúdo é de interesse de todos os continentes.
“Trata-se de uma discussão global acerca da importância de políticas de concorrência para um crescimento inclusivo e uma riqueza compartilhada”, conta Bagnoli.
Os materiais de leitura são previamente disponibilizados aos alunos e eles chegam à aula já cientes do assunto principal. O formato síncrono, consolidado com a pandemia, possibilitou atrair mestrandos e doutorandos de outros países para cursarem a disciplina.
Desta vez, o curso conta com três alunos estrangeiros que são de Portugal, Peru e Colômbia. “Esse é um diferencial importante, pois enriquece os debates em aula, possibilita a elaboração de artigos acadêmicos conjuntos e expande a rede de contato dos nossos alunos para além do território nacional”, revela Bagnoli.
Para o coordenador da COI, professor Pedro Buck, o Mackenzie se torna cada vez mais internacional quando investe em disciplinas de outros idiomas e participação intensa e ampla de docentes visitantes. “Estes elementos contribuem, ainda, para atrair a atenção de alunos estrangeiros”, declara.
“Permitimos que docentes e alunos dos mais variados lugares do mundo possam se reunir e compartilhar seus conhecimentos e perspectivas culturais diversas, sem exigir os mesmos custos de cursos internacionais em formato presencial, que demandam gastos com transporte, hospedagem, emissão de visto, etc.”, destaca Buck.
Reconhecimento acadêmico
O representante do CAPES-PrInt e professor da FDir, Fabio Bechara, esclarece que, com a inclusão da disciplina no programa, o curso do Direito contribui para fomentar a construção, implementação e a consolidação dos planos estratégicos de internacionalização da UPM, “estimulando a formação de redes de pesquisa internacionais visando fortalecer vínculos para a produção acadêmica na pós-graduação”.
“Esse é mais um reconhecimento do prestígio da disciplina, algo importante para o nosso Programa de Pós-Graduação, que já é um dos mais respeitados do país”, expressa o responsável pela disciplina.
“Para nossos alunos, para o curso Direito e para a Universidade, é uma honra e uma oportunidade recebermos, ainda que virtualmente, professores de renomadas universidades e autoridades de organismos internacionais de destaque, pois tende a fomentar a pesquisa acadêmica no patamar do que se discute no mundo sobre o tema, ampliando a nossa internacionalização e abrindo portas pelo mundo”, finaliza Bagnoli.
Notícias Relacionadas
Golpes do PIX: crime em ascensão exige atenção redobrada
Especialista detalha como se proteger e o que fazer caso seja vítima
Atualidades
Estudantes da Universidade Mackenzie visitam a Bolsa de Valores
Alunos participaram de palestras sobre mercado de capitais e vivenciaram a rotina da B3
Acontece no Mackenzie
Desafios para a defesa da concorrência no Brasil é tema de webinar da Faculdade de Direito
Encontro é gratuito e acontecerá de forma remota
Eventos
Webinar discute transformação digital na contabilidade 4.0
Evento marca o lançamento do curso Ciências Contábeis na modalidade Dual Study - o primeiro do país
Eventos
Mackenzie realiza XXXIII Semana da Escola de Engenharia
Evento on-line e gratuito acontece de 30 de agosto até 03 de setembro
Eventos
Questões Econômicas: Câmbio
Especialistas ajudam a entender funcionamento do mercado financeiro
Economia
Questões econômicas: Inflação
Especialistas explicam o impacto do temido conceito no cotidiano
Economia
EducationUSA oferece oportunidade de aperfeiçoamento do inglês
Encontros serão gratuitos e semanais e alunos da Universidade podem participar
Acadêmicos
Questões econômicas: Taxa Selic
Especialista do Mackenzie explica o conceito e como ele impacta nossas vidas
Economia
MackPesquisa expande atuação para todos os mackenzistas
Edital 2021 de Projeto de Pesquisa está com inscrições abertas até dia 30 de setembro
Eventos
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa