Questões econômicas: Taxa Selic
12 de agosto de 2021 | Economia Universidade Destaque
Em nossa primeira matéria específica sobre questões econômicas que impactam fortemente nosso cotidiano, vamos falar sobre a Taxa Selic. Provavelmente você deve ter lido ou ouvido falar sobre esse tema no noticiário e ficado com muitas dúvidas, principalmente a respeito do impacto que essa taxa pode ter na sua vida.
Para começar, a Selic é a abreviação para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia e refere-se à taxa de juros praticada nas operações com títulos públicos federais, como os títulos de emissão do Tesouro Nacional. Também é conhecida como Taxa Básica ou Taxa Básica de Juros. O dado é definido pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), que se reúne em uma média a cada 45 dias para determinar a previsão da taxa, que vigorará durante o período entre uma reunião e outra.
Atualmente, a Taxa Selic definida pelo Copom está determinada em 5,25% ao ano, de acordo com a reunião do Copom realizada em agosto de 2021. A taxa vem sofrendo altas, depois de um período de seis anos sem elevações. Agora, com o crescimento aprovado no último encontro do Copom, essa é a quarta alta imposta à Taxa Básica de Juros.
Falamos grego? Ficou sem entender? Não se preocupe, conversamos com o professor de economia do curso de Engenharia de Produção da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Agostinho Celso Pascalicchio, que nos ajudou a entender o impacto da Taxa Selic em nossas vidas.
De que forma a Taxa Selic impacta nosso cotidiano?
A Selic é utilizada como instrumento de política de combate à inflação e deveria servir como base para definir todos os juros no Brasil, como aqueles que são cobrados em empréstimos e financiamentos. Deveria ser um instrumento poderoso para determinar o custo do crédito para as pessoas. No mundo real, entretanto, isto não está acontecendo.
O ideal seria: quando a Selic é baixa, a taxa de juros de créditos e financiamentos tomados por pessoas e empresas deveria ser baixo também. Isso estimula os empréstimos, aumenta a quantidade de dinheiro circulando. O consumo aumenta e as empresas crescem e diversificam. Entretanto, o efeito da maior quantidade de dinheiro na economia causa um aumento da inflação. Quando a Selic sobe, existe uma tendência das taxas dos empréstimos subirem, isso diminui a oferta de moeda, restringe o crédito, diminui o consumo, os preços dos produtos diminuem e ocorre uma redução na inflação. É neste sentido que ela se constituiria como a taxa básica de juros da economia do país.
Como ela é definida? Quais fatores influenciam na sua cotação?
Os membros do Copom acompanham uma grande quantidade de informações sobre as economias brasileira e mundial. Avaliam como está a inflação no Brasil e a sua tendência. Os integrantes do Copom, que são diretores do Banco Central do Brasil, acompanham, então, diversos indicadores - como o de atividade econômica, que inclui produção, vendas, consumo, desempenho do comércio, empréstimos bancários, atividades de prestação de serviços e de nível de desemprego e de emprego no país. Ainda existem diversos outros indicadores externos ao país, como o das principais economias mundiais, como Estados Unidos, China e outros. Tudo é levado em consideração.
Qual é a atual situação da Taxa Selic? O que isso significa?
Atualmente, existe a expectativa de que a Taxa Selic continue subindo, ultrapassando a expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do período. A inflação continuará subindo também. Significa que a autoridade monetária não se compromete mais em manter esta taxa adequada para o crescimento do país.
O que podemos esperar da situação econômica se a taxa se mantiver nessa tendência?
Se a Selic continuar em alta, ocorre uma desaceleração da economia. Cessa o estímulo ao consumo que aquece a economia. Se a expectativa da taxa de inflação mantiver alta, também manterá alta a certeza de que as autoridades monetárias vão agir de forma a procurar manter a variação nos preços dentro da meta do ano. No médio e no longo prazos, a alta da Taxa Selic causa, também, um menor crescimento do PIB e elevação no nível de desemprego no país.
Notícias Relacionadas
Presidente emérito do Instituto Acton visita Mackenzie
Padre Robert Sirico está no Brasil para lançamento de livro que relaciona parábolas de Jesus com a Liberdade Econômica
Instituto
Mackenzie inaugura laboratório voltado para análise do mercado financeiro
Finance Lab Mackenzie & BLK conta com tecnologia de ponta para pesquisas de ponta na área de finanças
Economia
Universidade Presbiteriana Mackenzie promove Imposto de Renda Solidário 2022
Serviço on-line tem como intuito sanar dúvidas de contribuintes de forma gratuita
Universidade
Competition Policy aborda livre concorrência na economia
Disciplina faz parte do Programa de Pós-Graduação de Direito Político e Econômico do Mackenzie e discute assuntos de interesse mundial
Mundo
Questões Econômicas: Câmbio
Especialistas ajudam a entender funcionamento do mercado financeiro
Economia
Questões econômicas: Inflação
Especialistas explicam o impacto do temido conceito no cotidiano
Economia
Matrículas abertas para Pós-Graduação EaD no Mackenzie
Inscrições acontecem até o dia 03 de outubro pelo site
Universidade
Mackenzie realiza webinar com presença da líder global no combate a corrupção
Relação entre setor público governos serão debatidos no evento
Atualidades
Economia: o que tenho a ver com isso?
Assuntos econômicos impactam nosso cotidiano de diversas formas
Economia
Cozinha, empreendedorismo e cultura: processo seletivo aberto para o curso de Gastronomia
Faça hoje mesmo sua inscrição, confira o edital
Gastronomia
O que você precisa saber sobre as vacinas contra a covid-19
Vacinação é a forma mais eficaz de combater a doença causada pelo novo coronavírus
Covid-19
Evento aponta necessidade de mudanças na forma de se fazer Literatura
Professor convidado para palestra on-line afirma que pandemia deve afetar a forma como escritores criam
Covid-19
Posse do Chanceler
O reverendo Robinson Grangeiro toma posse e assume a Chancelaria do Mackenzie, em cerimônia realizada no Auditório Escola Americana, campus Higienópolis,…
Semana de Preparação Pedagógica UPM
Para dar boas-vindas aos professores no ano de 2020, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), por meio da reitoria, realiza a XVII Semana de…
Livro Cartas de Princípios
A Editora Mackenzie lança, no auditório Ruy Barbosa, do campus Higienópolis, o livro Cartas de Princípios: 2000-2019, organizado pela Chancelaria do…
Programa de rádio
Durante 2020, que marca os 150 anos do Mackenzie, a Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) transmitirá ao vivo, às segunda-feiras, o podcast,…
Lançamento dos livros: Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: Instituições Educacionais
O livro "Dicionário Enciclopédico de Instituições Protestantes no Brasil: instituições educacionais", organizado por Lidice Meyer Pinto Ribeiro, Alderi…
Combates pela História Religiosa: Reforma e Protestantismo na visão de Émile Léonard
No dia 31 de janeiro, no auditório Ruy Barbosa, no campus Higienópolis do Mackenzie, acontece o lançamento da obra "Combates pela história religiosa:…
Lançamento Podcast 150 anos
O professor e jornalista Alvaro Bufarah recebe personalidas ligadas às diversas áreas do Mackenzie para um bate-papo de 30 minutos no podcast. A…
Posse do Reitor
No dia 10 de fevereiro, Marco Tullio de Castro Vasconcelos toma posse como reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), assumindo o lugar de…
Mesa de Inovação e Empreendedorismo
No dia 05 de março, a Universidade Presbiteriana Mackenzie realiza a mesa de debates "O Conhecimento Científico e Tecnológico e a Inovação: desafios e…
25ª Feira de Livros
Márcia Braz
Projeto Reescrever
A Gerência de Responsabilidade Social e Filantropia (GERSF), por meio do Mackenzie Voluntário, realiza o Projeto Re-escrever, que tem como objetivo apoiar…
Diálogos Comunitários
Rev. Robinson Grangeiro Monteiro e Eduardo Abrunhosa